Ajuda: Restauro de uma GT Timberline

NunoDP

New Member
Antes de mais cumprimentos a todos e parabéns pelos belos posts que aqui tenho lido (Têm dado muito jeito :wink:).

Já à uns tempos que reparava que o meu cunhado tinha um bela de uma GT Timberline com no mais completo abandono, aqui entre nós que ele não nos ouve, só me apetecia dar-lhe uns murros na cabeça :D por deixado uma máquina tão boa chegar aquele estado. Tomei então uma decisão, vou recuperar aquilo e ainda vou dar umas belas voltas, e aproveito para dar a minha VAG Stealth V2 à minha mulher, isto tudo claro se a recuperação for possível sem gastar muito €€€€.

Não sou nenhum profissional nem nada que se pareça, mas sou muito engenhocas e adoro estes trabalhos de desmonta, arranja, monta, por isso pratiquei muitos anos radiomodelismo, que saudades..., venho por isso pedir a vossa ajuda....

Após uma verificação mais atenta que fiz ao "bicho", verifiquei que a nível de mecânica (Toda a transmissão, cubos das rodas, V-Brake) tem um kit shimano, a nível de suspensão/direcção tem um garfo RST.


Aqui vão as fotos e chorem :shock:

























http://picasaweb.google.com/NunoDP76/FotosBike#


Depois de verem deixo aqui algumas questões.

- Como posso remover a oxidação dos alumínios, camada tipo salitre, posso utilizar algum produto estilo Duraglite???
- Como Retirar alguns pontos de ferrugem do quadro, existe algum produto eficaz para remover esta praga?
- Conforme viram os desviadores, cassete e cubos das rodas estão bastante sujos, formou uma "pasta" seca de óleo e poeiras/terra, qual a melhor maneira de remover?
- Quanto à suspensão, também está com o alumínio oxidado, basta passar o produto para limpeza de alumínios? a desmontagem desta e substituição de óleo é um processo muito complicado?
- Quando praticava Radiomodelismo, para retirar a "porcaria" dos rolamentos, motor, partes móveis, etc.., era prática comum mergulhar por uns dias esses componentes em álcool desnaturado, limpar muito bem e voltar a lubrificar. Posso utilizar este químico ou aconselham outra coisa???


Alguns componentes como todos os cabos de aço, alguns parafusos, corrente e pratos da pedaleira (dentes muito ferrugentos e alguns já apresentam desgaste assentuado) vou mesmo ter que substituir, quanto ao resto penso que ainda poderá ser recuperável.

Agradecia as vossas opiniões.


Um abraço a todos e obrigado por lerem este longo Post.

:D :mrgreen:
 

Jepas

Super Moderador
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Jepas
 

jota

Member
Essa bicicleta merece regressar imediatamente aos trilhos! Se fosse comigo já tinha posto a maior parte dessas peças num banho de petróleo ou gasolina para essa ferrugem começar a sair. Essa suspensão na altura era muito interessante. O mais complicado nessa bike são mesmo os pontos de ferrugem no quadro. Já agora, daria uma excelente singlespeed.
 

NunoDP

New Member
Obrigado pelos conselhos Jota.

Já agora, os pontos de ferrugem no quadro parecem-me ser apenas superficiais, digo isto porque passei com um escova de aço muito fina em um dos pontos e por baixo tinha a pintura. Aconselhas algum produto para tentar remover a ferrugem do quadro para ver se em alguns locais comprovar se danificou a extrutura do mesmo?

Abraço,

Nuno
 

jota

Member
Pega num pano com gasolina e limpa o quadro todo. Já é suficiente para ver se tem algum sem ser ferrugem. Mas presumo que não. Essas bichas e esses cabos já eram. A cassete e a corrente deixa-as de molho de um dia para o outro e depois esfregar tudo até ficar a brilhar. Já agora aproveita e troca alguns parafusos por novos. Arranja-se isso barato. Deves precisar de camaras de ar porque essas devem ter furado. Os travões são uns LX! São bons. Mete mãos à obra e vai dando conta dos resultados
 

NunoDP

New Member
Mais uma vez obrigado.

Vou já por mãos à obra este fds.

Vou colocando fotos como os resultados :wink:

Mais dicas são sempre bem vindas...

Abraço.
 

jota

Member
Há bons produtos de limpeza para tirar muita dessa sujidade! Procura por exemplo na sportzone. Usa um pincel para limpar as partes mais complicadas. A chamada "palha de aço" também é porreira para remover a oxidação do aluminio e dá um aspecto brilhante.
 

NunoDP

New Member
MAs pelo que já li algures aqui no forum a palha de aço não retira a camada anti-oxidante dos metais?
 

otsilac

New Member
Usa WD40 e a tal palha de aço para retirar a ferrugem e oxidação do aluminio. No quadro para não danificar a pintura usa um pano (demora mais mas resulta).

Utilizei numa bicicleta que era do meu avo e resultou (fui uma dica que tb me deram)

"Bota fotos p'ra i" :mrgreen:
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Essa bike mereçe mesmo um restauro... agora na minha opinião só restaurava mesmo o quadro e de resto colocava tudo novo,,,

Abraço
 
Boas

Antes de mais, tens aí uma bela maquina em mãos :)

A pintura merecia uma atenção e não modificar nenhuma cor, deixar as cores como o original, no fórum tens o membro A_T_X que te recuperava esse quadro.

A suspensão se necessário também levava uma atenção á pintura, mas o mais importante é fazer-lhe a manutenção completa, é uma suspensão interessante e eu não a trocava!

O esticador e o desviador com uma boa limpeza ficam como novos! Compra um produto (spray para limpeza de travões dos automóveis, é super potente a limpar)

No pedaleiro só trocava os pratos e polia os braços metendo-os a brilhar com duraglite ou outro limpa metais. Os V-Brake tb bem limpinhos safam-se.

Cassete, corrente, caixa de direcção metia tudo novo.

Espigão do selim, avanço, guiador e rodas, limpar isso dá trabalho e se calhar compensa mais trocar por novo, mas não custa tentar dar uma limpeza e uma polidela.

Com os quimicos de limpeza só tens de ter é atenção com o contacto em tudo o que for borrachas e vedantes, de resto não ha problema ;)

Boa sorte e bom restauro!
 

NunoDP

New Member
Comecei ontem o restauro do quadro com o WD-40 e um pano para retirar a oxidação, aquilo até que resulta pontos pequenos e mais superficiais, nos mais profundos acho que tinha que estar a noite inteira a esfregar :lol:. Vou tentar com gasolina ou gasóleo.

De qualquer maneira já está com muito melhor aspecto. Vou depois tentar encontrar tintas de cor semelhante para dar uns retoques nos locais onde existia ferrugem e polir o quadro.
 

jota

Member
Esse tipo de limpeza ainda demora um bom bocado e requer uma boa dose de paciência. Mas vais ver que vai valer a pena recuperar a bicicleta.
 

NunoDP

New Member
Boas,

Após um Domingo muito atarefado :D de volta desta menina venho mostrar-vos alguns resultados.
















O que fiz foi deixar as peças de "molho" em Petróleo de um dia para o outro, de seguida, com uma escova de dentes limpei tudo.
Para retirar alguma oxidação que teimou em não sair utilizei um produto removente de ferrugem da Wurth (imagem abaixo), deixei actuar alguns minutos e com palha de aço saiu tudo num instante. Este produto tb é muito bom para remover parafusos oxidados e até com excesso de cola para parafusos.
De seguida dei um bom banho de WD-40.
Como viram parece-me que os resultados são bastante satisfatórios.




Estejam à vontade para comentar.....

Abraços.
 

coelhone

New Member
Boas.
Impecavél, dá gosto vêr o empenho nestes tipo de projectos.
Sei que dá muito trabalho, requer paciência e que muitas vezes quem está do "outro lado" não compreende isso muito bem.
Mas quando aparecem os resultados um gajo fica todo contente.
Força com isso que está a ficar impecavél.

Abraço

Coelho
 

kaikedas

Member
so uma pergunta, a palha d'aço era da grossa?? é que nota-se alguns riscos da palha d'aço, se usares da fininha fica ainda mais pefeito..;)
 

NunoDP

New Member
Sim, era da grossa, era a unica que tinha.

Eu sei que tenho q comprar da fina para dar os retoques finais.

Obrigado pela dica.

Abraço
 
ehhh laaaah !! :shock:
Sim sr! Muito bom!
Estou muito curioso como irá ficar o braço direito da pedaleira, isso com uns pratos novos deve ficar de mestre :D

Continua e com fotos :mrgreen:
 
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