Ajuda no controlo do colestrol sem medicamentos

andrextr

Active Member
Vou só aqui esclarecer uma situação que muita gente desconhece...

Os niveis do colesterol total no sangue são o resultado do balanço de 3 factores: 1) colesterol ingerido na alimentação, 2) colesterol produzido pelo próprio organismo, 3) eliminação do colesterol nas fezes.

Qualquer desregulação em um desses 3 factores pode levar a um aumento de colesterol.
É verdade que em muitos casos o problema advém principalmente da alimentação, e nestes casos, uma alimentação reduzida em gorduras (molhos, manteiga, margarina, azeite, oleos, etc) pode ajudar.

Mas uma outra grande parte da fatia do bolo, advém de problemas genéticos. Em Portugal há uma doença genetica muito comum, a hipercolosterolemia familiar, que consiste numa mutação no receptor das LDL que dificulta a recaptação destas LDL pelo figado, e posterior eliminação nas fezes através da bilis. Portanto há uma desregulação no tal factor 3).

Nestes casos geneticos, os niveis de colesterol são elevados, desde a idade jovem. E não se corrigem totalmente com a alimentação (porque o problema não está aí). Aqui só mesmo com uso de farmacos (as chamadas "estatinas").

Portanto, a dieta ajuda, mas nem sempre resolve a situação.

Para terminar, a melhor dieta para quem quer baixar o colesterol, ou mesmo para todas as pessoas, é seguir apenas a piramide alimentar.... É facil, é gratis, e funciona!

piramide-alimentar.jpg


Na base da piramide estão os alimentos que devem ser mais consumidos (hidratos de carbono, verduras), e no topo, estão os alimentos que devem ser moderados (gorduras-manteigas, molhos, fast-foods, junk food etc).

Queria só pedir desculpa às companhias multimilionarias de suplementos alimentares inuteis por ter desvendado um "segredo" gratuito e que funciona melhor que os seus produtos... Mas deixem lá, os milhões $ estão assegurados porque irá sempre haver pessoal a cair nisso ;)
 

otalivan

New Member
Exactamente...

A Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral disponibiliza folhetos para o público, aconselho para quem quiser saber mais qualquer coisinha a consulta da página 112 do seguinte PDF
http://www.apmcg.pt/Download.aspx?f...HP7NssA&name=Unidade 11 - Doenças metabólicas

Estes folhetos são traduções de folhetos da associação espanhola congénere, e fundamentam-se nos conhecimentos mais recentes de Medicina Baseada na Evidência...

Abraços!
 

oliana

Active Member
Obrigado pessoal. Os valores das restantes análises estão optimos. Tensão arterial incluida. Realmente por estes factores, ainda não me preocupa o valor 230. Algumas mezinhas caseiras já são do meu conhecimento, embora nunca postas em prática. Talvez agora arrisque uma.
Naturalmente que vou depois fazer um teste mensalmente para ver os resultados.
Depois darei darei novidades. ´

Boas pedaladas.
 

UNDERCHEEF

New Member
Boas

Tropecei neste tópico, e logo percebi a dificuldade de fazer baixar o colestrol. O mesmo se passava comigo, apesar de grandes doses de treino físico, ''grandes malhas no corpo'', o meu colestrol não baixava dos 200/220, e tendo eu 41 anos de idade, já entro na ''red zone''.
Sem querer, e estando eu a preparar me para uma prova de triatlo, aconselharam ampolas de L-carnitina, antes do treino intensivo.
Milagre ou não, passado um mês fui fazer um teste, e para meu espanto, os níveis estavam a 155, nunca antes tinha conseguido tal marca.
Estou também mais magro e mais seco, no entanto, não deixo de comer de tudo, mesmo de tudo. A minha alimentação é muito variada e respeito a pirâmide dos alimentos, até porque tenho duas crianças e ''é de pequenino se torce o pepino...'.
Assim o meu conselho é: quando treinas usa L-carnitina ajuda a secar e a sacar gordura do organismo, mas tem atenção à ingestão de água e à mesa, também com moderação.

Jorge Freitas
 
Top