Afinar Travões de Disco

nabisga

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Isso parece ser um problema de compatibilidade, esse cubo ou é mais curto ou está descentrado. Compraste a roda já de origem , ou mandas-te fazer? Leva a bike lá para te darem uma solução. As anilhas podem resolver , mas já estás a remediar, coisa que não devias ter de fazer numa bike nova. A menos que consigas que o cubo se mova para a esquerda, não estou a ver outra solução. Mas há aí qualquer coisa que não bate certo, a bomba deveria ter alcance mais que suficiente para afinar.
 

nabisga

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Tenta afinar a bomba sem as pastilhas e com os bombitos todos para dentro. Devias conseguir que o disco passe mesmo no meio da bomba, se o disco ficar a roçar ou muito perto do lado direito algo está errado. Podes ver o modelo do cubo e tentar saber se precisa de algum adaptador, os ingleses tem a mania de fazer tudo diferente. Espero ter ajudado, boa sorte.
 
Problema resolvido! Primeiro experimentei (dica do jepas :wink:) colocar umas anilhas nos discos, mas depois de perguntar em algumas lojas de bikes (para variar) não tinham nada para isso...acabei por utilizar umas do bricomarché! O problema é que estas anilhas não terão certamente esta função pelo que não eram exactamente iguais, e o que eu receava, verificou-se... o disco empenou (temporariamente). De facto o problema ficou resolvido, mas o disco raspava ligeiramente em certos locais, e olhando com atenção estava claramente empenado! Estava a desesperar quando o mecânico da outside (antigo stand jasma) da piedade me deu outra dica (e falou como se conhece-se intimamente este problema e o tivesse resolvido dessa forma várias vezes), disse para pegar numa lima e abrir um bocadinho o buraco. E assim fiz peguei numa lima redonda e em pouco minutos abri um pouco o buraco e o problema ficou resolvido... :D Para quem estiver a pensar que danifiquei os travões, desengane-se, se vos der o travão para a mão não percebem onde foi aumentado o buraco, ficou completamente imperceptível!
 

fabiomaia1986

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preciso de ajuda, tenho o disco do travao de tras a roçar nas pastilhas gostava de saber se o processo é identico ao exemplo k tem dado?
ja agora os travoes sao tektro auriga comp
 

dianao

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boas, vim aqui desenterrar um tópico já antigo, uma vez que me parece ser o problema mais proximo do meu!

Basicamente, o meu disco também roça nas pastilhas porém, apenas após apertar a roda. Parece-me que o quadro se move ligeiramente fazendo com que as pastilhas dos meus travões (avid 3) fique a tocar no disco.

Que passos devo fazer para tentar minimizar esta situação?

Abc
 

narsyl

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Tenta fazer o seguinte, com a roda colocada e apertada, afrouxa um pouco os parafusos do travão de modo a ficar no lugar mas com folga suficiente para ceder 1 ou 2 mm.

Depois aperta a manete do travão e com a manete apertada ajustas o aperto dos parafusos, mas não das o aperto final já. Depois de ajustares os parafusos larga a manete do travão e verifica se ainda está a tocar. Se já não estiver das o aperto final.

Se depois disto não conseguires podes ter um embolo preso devido a sujidade / desgaste...
 

mpaiva

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Boas Pessoal, alguém me pode confirmar se estes travão são hidráulicos ou mecânicos:
Shimano M445 Disc ?

Obrigado e boas pedaladas
 

joao49

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pessoal tou com um problema nos meus m445.
é o seguinte: os travoes estao a trabalhar bem,travao perfeitamente so que a manete esta com uma folga esquisita.sem estar a travar a manete do travao de tras tem uma folga de cerca de 1cm e so depois de apertar esse meio cm é que começa a mover as pastilhas contra o disco..ja tentei afinar, mas nao tou a conseguir...
HELP ME...
abraço j49
 

11fgomes

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problema na afinação dos travões hidráulicos

Boa tarde recentemente adquiri o travão da frente shimano br m446

Quando vou a tentear a afinar a pastilha de fora fica sempre a bater no disco e a pastilha de dentro fica com um grande espaço
ja encostei os pistons para trás e nada volta sempre ao mesmo sitio


Gostava de saber o que tenho que fazer para resolver este problema
 

jspereira

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Boas. afroxas a bomba rodas a roda enquanto esta roda travas a fundo e sem largares a menete aconchegas os parafusos da bomba de seguida voltas a rodar a roda e verifica se raspa .se nao raspar aperta a bomba . se raspar tenta novamente.
 

11fgomes

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Boas eu fiz isso umas 10 ou 11 vezes e não deu

tive que por uma anilha entre a roda e a suspensão mas agora ficou impecável
 

jspereira

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Boas.Pois so mesmo eu vendo e afinando e que podia chegar a uma conclusao mas o que intressa e que desenrascas te. Abraço
 

J.Lages

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Boas,
Tenho uns travões hidráulicos Tektro Draco, o que acontece é que quando vou a +/- 30 km/h o disco de trás começa a roçar nas pastilhas, entretanto mudei de rodas (Fulcrum Red Power XL) e comprei uns discos novos (Ashima Airotor) e continua a acontecer o mesmo. No principio pensava que era do disco, talvez empenado, mas afinal não é porque com estes novos continua igual. Este barulho torna-se muito chato, principalmente nesta época do ano que faço mais estrada.
Alguém sabe do que poderá ser e como solucionar?
Cumprimentos
 

Peixinhus

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Normalmente consegues ver o motivo do disco roçar nas pastilhas, pões a roda a rolar e espreitas pelas maxilas e ver se o disco está empenado.
Seguramente deve ser uma questão de afinação da maxila. Discos novos também podem vir já empenados, novo devia ser sinónimo de zero empeno mas tal não acontece por vezes.
Agora se roça só a 30km é curioso. Na frente por flexão da suspensão isso acontece algumas vezes quando curvamos mais rápido agora atrás...
Resolves isso não ultrapassando os 30km /hr :D

Abraços
 

kuhn

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não afines da maneira tradicional!...faz como te digo! não pressiones a manete e alivia os parafusos da pinça do travvão, agora tenta arranjar um angulo em que consigas ver o espaço entre as pastilhas e o disco... posiciona a pinça de maneira que esta fique com um espaço por igual dos dois lados do disco e as pastilhas...depois aperta novamente os parafusos.... fica como novo e não tem nenhuma ciência

cumps
 
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J.Lages

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Peixinhus é curioso mas também bastante chato, sempre que vou a 29/30 km/h começa a roçar, se aumento ou diminui-o a velocidade deixa de fazer o barulho.
kuhn com estes travões é um bocado difícil fazer como disseste, se fosse na roda de trás era mais fácil porque dá para ver melhor, hoje experimentei tirar as pastilhas e limpa-las para ver se continua, se continuar vou tentar dessa maneira.
 

kuhn

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Sempre afinei assim...tanto na roda da frente como na detrás e sempre ficou bem á 1ª em qualquer bicicleta...é assim que os mecânicos de bikes fazem...

Outro factor que leva a isso acontecer como vocês descrevem (sempre que vou a 29/30 km/h começa a roçar, se aumento ou diminui-o a velocidade deixa de fazer o barulho) também pode ser devido á existencia de folga nos cubos
 
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J.Lages

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Boas, o travão continua a fazer o mesmo barulho, mesmo depois de ontem ter tirado as pastilhas para limpar e tentar afinar com mais precisão. Agora já não sei mesmo o que fazer...
Folga nos cubos não é porque também fazia o mesmo barulho nas outras rodas, no ultimo mês antes de as trocar.
 
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