Afinar Travões de Disco

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Diablos

Guest
Boas pessoal,

É o seguinte comprei uma berg Dust 101 disc só que o disco da frente por vezes faz barulho, penso que esteja a roçar nos calços, tentei afinar apenas no travão mas não consegui que parasse de roçar, penso que tenho que desapertar mesmo no disco em si, mas não sei onde deva mexer e tenho medo de estragar alguma coisa. Podem me ajudar?
 

prasquete

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tira uma foto à parte da pinça e poe aqui, pois há alguns tipos de pinças e so vende é que te posso ajudar...

cups...
 

kamuf

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exprimenta assim alargas bomba, colocas um pedaço de papel de cada lado, apertas o travão, apertas a bomba e setudo correr bem fica bom nao bate nem de um lado nem do outro :shock:
 
D

Diablos

Guest
estão aqui as fotos não sei quais devo desapertar ou apertar pra ele parar de roçar nas pastilhas
15052008001.jpg

15052008003.jpg
 

duchene

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Fase 1

I - Alivia os dois parafusos que apertam a pinça à suspensão, até a pinça ficar livre.

II - Aperta com força a manete do travão da frente e, sem largar, aperta os parafusos que aliviaste antes. Isto irá centrar a pinça.

III - Confirma se ainda roça a pastilha no disco.


Fase 2

Se o acima descrito não resultar:

I - Procura um parafuso de umbraco que fica do lado direito da pinça (lado virado para os raios). Esse parafuso controla o avanço da pastilha da direita que, como é fixa, serve só de batente.

II - Desaperta o parafuso 1/4 de volta ou 1 "click" (ao rodar vais perceber isto dos "clicks")

III - Confirma se o disco ainda roça

Fase 3

Se mesmo assim o disco ainda roçar, tenta utilizar o afinador da manete e o parafuso sextavado da pinça em conjunto. O afinador da manete controla o afastamento ao disco da pastilha do lado esquerdo. O parafuso sextavado, controla o afastamento ao disco da pastilha do lado direito.

Se persistir, observa a pinça por cima, na abertura das pastilhas e faz rodar o a roda. Tenta perceber se o disco passa na fenda das pastilhas de forma linear ou se "ondula". Se ondular, provavelmente terás o disco empenado.
 
D

Diablos

Guest
ok logo vou tentar isso dps digo o resultado, acho que nao tenho o disco empenado so andei uma vez com ela e só fiz 60kms nesse dia, se tiver vou a loja pra trocarem.
Muito obrigado pela ajuda duchene
 

MCONDEZ

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estou com o mesmo problema, sou seja o disco roça numa das pastilhas, e prende a roda. Pareçe-me que uma daas pastilhas não recua suficientemente.


mcondez
 

jonypaul

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Tens de centrar a roda... é muito simples, é só aliviar os parafusos que prendem a pinça ao quadro, mexer a pinça de forma a que não roce nas pastilhas e voltar a apertar. Creio que a técnica de apertar a manete do travão para os centrar aqui não funciona porque só deve mexer um embolo.

Se mesmo depois de centrar continuar na mesma, penso que estes travões mecânicos tenham um parafuso de cada lado que permite avançar ou recuar as pastilhas, podes recuar a pastilha no lado que roça e aproximar do lado oposto.
 

McDriver

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Boas.

Já tive exactamente esse problema e a solução indicada pelo pessoal daqui foi de facto mexer no parafuso do lado direito. Contudo continuava sempre com o mesmo problema pois tenho necessidade de retirar a roda da frente muitas vezes o que faz com que sempre que a quero meter no sítio lá ande de volta dos apertos até encontrar o ponto certo.


Abraço,
McDriver
 

Albertoliveira

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Uns dos piores inimigos dos travões de disco seja eles hidralicos ou mecanicos é mesmo desmontar e montar as rodas.... mesmo com muito cuidado o disco vai sempre bater nas pastilhas e lascar as mesmas... depois há sempre o problemas de a roda nunca ficar no exacto lugar onde tinha estado aquando da ultima afinação o que por esse motivo fica... desafinado. Evitar isto ???? compre um suporte para o tejadilho da viatura e não tirem mais as rodas, porque alêm de estragar e desafinar as pastilhas esforça o desviador traseira na desmontagem e montagem da corrente, ofende a pintura dos pontos onde se fixa a roda, desgasta os parafusos de aperto seja eixo 20 ou normal.
 

jonypaul

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Uma outra forma mais barata de resolver isto é definir um ponto a partir do qual começam a fazer força no aperto rápido. Deve-se começar a fazer força a partir de metade do curso. Se seguirem mais ou menos o mesmo ponto sempre que desmontam a roda, penso que deva ficar no mesmo sitio.
 

mokito

Member
se bem me lembro.. da unica x q me passaram uns trepko pela mao pa afinar era numa berg tbm.. na pinça do lado do cubo deve haver um parafuso ou algo semelhante q serve pa regular o afastamento ou proximidade da pastilha do lado do cubo. o ideal e ela ficar a atocar ligeiramente pa evitar torçao do disco mas tbm nao pode ficar a fazer força senao abranda. po lado do embolo exterior so tens duas opçoes, ou esticas o cabo o suficiente pa teres a pastilha proxima do disco mas com cerca de 0.5mm a 1mm d afastamento. assim tens poder d travagem e se tirares as rodas minimiza a chace de afectar a afinaçao. eu faço as minhas afinaçoes e tenho me dado bem com este metodo. tenho shimano mecanicos com pastilhas BBB e disco BBB a frente e shimano a tras 8)
 

jorgexreis

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Nao sei se o que vou dizer tem alguma logica pois sou mto verde nestas andanças, mas eu tenho um problema identico ao aqui referido, o disco roca na pastilha movel que tem o cabo do travao. depois de fazer tudo como disseram aqui posso dizer que nao resultou, eu tive a olhar bem e axo que o problema ta nas femeas do veio da roda pois uma e mais larga do que a outra a mais larga ta do lado direito da forqueta e eu axo que se tive se do lado esquedo onde tem a pinça resolvia o problema de rocar pois iria afastar a roda mais para o lado do calço fixo. Nao sei se me fiz entender mas se fiz agradecia uma resposta é que de tanto andar a rocar a pastilha fica vidrada e comeca a chiar e isso e pior que tortura chinesa! PS eu so nao testei a minha teoria porque tentei desapertar as femeas e nao consegui mas se alguem me disser como as tiro tou disposto a tentar
 

koddok

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Estou com um problema parecido...quando fui comprar a minha menina nova à loja faz mais de uma semana, tive de retirar a roda da frente e enfiá-la na bagageira do meu 206 pois estava a chuver imenso (porque senão ia montada no suporte no tejadilho)...e desde ai os travões fazem um chiadeira (os da frente) e noto que roçam nas pastilhas - ando com ela todos os dias, e quando apanho vento de frente na ida pró trabalho...ui..ui....

a ver se lhe trato da afinação este fim de semana dos promax Q3...(mas já estou com saudades dos meus formula oro k18 que estavam montados na bike que me roubaram)....enfim...

obrigado pela dica
 
Chegaram hoje os meus primeiros travões de disco...uns hayes stroke trail. Já tinha experiência a montá-los por isso estava confiante que iria correr tudo bem. Montei o de trás e rápidamente o "afinei" para que não tocasse no disco. O problema foi o da frente... tenho uma marzorcchi marathon corsa WC que vem com post mount, logo não precisa de adaptador, o que se passa é que a pastilha da direita está completamente encostada no disco e o travão já está o mais para a direita possivel, mas continua a roçar (e bastante). Alguém tem alguma ideia do que poderei fazer? Será defeito de algum componente? Os travões são novos, assim como os discos e a roda, o cubo é o hope pro II.

Agradecia que alguém desse uma ajuda, pois já estou a desesperar por não poder andar com ela... :S
 

nabisga

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experimenta empurrar o bombito do lado direito todo para dentro, e repete a operação de afinação.. Se o bombito voltar a encostar á pastilha, vais ter de controlar o seu curso travando com uma chave o bombito direito. de modo a que o bombito da esquerda saía um pouco para compensar, desta vez não soltes os parafusos da bomba do travão. Assim deverás ganhar 1 ou 2 mm, suficiente para o disco passar bem. Atenção para não ferires o bombito.Se usares uma chave de fenda, envolve-a com um pano. Espero que ajude.
 
Estive hoje de volta do travão e parece que o bombito está o mais recuado possivel, mas continua a roçar muito... hoje montei uns travões iguais numa suspensão igual à minha, na bike de um amigo meu e ficou logo bom...a única diferença são mesmo as rodas, ele tem mavic crossride eu tenho uma montagem com hope pro II... já pensei em colocar umas anilhas no disco para este se deslocar para fora, mas isso era uma solução muito arcaica...
Mais ninguém que tenha tido problema semelhante!?!?!? Ninguém tem ideias de como resolver isto!? :roll: :roll: :roll:
 
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