Afinar travões de Disco Hidrálicos...

Maddox

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Boas,

é claro que a experiência de cada um é sempre importante mas não se esqueçam de procurar no site da marca em causa pelos manuais de manutenção.

Boas pedaladas
 

psantos18

New Member
Boas
Obrigado António13_PT, pois tenho uma scott reflex 20 com travões hayes so1e hidraulicos e até hoje para afinar usava a tecnica de desapertar o parafuso do embolo na manete para começar a travar mais cedo.
Agora tudo fica mais simples.
Obrigado.
Cumps
 

indy

Member
Como aderi recentemente aos discos hidráulicos (montei uns XT) andei a ler este tópico para ver se aprendia mais qualquer coisa :)

Reparei que o tópico começou com uma discussão onde havia pessoal que dizia que os travões de disco se afinavam automáticamente e outros teimavam que não, que tinham um dispositivo de ajuste na manete. Depois o tópico divergiu para outros assuntos e parece que não se chegou a nenhuma conclusão...

Ora bem, já há uns tempos tinha lido algo sobre isso mas já não me lembrava dos pormenores. Após uma pesquisa na net:

Open Disc Brake Systems (Hydraulic):

The open disc brake setup uses a piece of plastic in the brake lever that self adjusts if there is any fluid expansion or contraction in hot or cold weather riding conditions. This means the point at which the braking kicks in stays constant regardless of condition of the pads and the weather. Despite this obvious advantage you cannot adjust open disc brake systems according to your preferences - they are as they are unfortunately.

Closed Disc Brake Systems (Hydraulic):

A closed disc braking system can adjust the amount of fluid in the system via a mechanism on the brake lever which alters the distance of the brake pads to the wheel disc. Mountain bike riders find this adjustable brake system great in treacherous conditions when you get loads of junk on the bike and wheel surfaces. You can adjust the brakes to kick in earlier or later and front and back independantly. Note that on long rides that involves a lot of usage of the brakes, your brake fluid can cause slight problems due to to the heat and it taking up more volume - but this is nothing really major that can't be used by most pro mountain bike riders.

Ou seja, ninguém tinham razão... ou todos tinham razão: depende do sistema de travão utilizado em cada modelo :sabichao:

Pelos vistos os meus XT utilizam o sistema aberto pois não têm afinação :D
 

jppina

Member
indy said:
Ou seja, ninguém tinham razão... ou todos tinham razão: depende do sistema de travão utilizado em cada modelo :sabichao:

Pelos vistos os meus XT utilizam o sistema aberto pois não têm afinação :D

Todos tinham razão... mas em relação ao sistema fechado este já não se usa (que eu saiba...).

Não sei onde foste buscar isso na net mas já tem o conteúdo desactualizado!

Hoje em dia todos os travões de disco usam o sistema aberto (que não é mais do que permitir a expansão do óleo quando aquece para evitar que os pistões empurrem as pastilhas e ficar a travar sem a gente querer).

No sistema fechado acontecia precisamente isso: o óleo aquecia, e o travão ficava a travar, a manete ficava rija e sem curso... por isso este sistema foi abandonado.

Agora o teu XT não é aberto por não ter afinação... Hoje nalguns modelos de disco podes também fazer o ajuste do tacto da manete (é o caso do ORO de 2005, do ORO K24 de 2006, dos Hayes El Camino, dos Avid Juicy 7 - não sei se há mais mas só conheço estes...), e são todos de sistema aberto!


JP
 

indy

Member
jppina said:
Agora o teu XT não é aberto por não ter afinação... Hoje nalguns modelos de disco podes também fazer o ajuste do tacto da manete (é o caso do ORO de 2005, do ORO K24 de 2006, dos Hayes El Camino, dos Avid Juicy 7 - não sei se há mais mas só conheço estes...), e são todos de sistema aberto!

Ok, obrigado pela explicação. Tal como disse, andava a tentar aprender mais sobre o assunto... e aquela explicação parecia mesmo simples e adequada :oops:
 

J.Lages

New Member
Boas,
Tenho uns travões hidráulicos Tektro Draco, o que acontece é que quando vou a +/- 30 km/h o disco de trás começa a roçar nas pastilhas, entretanto mudei de rodas (Fulcrum Red Power XL) e comprei uns discos novos (Ashima Airotor) e continua a acontecer o mesmo. No principio pensava que era do disco, talvez empenado, mas afinal não é porque com estes novos continua igual. Este barulho torna-se muito chato, principalmente nesta época do ano que faço mais estrada.
Alguém sabe do que poderá ser e como solucionar?
Cumprimentos
 
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