Afinar travões de Disco Hidrálicos...

Peso-Pluma

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então vai mesmo a uma loja especializada.

1º as pastilhas podem estar vidradas
2ºo disco pode estar demasiado gasto
3ºo sistema pode ter AR(dai so veres uma pastilha a funcionar)
4ºos embôlos podem ter sujidade...o que vai originar a mesma situação acima.

Só uma coisa quando colocares a roda, coloca-a sempre direita, 100% certa...e mesmo que ela assim fique a tocar so numa pastilha...anda com ela assim ate a levares a loja porque se a colocas na diagonal o que acontece vais estar a 'viciar' a pastilha na diagonal...e ai nunca tiras 100% na potencia de travagem.

abraços

Pluma
 
fire4me,
Nao.. nao estamos a falar de discos de motas.. dakels q o pessoal levava para o monte q pareciam mais zinco q sei lá o q!
Os discos das bikes, e especialmente os Hayes (q sao os q tenho maior contacto), aguentam perfeitamente o "choque-termico"!

A maneira mais facil de comprovarem q o os HFX9 realmente se afinam sozinhos e a seguinte:
Tirem a roda fora, travam varias vezes... vao ver q as pastilhas vao colar uma a outra!
Pq? Pq nao tem o disco no meio.. e o travao vai aproximando cada vez mais um "rotor" ao outro! É a mesma coisa no caso das pastilhas se irem gastando! Entendem?

EDIT:
http://www.hayesdiscbrake.com/support_faq.shtml

4. How do I increase my lever throw?


Push the caliper pistons back into their bores. Before squeezing the lever, place a .015" shim on each side of the disc (2 business cards will work), between the disc and the brake pads. Squeeze the lever several times, until the brake pads contact the shims, with the shims in place. Remove the shims and squeeze the lever several more times.

Traduzindo e resumindo:
Como fazer com q a manete "viage" mais para travar?
Empurrar os embolos para tras ao maximo (vem uma peça de plastico para fazer isso como ja tinha dito), por 2 cartoes de credito encostasdos ao disco (uma de cada lado). Apertar a manete varias vezes até q elas se juntem aos cartoes (afinal AFINAM-SE AUTOMATICAMENTE OU NAO?)
Retirem os cartoes... e voltem a travar varias vezes!

Como veem nao falam em parafuso nenhum na manete!


PS: Qd sei q tenho razao... ng me cala :p
 

ricardo_pavia

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Eu acho engraçado voces dizerem que os travoes de disco nao precisam afinaçao, isso sao os postmount, que muitos criticam, mas que para afinar é so travar e apertar os parafusos, agora e os de sistema internacional? EM que é preciso fazer uma data de tentativas com anilhas, de modo a ficar tudo alinhado? Esses sao uma dor de cabeça para afinar, eu falo por mim, atras tenho SI, e nunca consegui por aquilo como deve ser, talvez precise de sangrar, mas que demora muito mais tempo que os outros demora. Em relação a grande discussao a volta dos hayes, troquem pa hope e acabem a discussao! :p eheheh
 

Ranubis

Member
Eu acho engraçado voces dizerem que os travoes de disco nao precisam afinaçao, isso sao os postmount, que muitos criticam, mas que para afinar é so travar e apertar os parafusos, agora e os de sistema internacional? EM que é preciso fazer uma data de tentativas com anilhas, de modo a ficar tudo alinhado?
olha k nos hayes é muito facil e n percisas de kualker anilha basta desapertar um poco os dois parafusos k segurao a pinça e depois é so travar fortemente e apertar os parafusos com travao travado, comtinuo a ensestir k os hayes se afinao automaticamente.
 

P.M.

Member
Mas o setup no sistema IS também só se faz uma vez...

Sim, o sistema postmount é muito mais fácil de afinar à primeira, e não precisa de anilhas. O unico senão é que utiliza slots nos parafusos. Um sistema em slot nunca é muito fiável, pois basta um parafuso não estar muito apertado e aquilo vai-se mover...

Pedro
 

ricardo_pavia

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LOL

Ranubis lê outra vez o que eu escrevi! :wink: Eu disse que os travoes postmount sao muito faceis de afinar, e os outros, de sistema internacional é necessaria a utilização de anilhas para alinhar tudo correctamente, o que nao é nada facil, ou entao sou eu q n tenho geito nenhum..lol
 

frezite

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boas....

resolvi reactivar o tópico pois no final do raid sintra cascais... reparei que o óleo estava a babar-se pela manete junto ao cabo... ou seja na zona que liga o cabo á manete estava um pouco babada de óleo!!! como é que isso conserta-se??? não queria ir á loja mandar sangrar aquilo!!!

um abraço

Rui
 
Eu tenho uns Hayes Sole hidráulicos aos quais já apertei o parafuso de aperto para os afastar do guiador.

Agora a minha dúvida :

Uma vez que continuam um bocado para trás o que me obriga a utilizar os três dedos em travagens maiores, se eles forem sangrados o nível de óleo vai aumentar o que vai ter o efeito de os afastar do guiador.

É assim ou não ?

É que têm 130 Km e já estão assim,com o desgaste devem ficar pior, além que preferia que travassem mais cedo.
 

jppina

Member
António13_PT, se queres que os teus travões travem mais cedo só tens de fazer duas coisas:

-Primeiro afina a distância da manete ao guiador para estar na posição que mais te agrada
-depois tira a roda e trava uma vez. Volta a colocar a roda. Vais ver que as pastilhas estarão mais pertas do disco (eventualmente até poderão estar demasiado perto e ficar a travar sem accionares o travão, ou até nem conseguires meter de novo a roda no sítio, e nesse casso tens de empurrar as pastilhas para dentro e voltar a travar mas menos...) o que vai fazer com que os teus travões travem mais cedo!

Só isso, mais nada. Os travões só devem ser sangrados se tiverem ar no sistema, o que se traduz em apertares a manete e não haver travagem (a manete toca no guiador e não trava, é preciso bombear várias vezes para travar!!).

JP
 

Dinki

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Pois.. este topic veio mesmo a calhar! Pois as minhas pastilhas acabaram de colar, e fiquei sem saber o que fazer.

Agora após ter lido o topic Concluio:

Tal como o Freakzoide escreveu.. no caso dos discos Hayes Hidraulicos, ao tirar a roda fora e travarem 2 a 3 vezes as pastilhas acabam por colar tal como a imagem mostra, quanto ao facto de conseguir afastar as pastilhas, vou tentar agora fazer isso :wink:

Imagem mostra o caso :




Obrigado
Abraços
 
Tirei a roda da frente e puxei a manete do travão umas 30 vezes, e as pastinhas não encostaram.

Além de que só uma é que mexe.

Trava bem, não existe problema nesse aspecto apenas o curso é muito longo.

Qual o problema ? ar, embolo sujo ?

Qual a solução ? levar á loja ?
 

LCTriguinho

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Epá tantos problemas...
Uso travões de disco á cerca de 7 anos, e nunca me apercebi desses problemas todos, é só mudar de pastilhas.

Comecei com Hope XC 4, eram de XC e o disco de trás era pequeno, não me lembro do tamanho, mas era muito pequeno. Era o sistema fechado(penso que não estou a trocar os sistemas), ou seja, tinha junto ao á manete um regulador, tal como aqueles Giant os mph(penso que é assim o nome) para regular conforme as pastilhas eram novas ou não. Usei estes travões cerca de 2 anos... Mais coisa menos coisa.
Depois mudei para os Mini Hope até hoje, é o sistema aberto(continuo a pensar que não troquei os sistemas), e que regulam-se por eles mesmos, só têm um parafuso nas manetes para a regulação da distancia destas ao punho.
Nada a assinalar, principalmente destes...
Ainda nunca foram sangrados, os embolos foram limpos aí umas 2/3 vezes, o resto é só pastilhas e utilizar... Mas pouco...

Espero não ter baralhado mais. :twisted:

Só mais uma coisa, são HOPE... Não sei se quer dizer alguma coisa :wink:
 

LCTriguinho

New Member
Só mais uma coisa, essa coisa de travar e eles derraparem ou seja irem bloqueados, para mim não é vantagem, pelo contrario. Tal como nos carros. Mas cada um usa como gosta...
 
A questão se calhar é que estou a ser picuinhas pois a bicicleta ainda só tem 130 Km.

Mas eles até travam bem, bloqueiam e tudo....

Depois pelo que leio aqui, deviam mexer os dois embolos, logo existe qualquer coisa que não está a 100% :? :?:
 
Hoje depois de vir do Monsanto decidi passar pela pelo Decathlon de Alfragide uma vez que eles têm lá oficina e perguntei se não era suposto mexerem os dois êmbolos.

Obtive a resposta que depende dos travões. Após dizer que eram os Hayes Sole, disse-me que apenas mexia um êmbolo, o do lado de fora da bicicleta. :ideia:

Explicou-me que o que tinha a fazer para os afinar :

Nestes travões para se aproximar a pastilha do disco tem-se que através de uma chave sextavada de 5 mm apertar o disco do lado de dentro da bicicleta para assim empurrar a pastilha. Tem também um parafuso sextavado de 2 mm que tem que se desapertar para mover o maior, e após estar afinado torna-se a apertar.

Estive a fazer isso, e também vi que do lado de fora ( onde tem as letras so1e a vermelho ) também tem um parafuso sextavado de 5 mm que faz o mesmo efeito na pastilha desse lado, aproxima-a ou afasta-a do disco.

Podem ver a fotografia em : http://www.hayesdiscbrake.com/product_hyd_sole.shtml

A distância correcta das pastilhas ao disco é de 0,38 mm a 0,5 mm.
( Estive a ler agora o manual que lá está )
Para se ver a folga utilizem uma folha de papel dobrada e vejam se está igual.

Finalmente o parafuso sextavado de 2 mm presente nas manetes serve para controlamos o ponto onde começa a travar : mais ou menos próximo da manete. Também serve para compensar o desgaste das pastilhas sem ter que se afinar os rotores das pastilhas.

Estes travões não se vendem em versão separada, são versões OEM.
Espero que isto sirva para quem tenha travões de disco iguais.

E o resultado final foi que agora posso travar apenas com dois dedos e consigo assim bem melhor controlo da bicicleta e poder de travagem. :twisted:
 

sadclown

Member
discos empenados por deitar-lhe água fria quando estão bem quentes?? isso já me acontecer e nunca empenaram

Conselho à malta, vejam nas páginas dos fabricantes dos travões (ou outro material), normalmente encontram lá a resposta para os problemas mais comuns.

hays hfx9, é claro que a distância entre pastilhas e disco afina-se automaticamente, mas se a pinça tiver muito enconstada a 1 dos lados do disco... não esperem milagres!

abraço
 

David Raquel

Active Member
Boas.
Aproveito este tópico para fazer uma pergunta, o que axam dos hayes sole?
Eu sei que só tem 1 embolo mas axam k justifica a diferença de preços para uns hfx-9?

Obg e boas pedaladas!
 

sadclown

Member
este tópico já n era utilizado faz muito tempo...

Opá, n tenho ouvido falar muito bem dos hayes solo, penso que comprava os hfx9, pelo menos esses sabes que não te vão falhar e com sorte até compras 1 kit de travões usados por bom preço!

abraço
 
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