Antes de ter esta suspensão andei com a sid wc de 07 de 80mm (que na realidade fazia uns 73mm) no scale 10, modelo de 2005. A bike estava muito agil, mesmo do meu agrado.
Depois comprei uma scale 15, coloquei discos e troquei de suspensão para a sid wc actual (100mm). A bike estava mais pesada, um pouco mais lenta, mas já o esperava, pois o acréscimo de peso era notório: mais peso na suspensão (200g), e mais peso nos travões (200g)... Bom, mas andei algum tempo a ver se me adaptava.
Mesmo com o passar do tempo nunca senti a bicicleta como antes. Estava mais lenta nas reacções, direcção mais pesada, e curiosamente o avanço de 120mm estava a parecer comprido... Acho que estava a pedalar com o corpo um pouquinho mais recuado.
Procurei um avanço de 115mm mas não tinha nada à mão. Então coloquei um de 110mm invertido, que "passa" para perto dos 113mm se não estou em erro... Bom, a coisa não piorou... Mas ainda não estava bem. Parece que tinha vestido algo que não era da minha medida...
Então das poucas coisas que me restava fazer era a alteração do curso da suspensão. Não porque não gostasse dos 100mm de curso, que nas descidas são benvindos, mas queria diminuir a distância entre o dropout e a coroa da suspensão. E assim o fiz.
Coloco novamente o avanço de 120mm... Dei umas voltitas... E pimba, tenho a minha btt de volta. Ficou mais rápida, mais ágil... Fiquei contente outra vez.
E agora perguntam: "Ó Batas, és um esquesitinho do caraças pá! És um tangas."
Eh pá... As tantas sou... Mas que sinto a diferença e que gosto mais assim... Mesmo com a suspensão nos 80mm tenho sempre mais curso que com a suspensão anterior, pois esta faz mesmo os 80mm (ou 100m quando assim configurada).
Alguns detalhes:
Quanto mais baixa for a suspensão mais aberto fica o ângulo da direcção, mais instável e rápida fica a direcção. O ideal é conseguir um compromisso que agrade ao utilizador...
A passagem de 100mm para 80mm na sid é muito simples. Ela vem com um ou dois espaçadores (a minha veio com um) para colocar dentro da perna esquerda, se não estou em erro, para obrigar o pistão do ar subir um pouco (20mm-na realidade é a perna que baixa em relação ao pistão, mas não adianta estar aqui com a teoria da relatividade :mrgreen
, fazendo com que a suspensão baixe na mesma medida. Para saber o local a colocar basta consultar o manual, mas é no veio mesmo abaixo do pistão do ar.
Quadro Scale: Pensava eu que as scales tinham a geometria adaptada para as suspensões de 100mm, isto é, cuidava que uma scale de 07 com uma suspensão de 100mm iria ficar com a mesma geometria final que uma scale de 05 com uma suspensão de 80mm... O que não se verificou. Felizmente tive a oportunidade de ter ambos os quadros despidos lado a lado, sobrepostos, entrelaçados :lol: ( foi um bacanal) e não consegui notar diferença alguma na geometria entre os quadros... Claro que não tinha as ferramentas de medição adequadas, mas fiz o melhor que pude.
Bom, e é isto. Bike actualmente nos 8.310g (mais 150g com garmin edge 705 bundle), com margem de manobra para descer mais um pouco. Vou aproveitar para colocar umas fotos actualizadas, já que anda por aqui algures uma máquina fotografica...