Acumulou gorduras para o Inverno :( Scott Scale 15

nogueira.nuno

Active Member
Boas, parabens pela bike, finalmente!!
Peço desculpa por ainda ou nunca ter encontrado a maquina para levar um comentário mas nunca é tarde demais ao fim de levar sempre uns bons updates!!

Tocaste num Item que para mim acho importante e que tenho a duvida se não ficara melhor!!

Mudar dos tais 100mm para os 80mm como fizeste??
Não ficaste com um melhor angulo de ataque ou seja controle sobre a bike??
No curso alguma grannnnde diferença ou necessidade dos 100mm?? É que normalmente gosto de andar com pressões um pouco acima e sendo de 80mm talvez fosse o ideal além de não andar tão alto á frente na Bike!!
 

Batas

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Antes de ter esta suspensão andei com a sid wc de 07 de 80mm (que na realidade fazia uns 73mm) no scale 10, modelo de 2005. A bike estava muito agil, mesmo do meu agrado.

Depois comprei uma scale 15, coloquei discos e troquei de suspensão para a sid wc actual (100mm). A bike estava mais pesada, um pouco mais lenta, mas já o esperava, pois o acréscimo de peso era notório: mais peso na suspensão (200g), e mais peso nos travões (200g)... Bom, mas andei algum tempo a ver se me adaptava.

Mesmo com o passar do tempo nunca senti a bicicleta como antes. Estava mais lenta nas reacções, direcção mais pesada, e curiosamente o avanço de 120mm estava a parecer comprido... Acho que estava a pedalar com o corpo um pouquinho mais recuado.

Procurei um avanço de 115mm mas não tinha nada à mão. Então coloquei um de 110mm invertido, que "passa" para perto dos 113mm se não estou em erro... Bom, a coisa não piorou... Mas ainda não estava bem. Parece que tinha vestido algo que não era da minha medida...

Então das poucas coisas que me restava fazer era a alteração do curso da suspensão. Não porque não gostasse dos 100mm de curso, que nas descidas são benvindos, mas queria diminuir a distância entre o dropout e a coroa da suspensão. E assim o fiz.

Coloco novamente o avanço de 120mm... Dei umas voltitas... E pimba, tenho a minha btt de volta. Ficou mais rápida, mais ágil... Fiquei contente outra vez.

E agora perguntam: "Ó Batas, és um esquesitinho do caraças pá! És um tangas."

Eh pá... As tantas sou... Mas que sinto a diferença e que gosto mais assim... Mesmo com a suspensão nos 80mm tenho sempre mais curso que com a suspensão anterior, pois esta faz mesmo os 80mm (ou 100m quando assim configurada).

Alguns detalhes:

Quanto mais baixa for a suspensão mais aberto fica o ângulo da direcção, mais instável e rápida fica a direcção. O ideal é conseguir um compromisso que agrade ao utilizador...

A passagem de 100mm para 80mm na sid é muito simples. Ela vem com um ou dois espaçadores (a minha veio com um) para colocar dentro da perna esquerda, se não estou em erro, para obrigar o pistão do ar subir um pouco (20mm-na realidade é a perna que baixa em relação ao pistão, mas não adianta estar aqui com a teoria da relatividade :mrgreen:), fazendo com que a suspensão baixe na mesma medida. Para saber o local a colocar basta consultar o manual, mas é no veio mesmo abaixo do pistão do ar.

Quadro Scale: Pensava eu que as scales tinham a geometria adaptada para as suspensões de 100mm, isto é, cuidava que uma scale de 07 com uma suspensão de 100mm iria ficar com a mesma geometria final que uma scale de 05 com uma suspensão de 80mm... O que não se verificou. Felizmente tive a oportunidade de ter ambos os quadros despidos lado a lado, sobrepostos, entrelaçados :lol: ( foi um bacanal) e não consegui notar diferença alguma na geometria entre os quadros... Claro que não tinha as ferramentas de medição adequadas, mas fiz o melhor que pude.

Bom, e é isto. Bike actualmente nos 8.310g (mais 150g com garmin edge 705 bundle), com margem de manobra para descer mais um pouco. Vou aproveitar para colocar umas fotos actualizadas, já que anda por aqui algures uma máquina fotografica...
 

nogueira.nuno

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Obrigada pelo grande Feedback, vou tentar saber se há a possiblidade de reduzir esse mesmo curso na minha mas acho que nunca ouvi falar de tal nas DT.
A serio que essa tinha ideia e ao ouvir o que tu dizes sobre o funcionamento realmente fez-se Luz!!
Essa coisa do peso nem quero saber, já brinquei o suficiente, mas o principal é o 100% da Bike.
Mete lá então umas fotos da tua, já deste uma olhadela ao que fiz aos meus cabos ou neste caso do desviador traseiro?? Não furei nem nada parecido, andava sismado que era possivel e consegui alterar o sistema ao pessoal da Scott!! :wink:
 

Batas

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Silvia Saint footage

Bom, eis que me apanhei com uma máquina fotografica... Aproveito para colocar umas fotos actualizadas.

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E para já é isto. Ainda faltam uns retoques... A bicicleta está como vai para o monte, com conta km (+150g) e extensores (+52g).
 

ALNM

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Uau ! Que espectáculo :clap:
Invejo as rodas.

Coloca a folha excelo aqui para termos um resumo dos componentes ao pé das fotografias.
 

ivan luis

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Sem dúvida uma das bike que mais invejo neste fórum :mrgreen:

Linda, linda, linda. Só não gosto daqueles bar ends tão grandes.

E que tal essa caixa de direcção da Mortop? Tem mesmo muito bom aspecto.

Outra questão que gostaria de te colocar prende-se com o facto de usares um aperto da BBB na roda da frente e atrás manteres um Tune. O acréscimo de rigidez é assim tão notório?

Boas pedaladas
 

Batas

New Member
ALNM, folha de excel colocada. Tive a colocar uns comentários à frente... Ficaram em português :lol:

Ivan Luis, se te disser que hoje aqueles bar ends fizeram-me cair, acreditas? Bom :roll:, as tantas iria cair na mesma... Mas foram a primeira coisa a tocar na parede... :s

A caixa de direcção da mortop não tem a mesma qualidade nem suavidade das Acros por exemplo, mas não está nada mal! Muito bem maquinada, acabamentos razoáveis, e um peso excelente! Ela está um pouquito presa, e não é da força de aperto... Presumo que sejam das borrachas dos vedantes e dos rolamentos que precisam de rodagem, normal.

Fiquei foi admirado com a tampa. Apenas mais 1g que a tune de carbono que usava mas muito mais robusta, mas muito mesmo.

Aperto da bbb à frente está à espera duns controltech, também bolt on. Uso porque o aperto tune não permite muita força de aperto, o que fazia com que por vezes o eixo da roda da frente se desloca-se um pouco relativamente ao dropout nas travagens mais fortes... Com este aperto a roda nunca mexe. O acréscimo de rigidez pouco se nota, mas é sempre benvindo.
 

gfnc

Utilizador Banido
Boa noite...

Permite-me uma questao nao muito relacionada com a bike num todo, mas sim na suspensao....
O postmount sem colocar adaptadores e coisas do genero, aperta a pinça para funcionar com disco de 160 ou de 180 ?

Parabens pela excelente montagem :wink: sonho em chegar aos 9 na minha :oops:
 

ivan luis

New Member
Bem, quanto aos bar ends pode ser ilusão de óptica e parecem maiores do que na realidade o são. De qualquer forma 52g é muito bom. Eu tunei uns parecidos e ficaram a pesar 50,0g (isto sem lhe reduzir o seu comprimento inicial).

Em relação à caixa... Pela relação preço/peso que apresenta é sem dúvida uma excelente opção. Estou mesmo a pensar em comprar uma ainda para mais quando dizes que até se safa (se bem que talvez seja um pouco cedo para se tirarem conclusões). Por falar em Acros, hoje "experimentei" uma Acros que custava à volta de 500€ e aquilo tinha uma suavidade tal que fiquei boquiaberto. Também por esse preço até devia fazer as curvas sozinha :rotfl:

Bem, mais uma vez parabéns pelo teu projecto.
 

Batas

New Member
gfnc, a pinça PM sem qualquer adaptador requer um disco de 160mm. Depois para medidas de disco superiores é necessário o adaptador correspondente...

ivan luis, sim, a ílusão de óptica está aqui a fazer um pouco das suas, porque na realidade não são muito compridos. Qualquer das formas os cyberends da extralite andam-me a fazer cá uma espécie...

A caixa pelo preço/peso realmente é muito boa. Falta agora o teste a longo prazo, isso sim... Tirando a questão do peso e preço, as Acros estão noutra liga. Mesmo as início de gama são melhores que muitas topo de gama de outras marcas.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Isto esta cada vez melhor, as bikes do Norte da Scott estão em grande, TOP sempre

Os apertos das rodas, que marca são ???
 

cafetobi

New Member
so falta aqui umas cenas kcnc pra tirares umas gramas roldanas parafusos da pedaleira e escolhes a cor ... loll.... esta linda !!!!tenho uma cx de direcçao igual a tua ...lol.... axo q o meu quadro vai ser scott
 

Batas

New Member
Olá!

Má. Infelizmente a parte superior ganha folga, independentemente do aperto dado. O contacto entre o rolamento superior e a peça que fica entre o avanço e o rolamento é muito instável, com uma superfície muito reduzida, o que origina uma folga MUITO irritante.

Neste momento ando com a parte inferior da Mortop, que é muito leve, e uma superior da Ritchey, que montei para testar a ver se a folga vinha realmente da parte superior da Mortop. Desde então (meses já...) não tive uma folga sequer.

Na altura, como encontrei a bom preço, comprei duas caixas Mortop, mas como tive estes problemas com a minha, nunca montei a segunda (seria para a Spark do meu mano).
 

Marreiros

Active Member
Pois já tinha lido algo assim parecido no mtbr.com . Não sei se foste tu quem escreveu. Li assim na "diagonal". É uma pena visto que até apresenta um peso jeitoso.
Mas se por ventura se quiseres desfazer da 2ª unidade a um preço atractivo diz-me qualquer coisa. Para desenrascar nos primeiros tempos e até comprar aquilo que tenho em mente serve. :wink:
 

ivan luis

New Member
Marreiros, subscrevo inteiramente o que o Batas disse. Se fosse hoje talvez não optasse por uma Mortop, mas na altura comprei-a a muito bom preço por isso.... :wink:
 

nogueira.nuno

Active Member
No inicio toda a gente diz que e boa e barata, mas não estou para envenenar mais mas e bom saber, obrigado batas pela info, a dos guiadores ouvi a duas semanas, são bons leves e baratos, o resto ninguém diz o que tem acontecido!! Só um offtopiczinho para amigos.
 

cafetobi

New Member
tenho cx mortop na focus e ate agora 5 estrelas !!! na spark tenho kcnc !!!!!! ate agora 5 estrelas !!!!!! e tenho 2 guiadores mortop, 5 estrelas boa relaçao peso/preço !!!!!!
 
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