Tirei a carta de mota o ano passado e infelizmente isso já está desactualizado, tal como o croqui e imagens da DGV que estão no início do tópico. De acordo com a directiva do IMTT que estava em vigor quando tirei a carta (digo isto, pois a minha instrutora avisou-me logo que eles estão sempre a mudar e o melhor era antes do exame perguntar à examinadora), o correcto é:
1ª saída - Por fora com pisca para a direita
2ª saída - Por fora com pisca para a esquerda e muda para a direita após passarmos a 1ª saída
3ª saída e restantes - Passar para a faixa interior mais adequada e ir passado para a direita à medida que vamos aproximando da saída
Resta saber se não voltou a mudar.
Quanto ao teu acidente, eu nessas situações vou para o meio da via (e por vezes levanto o braço esquerdo para o lado), para deixar bem claro que não vou sair.
Já agora, não sou advogado (tive uma cadeira de legislação, mas isso nada vale), mas nesta situação não há questões de prioridade. A Sra. vindo da via interior da rotunda para a exterior, está a mudar de via e só o pode fazer se verificar que tem condições de segurança, que não é o caso. Em mudanças de via, ao tanto quanto sei, não existem prioridades, é o veículo que muda que tem que olhar antes de o fazer. E é por esta razão que quando há acidentes nas rotundas por haver um carro a fazer a rotunda toda por fora, a culpa é atribuída a quem circulava correctamente, porque quem faz a rotunda toda por fora não está a mudar de faixa e normalmente não tens como provar que ele está mal (tinhas que provar em qual é que o veículo entrou e em qual é que ia sair).
Um gajo que esteja mal (por fora da rotunda) e leve com outro, basta-lhe dizer "ia sair na próxima" para já não ser dado como culpado. O que eu tenho ouvido dizer que alguns polícias fazem, para evitar isto, é sem dizerem mais nada perguntarem logo a cada condutor de onde é que vinham e para onde é que iam.
Onde entra a questão da bicicleta ter prioridade ou não, é quando vai uma bicicleta na rotunda e o carro quer entrar (não é o caso do acidente do tópico). Quando eu era miúdo as bicicletas dentro das rotundas tinham que parar para deixar entrar os carros. Com o novo código isso mudou e já não é verdade.
O artigo 32º (cedência de passagem a certos veículos), no ponto 4, diz que os velocípedes têm que ceder passagem aos veículos motorizados EXCEPTO nas alíneas A e C do ponto 1 do artigo 31º.
Artigo 31º, ponto 1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor que:
c) entre numa rotunda.
Ou seja, dentro da rotunda, as bicicletas têm prioridade sobre os carros e motas.
O código que eu tenho aqui diz "alterado e republicado a 23 de Fevereiro" de acordo com o decreto de lei de 2005, portanto já é o novo código. Pode já ter havido alterações, mas ao tanto quanto sei está actualizado.
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