Acidente de biciclete / pedido de ajuda

RMMTB

New Member
Tirei a carta de mota o ano passado e infelizmente isso já está desactualizado, tal como o croqui e imagens da DGV que estão no início do tópico. De acordo com a directiva do IMTT que estava em vigor quando tirei a carta (digo isto, pois a minha instrutora avisou-me logo que eles estão sempre a mudar e o melhor era antes do exame perguntar à examinadora), o correcto é:
1ª saída - Por fora com pisca para a direita
2ª saída - Por fora com pisca para a esquerda e muda para a direita após passarmos a 1ª saída
3ª saída e restantes - Passar para a faixa interior mais adequada e ir passado para a direita à medida que vamos aproximando da saída

Resta saber se não voltou a mudar.

Quanto ao teu acidente, eu nessas situações vou para o meio da via (e por vezes levanto o braço esquerdo para o lado), para deixar bem claro que não vou sair.

Já agora, não sou advogado (tive uma cadeira de legislação, mas isso nada vale), mas nesta situação não há questões de prioridade. A Sra. vindo da via interior da rotunda para a exterior, está a mudar de via e só o pode fazer se verificar que tem condições de segurança, que não é o caso. Em mudanças de via, ao tanto quanto sei, não existem prioridades, é o veículo que muda que tem que olhar antes de o fazer. E é por esta razão que quando há acidentes nas rotundas por haver um carro a fazer a rotunda toda por fora, a culpa é atribuída a quem circulava correctamente, porque quem faz a rotunda toda por fora não está a mudar de faixa e normalmente não tens como provar que ele está mal (tinhas que provar em qual é que o veículo entrou e em qual é que ia sair).
Um gajo que esteja mal (por fora da rotunda) e leve com outro, basta-lhe dizer "ia sair na próxima" para já não ser dado como culpado. O que eu tenho ouvido dizer que alguns polícias fazem, para evitar isto, é sem dizerem mais nada perguntarem logo a cada condutor de onde é que vinham e para onde é que iam.

Onde entra a questão da bicicleta ter prioridade ou não, é quando vai uma bicicleta na rotunda e o carro quer entrar (não é o caso do acidente do tópico). Quando eu era miúdo as bicicletas dentro das rotundas tinham que parar para deixar entrar os carros. Com o novo código isso mudou e já não é verdade.
O artigo 32º (cedência de passagem a certos veículos), no ponto 4, diz que os velocípedes têm que ceder passagem aos veículos motorizados EXCEPTO nas alíneas A e C do ponto 1 do artigo 31º.
Artigo 31º, ponto 1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor que:
c) entre numa rotunda.

Ou seja, dentro da rotunda, as bicicletas têm prioridade sobre os carros e motas.

O código que eu tenho aqui diz "alterado e republicado a 23 de Fevereiro" de acordo com o decreto de lei de 2005, portanto já é o novo código. Pode já ter havido alterações, mas ao tanto quanto sei está actualizado.
 
Last edited:

fotografic

New Member
Hoje finalmente tive a bem dita resposta por escrito, após insistência da minha parte perante a seguradora, e sabem no que os senhores alegam para atribuir a culpa de 50 %, ou seja só me querem pagar metade das minhas despesas totais, a divergência de declarações entre mim e a outra condutora.

Falam no número 2 do artigo 506 do código civil, estes senhores querem brincar, liguei para a senhora e disse-me que tinha falado tudo como aconteceu. Não hesitei paguei 55 euros e foi à PSP levantar o auto da ocorrência , e não existe a mínima duvida em relação ao depoimento da condutora. Se dúvidas houver, basta ver com atenção o croqui que a policia elaborou na altura do sinistro.

Meus amigos, nunca vi instituições tão fraudulentas como as companhias de seguros, se formos a pensar bem, estão descaradamente a contradizer á maneira deles as declarações que a senhora prestou.

Mas não vai ficar assim, vão-me pagar até ao último cêntimo. Amanha irei para a mesa de operações com mais este stress para resolver, mas tenho confiança e muita esperança que tudo se vai resolver a meu favor.
 

parrinha

New Member
Fotografic desejo que corra tudo bem em relação à tua mão, e rápidas melhoras ... quanto à seguradora, não desistas, em conversa com um amigo que trabalha numa seguradora, falei no teu caso, e pelo que ele ficou a perceber, eles têm de te reembolsar na totalidade, uma vez que a culpa é totalmente da viatura que embateu em ti...

Abraço
 

NewbieBTT

New Member
Bem vou dar aqui uma ajuda, porque já tive a minha dose com seguradoras. Em caso de acidente chamem logo a policia e se eles perguntarem digam que não chegaram a acordo, se algum policía começar a mandar bitaites, reclamem que ele só lá estar para levantar o auto. Alguns não gostam muito de se mexer a preencher a papelada...

Em relação ao auto, se chegarem a acordo. Nas observações do lado do culpado ele deve escrever "declaro-me culpado"...

Ambos os elementos devem sempre ser preenchidos e em caso de testemunhas o contacto deve lá ser deixado também...

E já aqui muito do vosso trabalhado está facilitado com as seguradoras. Fotografic o problema é que por vezes, em caso de dúvidas, entra os peritos das seguradoras que por sua vez é um verdadeiro conflito, eu confesso que se não tivesse uma mediadora amiga que me resolve tudo estava bem lixado também, que por sua vez ela já ganhou vários clientes a minha pala.

E olha que tens uns X tempo para alegares desacordo com a resposta e tens esse direito. Por isso usa e abusa dele, que eles nas horas do pagamento nunca te cobram 50% também.
 

fotografic

New Member
Boa tarde Alexspark,

A situação ainda decorre bem mais lenta do que aquilo que esperava, a mão vou amanhã retirar finalmente uns ferros que me colocaram para colocarem o osso do dedo no seu devido lugar, depois com fisioterapia e um pouco de paciência tudo irá ao lugar.

Quanto à seguradora, ainda terei uma longa batalha judicial pela frente, só querem responsabilizarem-se por 50% das despesas, algo que eu nunca irei aceitar, terão de pagar tudo, inclusive os dias que eu já estou em casa derivado à situação e ainda uma indemnização por danos não patrimoniais.

Irei até ao fim para me fazer valer dos meus direitos e faço aqui um apelo para que quem esteja na mesma situação que eu, nunca desistam quando têm a convicção que não são culpados, desistir nunca e principalmente nunca deixar que estes senhores das seguradoras levarem a melhor.

Um abraço.
 

executive

Member
Boas fotografic, espero que já tenhas a tua situação totalmente resolvida.
Realmente este país é uma vergonha, uma pessoa paga os seguros e esses ladrões(companhias seguros) quando chega a hora de fazerem aquilo para que supostamente são pagos tentam logo furtar-se às responsabilidades.
Devo dizer que tive muitos anos seguro na companhia em causa(Zurich), mas acabei por mudar porque um amigo meu teve um problema com um seguro contra todos os riscos em que a companhia se recusava em indeminizar na totalidade, uma situação mesmo muito grave envolvendo vários elementos da companhia em que se chegou à conclusão de que no acto da venda do produto(apolice) houve mentiras por parte do mediador.
Uma situação de veras complexa para estar aqui a relatar, mas fica o aviso...
 

reistt

New Member
As melhoras para a tua mão...
Por essas e por outras, nunca faço uma rotunda de bike faço sempre pelo passeio...
Eu sei que não posso, mas se eu levar uma torçada é a mim que me doi, não é ao condutor.
Boas pedaladas!
 

fotografic

New Member
Olá Bom dia,
Obrigado pelo teu desejo de melhoras, de facto ando a desesperar, já fui submetido a duas intervenções cirúrgicas, e ando ainda ás voltas na recuperação. Já tenho uma boa bike, quando digo boa é mesmo muiiiito boa bike, investida nesta "brincadeira".
Meus amigos quem hoje tiver a infelicidade de ter um acidente como o meu, em que os filhos da mãe, para não lhes chamar uma outra coisa, dos seguros que não se querem responsabilizar na totalidade, fica de facto com mazelas para toda a vida. Agora será o tempo que já se espera que seja longo para que os tribunais me dêem a devida razão, haverão, não de me pagar 50% como dizem que pagam, mas terão de pagar os 100% das despesas, acompanhas de uma indemnização.
Como dizia numa das muitas respostas que disseram atrás, eu já estou como esse membro, em que ele dizia algo assim "seguros, segurava-os pelo pescoço...." Cambada de ch..os...
Um abraço.
 

alupo

New Member
Estive a lêr a tua cronica sobre a tua desgraça e desde já o meu apoio nas melhores e que a batalha contra a companhia de seguros seja 100% a teu favor. E já agora deixo um pequeno relato que me aconteceu há 4 anos em que eu também circulava numa rotunda á frente de um pelotão de 12 companheiros e um senhor que estava parado para entrar na rotunda ele arrancou e levou-me á frente do carro, a minha sorte é diferente da tua o senhor dispões-se pagar tudo que eu tenha sofrido, felizmente foram só as rodas que ele pagou porque as dores (nada de grave só uns cromados do cotovelo,joelho) ele não pagava :) e até hoje graças a Deus nunca mais tive de acidentes na bike e carros
 

sirking

New Member
As minhas sinseras melhoras e k ganhes a causa. ora cá vai num domingo de manhã um azeitolas k vinha na faixa contraria k eu vinha lembra-se de ultrapassar um camião o problema disto é k s passou numa ponte e era um pc apertada por isso a unica maneira de me sefar a um atropulamento foi mandar-me sobre os rids e aterrar mo passeio mas graças a deus não me aleijei para valer
 
Top