A questão dos cães...

canuco

New Member
Sendo certo que quem verdadeiramente gosta de animais gosta tanto de um pitbull como de um canixe ou rafeiro, não percebo o porquê de eles serem legais em portugal.
Causa menor dano a proibição destas raças, do que a sua existência. Quantas pessoas já morreram (mesmo que por culpa dos donos)? Quantas pessoas vêm a sua liberdade condicionada por esses animais?

Eu sinto-me condicionado quando vejo um cão enorme a ladrar-me de cima de um muro que apesar de relativamente alto não tem qualquer grade, como aconteceu no passado sabado. Ou também mesmo rafeiros mas de tamanho consideravel presos por metodos muito precários, que se algo parte no momento em que vou a passar não sei como me safo.
Podem-me acusar de não saber lidar com cães etc, mas não sou obrigado a isso. Não chega responsabilizar os donos depois de ter acontecido.

Então a solução passa por proibir essas raças em Portugal? Não vale a pena apertar na fiscalização nem responsabilizar os donos dos cães? A melhor forma de resolver um problema é....fugir ao problema!!! Não concordo com essa forma de vida.
 

abelha2

Active Member
Não temos recursos para fiscalizar isso correctamente. Aliás nem para fiscalizar a proibição, mas aí tens de concordar que é mais fácil. (não estou muito por dentro do assunto, mas nunca vi controlarem os chip dos cães na rua, e os mesmos não garantem que o animal seja mantido em condições)

Há muitas coisas que deviam ser mais fiscalizadas, e tantas outras que se resolviam se as pessoas tivessem mais respeito umas pelas outras.

No entanto, se coisas que dão rendimento (fuga aos impostos) não se contratam pessoas para fiscalizar....

Em relação a reportagem que postaste:

Não digo que os pequenos não possam ser violentos, apenas não tem potencial para causar estragos. Se forem de bike contra algo pouco estragam, se for um camião...
 

ernez

Active Member
Já viram o que estes caramelos fizeram ao pneu da minha bicicleta, fonix.

[video=youtube;1s8OyCfFK7M]http://www.youtube.com/watch?v=1s8OyCfFK7M[/video]
 

canuco

New Member
Não digo que os pequenos não possam ser violentos, apenas não tem potencial para causar estragos. Se forem de bike contra algo pouco estragam, se for um camião...

O joaquim agostinho morreu por causa de um cão pequeno....e rafeiro!

Há muitas coisas que deviam ser mais fiscalizadas, e tantas outras que se resolviam se as pessoas tivessem mais respeito umas pelas outras.

Aqui está tudo dito...o que tem que mudar são as pessoas, não são os cães.
 

abelha2

Active Member
estava a fazer uma analogia. Se um canixe me atacar faz menos estragos que um cão de grande porto\força.
Fiz a analogia no "poder destrutivo" não em termos de ataque\acidente
 

canuco

New Member
Se um canixe me atacar faz menos estragos que um cão de grande porto\força

Eu não vejo as coisas de forma tão linear...se não a analogia que eu faço é que um gajo que tenha 2 metros e faça musculação faz mais estragos que um puto lingrinhas lá do bairro?
 

abelha2

Active Member
Se os dois te agredirem certamente....(se vieres dizer que depende se sabe ou não bater, já é demagogia)

Acho que já percebeste o meu raciocineo, assim como eu o teu. Eu digo, se tem mais força, pode causar ferimentos mais graves. Tu dizes que lá por ter mais força não quer dizer que ataque.

Concordo contigo, mas tal como demonstra a reportagem da RTP o cão reage da forma que foi tratado educado, e nem todos (diria a grande maioria) não tem capacidade para os educar.

Ok, podia adoptar-se o que falaram de ser obrigatorio as pessoas terem um curso, os cães serem treinados etc. Mas eu acho que isso não resulta, quem os tem com o objectivo de os usar como arma, não é com um "curso" que lá vai. Mentalidades não se mudam com cursos. A unica coisa que esses cursos ajudam é nas pessoas que o têm com boas intenções e não os sabem ensinar.

(atenção não defendo a extinção da raça, mas a proibição de os civis os terem, pois como se vê a GNR usa-os com sucesso, mas tambem se ve o potencial que eles têm. Com a GNR são usados para o bem, mas se forem usados para o mal....)
 

canuco

New Member
Concordo com quase tudo. sò não aceito a ideia de proibir para resolver o problema. Já deu para perceber que não é esse o caminho.
 

rkixa

Member
Já não tinha um encontro frente a frente com cães há algum tempo, hoje foi o dia e logo dois a sorte deles foi eu ir numa descida em alcatrão e o Larsen até chiou, se fosse terra levavam com a roda traseira no focinho não tinham hipótese, saíram os dois disparados de um portão, foi alto drift a rasar-lhes o focinho :p
 

Mach 4

New Member
Opá, já que temos aqui um especialista, professor canino super-entendido nesta matéria vamos-lhe entregar o tópico, pois deve ser isso que ele pretende. O engraçado é que eu fui de férias e o tópico esteve mortiço mas mal o Mach 4 começa a escrever novamente aqui sobre o perigo de certos cães/raças ouve-se logo uma sirene de alarme e aparece o especialista a vomitar posts atrás de posts (alguns até consecutivos) para demonstrar que afinal estamos todos errados. Deve ter uma pena tremenda de não ter sido ele a abrir este tópico, mas ainda vai muito a tempo de abrir outro do género.

Eu continuo a dizer que a culpa não é somente dos cães, mas com culpa ou sem ela, se um cão me vier morder (como já aconteceu) eu tenho o direito de me defender, e isto independentemente do porte, da raça, ou da personalidade do cão - leva um pontapé no focinho e acabou. Se não for um pontapé vai com calhaus, se tiver de lhe dar um balázio...vai balázio.
Estes especialistas da treta fazem-me rir tal como aquele que era considerado o maior e melhor domador de tigres do mundo...até ao dia que se fod** todo em palco em pleno espectáculo. É só pesquisarem para saber a verdade.
Agora já sei que me vão dizer que os tigres são animais selvagens, mas isso não interessa para nada quando estamos a falar de um "especialista" que criava, convivia e treinava com leões e tigres á mais de 20 anos.

Depois ainda acho mais piada aquelas comparações idiotas de certos "especialistas" que dizem, e querem a toda a força provar, de que os cães pequenos até podem ser piores que os de grande porte.

Então porque é que não vemos, nas manifestações e estádios de futebol, os agentes da autoridade com uns caniches ou com uns "pinchas" para meterem respeito ás multidões??

Agora estou eu confuso...deve ser por não ser "especialista" com doutoramento e mestrado canino superior.
 
Last edited:

canuco

New Member
Tenho que chamar a minha irmã...ele é que é a especialista canina aqui da zona. Um dia destes vou postar uma foto dela e tudo só para verem o quão especialista ela é!!
 

Mach 4

New Member
Quem te dera a ti saber e perceber 1/3 do que a minha irmã sabe relativamente a cães e gatos.
1/3 já era bom demais.
Podes achar que entendes muito do assunto, mas no terreno...ficas mmuuuiiittttooo atrás dela, tenho a certeza absoluta disso.
Por dia deve receber mais chamadas do que tu numa semana e no FaceBook então...
E olha que ela não anda atrás de ninguém.

Quanto a fotografias - acho que já está na altura de mudares novamente de avatar, porque esse já não está com nada.
Coloca desta vez a foto de um cão mais agressivo, a impor mais respeito, de um Cocker Spaniel ou de um Chihuahua, por exemplo.
Esses metem mais medo do que essa doçura.
 
Last edited:

Nuno Félix

Super Moderador
:pipocas:

Meus caros, façam os possíveis para não se desviarem do assunto do tópico e entrarem numa mera competição de "quem a tem maior".

O tópico destina-se a partilhar experiências tidas com cães aquando da prática do BTT. Sempre se disse que os melhores amigos dos ciclistas são o vento e os cães.

Não serve, de certeza, este tópico para discutir questões sobre raças perigosas, abate de cães, veterinários, associações de proteção dos animais e afins.

Caso se continuem a verificar as picardias constantes, as faltas de respeito e de educação, assim como "opiniões de esquina", será o tópico alvo de análise e limpeza.

Vamos lá partilhar histórias desta nossa atividade e deixemo-nos de competições de egos, ok?

Cumps.
Nuno
 

Baba

Member
Sinceramente, e sem querer meter axas na fogueira, já aqui neste mesmo tópico um post meu foi banido e não tinha metade do último comentário deste "amigo" mach4.
Agora tenho que dizer que gente que se diz capaz de dar um balázio num cão.... ponto nº1, o que é que anda a fazer com uma arma a andar de bicicleta, ponto nº2, devia era cair e que a arma se disparasse e levasse ele o dito cujo balázio.
Ainda ontem fui perseguido por um cão.... epá, assim que o ouves ladrar desvias-te e dás duas pedaladas, eles a maior parte só perseguem porque são territoriais, assim que te afastas do que eles consideram ser o seu território deixam-te em paz.
Ah, e os cães de pequeno porte não são mais perigosos, são mais agressivos, são coisas diferentes.
Abraços
 

canuco

New Member
Há pessoas que falam por falar...ou melhor, postam por postar. É para aumentar o numero de posts. São o tipo de pessoa que tem sempre alguma coisa para dizer.
 

Mach 4

New Member
Com o devido respeito que tenho á equipa de moderação, e somente por isso, vou deixar de colocar comentários neste tópico.

Quanto a competição de egos, postar por postar, ou estar aqui a fazer clonagem de user (como até já foi insinuado por uma certa pessoa) apenas quero realçar que todos os posts que eu coloquei neste espaço até aqui apenas tiveram como objectivo relatar, alertar, informar e esclarecer situações que todos os bttistas podem experimentar um dia nos trilhos, ou fora deles.
Todo os meus relatos neste tópico até aqui foram verídicos, todos eles, eu não ando para aqui a inventar nada ou a tentar "vender o meu peixe" como parece que outros membros querem fazer. Eu prefiro ter sempre coisas para dizer do que andar para aqui armado em "especialista" que tem a mania de achar que as coisas que diz é que estão imaculadamente correctas.

Acho que "A questão dos cães" pode, e deve, ser um tópico mais abrangente no que diz respeito a todo o tipo de comportamento que estes animais possam ter conosco, como devemos reagir e acima de tudo como nós nos devemos DEFENDER em determinadas situações pelas quais todos de nós poderemos ter de passar um dia. Eu já passei por três por isso aquelas pessoas que vêm para aqui defender acerradamente os cães deveriam era pensar como é que eles reagiriam se também eles passassem pela experiência de um dia serem mordidos a sério. Eu falo com conhecimento de causa, e como já referi muitas vezes ao longo deste tópico eu adoro animais e os canídeos também fazem parte dessa natureza apreciada por mim, agora o que não posso ser é hipócrita ao ponto de dizer que gosto tanto deles ao ponto de me deixar morder por eles, apenas porque eles seguem os seus instintos ou porque são animais territoriais ou porque tem donos inconscientes.

Quanto ao balázio que o amigo Baba está a criticar eu apenas lhe pergunto o seguinte :

Tem uma pistola carregada e uma mangueira á sua beira, e de repente vê um membro da sua familia a ser atacado violentamente por um cão, e no meio dos gritos e do desespero o que é fazia?
Qual dos objectos é que pegava?
Pois é...o tempo pode ser lixado não é?

Não cuspam para o ar porque eu já vi muita coisa nesta vida e acreditem que ainda pode aparecer na vossa vida situações muito complicadas em que vocês podem não estar minimamente preparados para elas, e aí meus amigos, o tempo tanto pode ser vosso amigo como tornar-se no vosso pior inimigo. Por alguma razão as pessoas que passaram por esse tipo de situações complicadas, dizem sempre que viram toda a sua vida a passar na sua mente em meros segundos.

Para terminar - sejam amigos de todos os animais, mas nunca, nunca, em situação alguma, deixem de defender a vossa integridade fisica, nem que para isso tenham que ser violentos ou um pouco mais irracionais.

O tópico pode prosseguir, e desculpem todo este meu off-topic.
 
Last edited:

Baba

Member
Carissimo.
Isto foi o que foi por si dito: "se um cão me vier morder (como já aconteceu) eu tenho o direito de me defender, e isto independentemente do porte, da raça, ou da personalidade do cão - leva um pontapé no focinho e acabou. Se não for um pontapé vai com calhaus, se tiver de lhe dar um balázio...vai balázio.", e isto é um forum de btt e este tópico é sobre as experiências com os cães neste enquadramento. A minha "resposta" foi esta: "ponto nº1, o que é que anda a fazer com uma arma a andar de bicicleta, ponto nº2, devia era cair e que a arma se disparasse e levasse ele o dito cujo balázio."
Ou seja, nada a ver com a resposta que tenta dar nem com a situação que tenta incluir na sua pseudo resposta.
Agora, em honra de quem é que eu me vou colocar numa situação em que um membro da minha vá ser atacado por um cão? É óbvio que prefiro ser eu o mordido do que o meu filho, assim como é óbvio que o vou defender. Arriscando-me a ser mordido como já fui outras tantas vezes ao longo da vida. Um tiro não lhe vou dar, até porque não tenho armas e condeno o seu porte por parte de outros que não os agentes da autoridade.
Agora, dar a volta ao texto pra tentar ter razão é coisa que já não me conseguem fazem à muito tempo, e gentinha que precisa de ter razão para se afirmar, a mim sinceramente não me diz grande coisa. Mas se essa é a sua forma de ser feliz assim lhe desejo a maior sorte do mundo a continuar a ser o maior da sua aldeia.
Melhores cumprimentos
 
Top