A melhor ferramenta para lavar a bike

zadkziel

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sir_moreira
ja agora...como lubrificam...e com que produtos?

A lubrificação também não tem muita ciência. O que faço é espalhar com muito cuidado óleo na corrente por cima da cassete. Sempre quantidades pequenas. Costumo dar prai uma ou duas voltas aos cranks. Tenta é secar bem a transmissão antes de lubrificar.

Quanto a produtos eu uso um óleo à base de teflon da 3in1 para quando estão condições mais molhadas e um lubrificante à base de cera da finish line para condições secas. Se achares que preferes um óleo próprio para btt e assim os óleos motorex que uma amigo meu usa também são muito bons.

A cera tem a vantagem de não agarrar quase porcaria nenhuma, mas depois requer que tenha de relubrificar mais vezes e não é resistente à àgua.
 

petiagos

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Para lubrificar a corrente nunca faço por cima da cassete mas sim na parte baixa na corrente. Elo a elo. Aqui tenho a certeza que a lubrificação só atinge a corrente e não outro componente, neste caso a cassete.
O que se pretende lubrificar é somente a corrente. Depois de devidamente lubrificada é que se deve passar por todas as relações de mudanças e pratos de modo a que toda a transmissão seja lubrificada via corrente.
A seguir com um pano limpar possiveis excessos de lubrificação na corrente. Deve ficar um ligeiro brilho em toda a corrente e não um ensopado...

Já vi mil e uma manieras da malta limpar e lubrificar a transmissão ... da maneira como faço nunca acumula muita sujidade. No entanto nunca deixo passar mais de 5 voltas sem a limpar na totalidade... e se for volta na lama ... é logo no final da volta ou no dia seguinte.
Penso que a cassete, desviadores, corrente, pratos e pedaleiro agradecem ... e sempre vivem mais um cadito, né ;)
 
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boas, quando lavo a minha QÜERida tiro sempre as duas rodas e lavo-as à parte, lavo sempre com detergente dos carros, umas gotinhas de fairy para as gorduras que possam existir e lavo bem.
quando já nao tem espuma pego num pano seco e limpo pormenorizadamente cada peça e parte da bike.
quanto as rodas lavo-as e no fim pego num spray de limpeza de travoes e passo nos discos.
por fim, meto as rodas e lubrifico a corrente com W-40, mas ponho o spray longe da cassete e do disco.
posso dizer que a bike apos este jacuzi fica como nova.
:D
 

brn85

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Boas,

Eu utilizo estes dois produtos da Berg: Spray de limpeza e Lubrificante.





Quanto ao lubrificante até posso dizer que faz o mínimo que se pede.
Quanto ao spray de limpeza acho muito fraquinho. No quandro até acredito que limpe alguma lama ou pó (se esfregar um pouco com um pincel) mas na transmissão aquilo não tira nada!
Aplicar e esperar 5 min como diz no rótulo é para esquecer. Ao passar por água não tira nada.

Dito isto continuo sem saber como lavar a corrente e cassete para as deixar cinzentas como quando eram novas em vez de estarem pretas.
 

adri82pt

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Dito isto continuo sem saber como lavar a corrente e cassete para as deixar cinzentas como quando eram novas em vez de estarem pretas.

Boas brn85,
Se vires os posts anteriores :assobio: encontras referência a vários "degrasers" que te deixam a transmissão limpinha, eu uso o Pedros ProJ.
Cumps.
 

Jorge S

Member
Boas,

Para desengordurar a transmissão uso desengordurante W5 do Lidl, bom e barato:


13f3865c.jpg



Antes de molhar a bike, aplico na cassete, corrente e pratos da pedaleira. Faço-o longitudinalmente para evitar que entre nos rolamentos.


Espero 5 minutos e passo com a mangueira. Nas partes mais difíceis passo com um uma escovinha velha daquelas de lavar a loiça, volto a enxaguar e fica como nova:




688f2f13.jpg


Faço isto apenas quando já tem um acumulado de detritos que o justifique, o que acontece ao fim de cerca de 5 a 10 lubrificações.
 

Sornax

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Boas, eu no inverno quando fico com a bicla coberta de lama uso a maquina de lavar a pressão sempre que venho de uma volta, mudo a lança para leque ficando assim com menos pressão e lavo evitando zonas mais sensiveis (rolamentos), no verão lavo 1 ou 2 vez por mês, mas sempre com a maquina. Em relação a corrente de vez em quando tiro fora meto num recipiente com gasolina mistura lavo bem, seco e lubrifico com massa em spay de correntes, a cassete lavo da mesma maneira, se faço bem ou mal, nunca tive qualquer problemas.
Já ouvi falar que ha quem utilise agua rás para lavar as correntes e cassete! Ha aqui alguem que utilise ou conheça este produto?
 

narsyl

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Para limpar a corrente e cassete também uso o W5 do Lidl, é excelente, aplicar, esperar 5-10min, passar com uma escova de pelo rijo e passar por agua, sai tudo. Barato e eficaz.

Para lubrificar, uso massa consistente liquida da Wruth, entranha bem dentro dos elos da corrente e dura muito, não agarra quase porcaria nenhuma.
 

Rui Marçal

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Boas malta,

Eu faço como faz o Petiagos.

Lavo a bike com uma trincha embebida em champo, passo por água sem qualquer pressão. No fim, com outra trincha e novamente com detergente passo pela corrente toda, deixo atuar e passo por água. Normalmente sai quase tudo pois costumo lavar quase sempre que saio. Como só ponho óleo nos elos da corrente, a parte lateral da corrente nem com óleo fica, logo menos sujidade se agarra e a corrente dura mais.

Quando a corrente não é lavada há muito e a sujidade está mais entranhada, uso um desengordurante e fica porreira. Por vezes também uso uma escova de cerdas duras para limpar melhor a corrente, pratos e cassete.

No fim seca-se a corrente, cassete com ar comprimido. O resto ou com pano ou ao sol. Os discos também devem ser bem secos.

Se meterem spray à base de silicone, como por exemplo para os tabliers dos carros num pano e passarem o quadro, volante e até pneus fica com um aspeto muito bom, mas fácil de lavar, pois é repelente de pó e água.

Boas lavagens.
 

hejoaz

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Relativamente a alguns dos produtos indicados (petroleo/gasoleo/desengordurantes mais conhecidos para cozinha) não serão demasiado agressivos para os quadros aluminio/carbono ao ponto de mancharem ou danificarem?
 

marcelosade

New Member
boas malta, vou aproveitar este tópico para pedir uma dica ... os pneus da bicicleta depois de ir dar uma volta ficam cheios de terra, depois de lavar e secar parece que continua lá aquele sujo ... não há nenhum produto ou maneira de limpar imódo ? obrigado
 

demorider

Active Member
boas,

Eu lavo a bike toda com detergente para carros e passo tambem nos pneus passando agua com pressão (so nos pneus) e ficam limpinhos, claro que não ficam como novos mas quase.. Mas provavelmente deve haver algum produto especifico para o efeito..
 

F4310

Member
Lá em casa quando vendemos bicicletas queremos que fiquem bonitas nas fotografias e por isso pomos spray de silicone.
Tenham cuidado e não metam no selim e punhos pois escorrega...
 

tilui

Member
Como nao tenho espaço na garagem costumo ir ao Elefante Azul lavar a bike..Levo na mochilha uma garrafinha com liquido da loiça,spray WD-40 e uma caixa azul que comprei no ebay para limpar a corrente...
Passo a bicicleta por agua,depois uso a caixa azul para limpar a corrente e a seguir aplico WD-40 na K7 e corrente e volto a passar por agua..
A corrente,K7 e a bicicleta no geral ficam a brilhar..A seguir venho até á garagem e com um pano limpo o resto da bicicleta..
 

Rui Marçal

New Member
Para meter os pneu negros e melhor que novos e até com alguma protecção contra o pó, é comprar um spray barato para o tablier dos carros, meter a roda a girar e projeta-lo para o pneu. Atenção para não ir nada para os discos.
 
O wd não é lubrificante, nem de longe nem de perto.
Um frasco de óleo próprio para correntes não é assim tão caro e pode prolongar a vida da corrente, pratos e afins.
 

ze_gmr

New Member
Olá a todos.
Este fim de semana parti a corrente da minha bicicleta. Como ja é a segunda vez vou compra uma corrente nova, mas quero guardar a corrente antiga.
A minha questão é a seguinte:
Como lavar a corrente? E antes de a guardar devo lubrifica la? Qual a melhor forma de a guardar?

Ia abrir um tópico novo sobre mas vi este tópico e pensei que não era preciso abrir um novo tópico..

Obrigado desde já pelas respostas..
 

Jepas

Super Moderador
A melhor maneira é limpá-la e lubrificá-la ligeiramente para impedir o aparecimento de ferrugem.

Quanto aos métodos, existe já informação por aí!
 
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