A melhor ferramenta para lavar a bike

Jorge S

Member
Com um pincel de caiar que me custou cerca de 2,5€ no Continente, um pouco de detergente automóvel e água quente lavo a bike em menos de 5 minutos.
O pincel é perfeito porque as suas cerdas longas chegam a todo o lado e, como conseguem transportar muita água, tornam tudo mais rápido:

[video=youtube;UBjngE0WGmc]http://www.youtube.com/watch?v=UBjngE0WGmc[/video]
 
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Blue Claro

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Amigo Jorge S,

Também costumo lavar minha bike com um pincel desses mas na minha opinião apesar de ser prático para uma lavagem rápida está longe de ser a "a melhor ferramenta para lavar a bike" pois existem inúmeros recantos da bicicleta que não se conseguem atingir devido ao formato (grande) do pincel.

Cumps,
BC
 

MSoares

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Esse pincel é bom para a limpeza da bicicleta em geral mas não para a corrente e cassete já que tem os "cabelos" muito moles. Arranja uma escova de unhas que é bem boa para este tipo de limpeza
 

Jorge S

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A cassete fica limpa graças á água quente que ajuda o detergente a diluir a matéria pastosa formada por óleo e detritos (para não sujar este pincel costumo usar outro mais velho). Para limpar a fundo a corrente, retiro-a e coloco-a numa garrafa plástica com um pouco de gasóleo, tapo, sacudo e fica impecável.
 
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luis biclas

Elos Rápidos
Já uso isso desde que me lembro de andar de bike...e realmente é muito bom, mas esta longe de ser perfeito.
Na cassete/ corrente uso uma trincha normal com um bocado de petróleo. Nos cubos e nos raios uso uma tipo esponja.
 

PKangú

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Eu desde sempre que utilizo a "trincha" como instrumento de limpeza da bike.
No entanto, para alguns cantos e principalmente para a corrente e cassete, complemento com o uso de um pequeno pincel e uma escova rija.

São instrumentos banais e baratos, comparados com os que existem específicos para o caso. Mas a verdade é que resultam. Prova disso mesmo é que já assisti a grandes equipas de ciclismo de estrada e btt, a utilizarem este meio na lavagem das suas bicicletas.

Também,no fim da lavagem, costumo limpar o quadro com um pano seco, pois ajuda a ficar com um aspecto nais brilhante.

Cumps.
 

Jorge S

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Para um acabamento brilhante, experimenta pôr um pouco de cockpit spray no pano ( não aconselho a vaporizar directamente na bike porque, se atingir os discos, afectará a travagem).
 

gibasbike

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Boas!!! Para quem possa, a melhor maneira de lavar a bike, corrente e K7, burrifando para todas zona produto de limpeza ( tipo lava motores..há muitos....)depois é só passar no elefante azul ..e tudo fica um brinco, como nova....deixo secar bem, ( para quem possa é só soprar com uma pistola de ar) e vem depois a parte os cremes de beleza....uso massa consistente em spray...hs500 Wurth, protege das areias, lubrifica....na próxima lavagem tudo sai melhor....
 

oliana

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Elefante azul+ uma boa lubrificação.
Rápido e eficaz. Sem preconceitos.
Durante alguns anos a fazê-lo e com avarias zero nos rolamentos.
Basta ter atenção a não dirigir o jacto para sítios sensiveis.
 

F3RR3IRO

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Basta ter atenção a não dirigir o jacto para sítios sensiveis.

pois... basta isso! só que não é assim tão fácil de conseguir...
Por vezes até vale mais deixar a bike um pouco mais suja do que espetar a mangueira em cima dos componentes

eu falei na conjugação de 2 factores: água e ar a pressão. Se o primeiro não faz o trabalho o 2º acaba-o (bye bye rolamentos)

Pode demorar mais tempo mas nada melhor que uma velha escova, um desengordurante e uma mangueira sem pressão
 

oliana

Active Member
Por enquanto não me tenho dado mal. De resto só respondi á pergunta "qual a melhor ferramenta para ....." E eu disse o que achava.
Quanto aos rolamentos e caixas de rodas eles são vistos periódicamente. E pela inspeção que tenho feito, não me parece esteja a encurtar tanto assim o prolongamento da sua vida. É claro que não digo que não faça mal. Só digo que por enquanto não tenho notado nada de especial. Mas cada um sabe de si.
Agora, que eu vejo em muitas oficinas de bikes a maquineta a funcionar, é pura verdade.
 

tonyV

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Se estão preocupados com o excesso de pressão (eu estava) só posso recomendar uma Mobi V-15. Logo ao fim da volta, é dar-lhe com água no local para tirar o maior e depois em casa um pano húmido e uma escova fazem o resto.
 

gibasbike

New Member
Boas!!! Desculpem a confusão....mas tudo tem um qb...já há muito tempo que faço este tipo de lavagem..claro que não é todos os fins de semana, mas não gosto de vêr a corrente suja nem os carretos cheios de massa e etc....
Gosto de desengurdurar tudo e fazer essa lavagem...quanto aos rolamentos e cubos...por vezes desmonto-os, lavo tudo, massa nova e está um brinco, carretos limpos desviadores limpos, tudo lubrificado de novo....como nova...
Mas enfim cada um é como cada qual....apenas ideias descutidas....um abraço e boas pedaladas
 

Jorge S

Member
:eek:fftopic:Bom... comparas o Elefante Azul a uma ferramenta, se te pedir conselho sobre frigideiras se calhar mandas-me ao Macdonalds:mrgreen:

:back2topic: Tenho uma máquina de lavar á pressão em casa e não a uso para lavar a bike. Só valeria a pena se a lama já estivesse muito seca e difícil de sair, mas como não deixo que isso aconteça...
 
Estou na dúvida do seguinte: na suspensão e amortecedor é pouco provável que isto se verifique devido às borrachas e retentores mas nos manípulos das mudanças, levar com a água não trará problemas? A água infiltrar-se para o interior da caixa e e acumular-se lá dentro alguma quantidade que posso originar algum problema? Mau funcionamento devido a corrosão (ou os materiais utilizados não têm este problema? é tudo de alumínio?) ou por retirar alguma lubrificação eventualmente existente lá dentro, ou outros problemas?
 

F3RR3IRO

New Member
Estou na dúvida do seguinte: na suspensão e amortecedor é pouco provável que isto se verifique devido às borrachas e retentores mas nos manípulos das mudanças, levar com a água não trará problemas? A água infiltrar-se para o interior da caixa e e acumular-se lá dentro alguma quantidade que posso originar algum problema? Mau funcionamento devido a corrosão (ou os materiais utilizados não têm este problema? é tudo de alumínio?) ou por retirar alguma lubrificação eventualmente existente lá dentro, ou outros problemas?


Isso foi retórica? :)
Senão foi respondeste à tua própria questão
E o aluminio pode não ganhar ferrugem mas a água origina depósitos de residuos (verdetes, calcários, etc).... já pareço um anuncio de detergentes:mrgreen:

Os meus manipulos estão sempre inundados em óleo com teflon:mrgreen:
 

Jorge S

Member
Qualquer dos componentes de uma bicicleta foi concebido tendo em conta as diversas situações climatéricas. Como tal, se a água a pressão normal for projectada de cima para baixo ou de frente/trazeira tal como uma chuvada forte, não me parece que vá entrar onde não deve.
 
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