27.5 ou 29 vantagens e desvantagens ?

ORANGE_77

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Caro Jocas22 isso é verdade com uns pneus mais largos as bicicletas parecem 650 B porque um colega meu que tem uma 29 de topo ao ver a minha pela primeira vez julgou ser um 650 B pois está com pneu 2.35 e outro 2.25...

Mas esse diâmetro de pneus é bom a descer porque de resto é carregar peso pelas subidas e zonas rolantes...
 

Jocas22

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á pneus 2.25 mais leves que 2.10, depende da qualidade/preço de uns e outros. E nao te esqueças que as rodas 650b, em si mesmas, tambem sao mais pesadas que as 26. Tudo depende das opções que se tomam. De qualquer maneira era só pra ajudar a baralhar o rapaz :cool:
 
Companheiro CarlosDBG para o mote final II:

qual foi mesmo a bike que o J. Absalon utilizou este ano? E quem venceu a taça e campeonato?
 

jose.apoli

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Tenho 1.86m, peso 78 kg e ando maioritáriamente em monsanto, após muito ler e pesquisar sobre o assunto, tive de fazer o teste real, ou seja exprimentar duas bicicletas de 29" e 27.5" similares nos locais que habitualmente ando: Monsanto - Lisboa. Ao contrário do que li e me parecia mais indicado principalmente pela minha altura ,acabei por comprar a 27.5" em tamanho "L", pois é com ela que me sinto mais á vontade. Acredito que se fosse para competir, talvez fosse tirar mais partido da 29", mas de verdade o que realmente interessa é que estou realmente satisfeito com esta máquina nesta medida e por onde ando maioritáriamente.
ah....já agora é muito MELHOR para fazer cavalos, se é que ainda há por pessoal da minha geração (1977) que gosta destes truques.
porque é que não vejo quase ninguém a fazer cavalos?
 

MiGuEl_82

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maddog,
tambem sabes o que penso, pessoalmente nao sinto necessidade nem de uma nem de outra. Pra mudar seria apenas pra descer melhor, dai sempre a 29. Pra rolar é-me indiferente, por um lado nao ligo a isso e por outro tenho a fininha. Tambem podia comprar uma FS mais pra descidas, mas como nao ligo a descidas, agora obviamente quem sobe tem de descer convinha nao ser tao mau a descer.

Mas não queria investir numa sem futuro, pra isso já tenho uma ;) Pra alem de que a minha da pra por rodas 650b

Jocas, já ponderaste se a questão de não desceres tão bem como querias não será mais psicológica q outra coisa? Nesse caso, e ainda q seja normal q notes algumas melhorias, n haverá 29er ou FS que faça milagres.
 

Jocas22

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@Miguel,
acho ser uma mistela de várias coisas, falta de kit de unhas, falta de jeito, psicologico, mas tambem uma bike que foi toda mudada peça a peça. Sobraram 2, literalmente, uma delas é a suspa, entre trocar de quadro, testa mais alta, o tubo ficou curto demais, nem anilhas tenho. Agora ir comprar uma suspa pra 26? Não digo que a loucura não chegue lá mas não me cheira. Como já vi (pouco mas vi) por mim que as 29 descem melhor considerando tudo o resto igual a uma 26.
Nem sou muito de brinquedos novos e tenho pena de perder esta porque nao tenho onde por 3, já 2 é o caos.
 

ORANGE_77

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Jocas mas nisso a 29 para quem não tem muita técnica é um mimo eu no outro dia na volta que dei nas descidas era KTM phins FS 26 VS KTm myroon master 29 se fosse em zona com pouca técnica enquanto eu tinha de encontrar o melhor caminho a 29 lavrava tudo literalmente também desci na 29 e verifiquei isso a menor agilidade da 29 é compensada com o tamanho da roda e consequentemente provoca maior sensação de segurança e menor desgaste...
Só nas zonas mais técnicas mesmo é que eu adquiria vantagem.
 

gcaetano

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Já agora aproveito para transmitir o meu testemunho neste campo em particular.

Na troca da 26 para 29, a forma como passei a abordar as descidas mudou substancialmente. Muitas que eram feitas a medo e com uma margem de erro próxima do 0, passaram a ser feitas com muito mais confiança e "autoridade". A verdade é que também houve algumas melhorias entre o material que tinha na 26 e o que passei a usar na 29, mas sem dúvida que a maior diferença foi na estabilidade e segurança que o tamanho da roda transmite.
Mesmo cometendo alguns erros, é possível "lavrar" secções mais difíceis que, na 26, no mínimo obrigariam a por o pé no chão.
Nunca tive grande kit de unhas a descer, mas as melhorias foram incontestáveis. Já agora acrescento que a minha 29 é um quadro XL, para fazer face aos meus 1,97m de altura (nem sempre é fácil controlar o centro de gravidade), ou seja, não é muito rápida ou ágil a descer. Felizmente dou mais valor à eficiência que à rapidez nesta questão das descidas. ;)
 
Troquei de 26 para 29 e a única desvantagem que vejo é mesmo a força a mais que temos que meter para a colocar a rolar (para mim notei mais diferenças pois a nova bike tinha rodas piores, pneus mais largos, transmissão 2x10 em vez de 3x10 e de ser FS em vez de Rigida, por isso era cerca de 2,5kg mais pesada), mas a partir do momento que ela rola, maior diâmetro da roda, maior o momentum, logo é muito mais fácil manter a velocidade, tanto a rolar como numa descida. O problema do ser menos manobrável, menos ágil, vai depender muito de bicicleta para bicicleta, e de montagem para montagem, mas tudo é contornável com técnica.
Ando em caminhos intensos e técnicos e ainda não tive que saltar fora por causa pa falta de agilidade da bicicleta, no entanto, posso dizer que já me safou a vida por 2 ou 3 vezes, em que me meti naquelas trajectórias kamikaze sem querer e, como isto lavra tudo, passei sem problemas.

A descer como tem maior aderência, devido à área da superfície do pneu que toca no chão, e como é mais comprida, estável, dá muita mais confiança a descer. Nunca tive problemas com a 26 nesse aspecto, mas muitas vezes notava que já ia a abusar, já ia no meu limite, enquanto o resto do pessoal em FS 29 ia ali a passear.
 

super.byke

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Eu tinha uma 26 e na hora de mudar equacionei 27,5 ou 29. A verdade é que de 26 para 27,5 a diferença é muito pequena e pode ser colmatada essa diferença na 26 se usar pneus mais altos, logo não se nota quase diferença nenhuma.
Acabei por comprar uma 29, pois a grande vantagem apregoada agradava-me imenso que era poder abusar mais a descer.
A 26 pesava 10,0kg, pelo que a 29 só saiu de casa quando tinha peso semelhante.

Hoje, 4.000 km depois posso dizer que já fiz de tudo, XCO, XCR, XCM e o único local em que a 29 perde para a 26 é nos singles muito técnicos e apertados que alguns XCO têm, muito por causa da largura do guiador 60cm na 26 contra 68 na 29 e pela maior largura entre rodas (mesmo com a mesma distância entre eixos, a largura entre rodas na 29 é maior), contudo a rolar e a descer é fantástica bate a 26 de longe.

Tem malta que se queixa que a 29 custa mais a subir, eu não concordo, provavelmente não estão a comparar bikes com o mesmo peso e transmissão equivalente

Mas como alguém já disse, se não fazem competição comprem a bike que mais vos agradar visualmente ou monetariamente e o resto é trêta, vão mas é para o mato e divirtam-se ;)
 

ernez

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Também concordo contigo em tudo super.byke, apenas uma ressalva no teu texto, uma 29 em quadro s é fantástica em singles e em nada perde para uma roda 26, apenas perde em singles, onde a largura seja menor que os 720mm lol.
 
Não concordo contigo na parte em que dizes: "se não fazem competição comprem a bike que mais vos agradar visualmente ou monetariamente e o resto é trêta"

Isso é completamente errado. Se um gajo andar aqui para mostrar a bike ou para dizer que faz o desporto da moda é uma coisa, se um gajo realmente gosta e tenta sempre, em cada ride, tirar o máximo prazer do desporto, geometria, suspensões, rodas, pneus, punhos, peso total, fiabilidade e resistência, preço total e na minha opinião, só no fim, a parte visual, a parte monetária agradando claro a cada carteira, mas sim, faz diferença.
Até me arrisco a dizer que a muitos dos que fazem competição, se interessam bem menos com esses factores técnicos do que propriamente nós.

O problema do guiador largo fala-se mas não é nada de novo nem nada que apenas tenha acompanhado a 29er. Facilita o uso dela mas não é estritamente necessário.
 

Jocas22

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muitas vezes por nao ter a bike certa pro que gosta de fazer pode-se tirar muito menos diversão da mesma. E pra quem anda por diversão convem ....
 

warrior75

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Eu não sei se será da minha altura (1.83), da minha forma de condução ou do local onde pedalo. Tive vários anos a 26er, neste momento tenho 29er, nem vou falar das diferenças dessas duas porque isso já tá mais que falado. Experimentei uma 27.5 e senti-me literalmente numa 26er. Se tivesse trocado uma 26er por uma 27,5er ia chorar cada cêntimo investido, aquilo pra mim é praticamente igual. Já a 29er essa sim faz diferença, tanto nas dificuldades como e principalmente nas facilidades. Acredito que numa estatura mais pequena, ou num tipo de condução que leve a técnica mais ao limite que faça diferença, mas cá pra mim as 27,5 foram criadas e direcionadas para os arrependidos e inadaptados das 29er's.
 

Spider

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Tou a pensar iniciar-me nestas aventuras (pouco acidentadas :-D ) e a minha escolha está centrada na Trailrock 50 9R (roda 29´) M

Apenas pretendo fazer passeios (estradoes terra e alcatrão) e muito esporadicamente em terrenos acidentados mas pouco. Fazer umas subidas e descidas de montes....

Acham que 29´ será um erro?
 

Spider

New Member
Também estou de olho numa QUER PEAK quadro 20´´ e roda 27,5. (esta pedem-me 300€ com pouco uso, visto que o dono a achou pequena demais para ele - tem 1,90m)

Eu tenho 1,79m

Que acham destas medidas/dimensões para um gajo da minha estatura?
 

Jocas22

Active Member
Para bikes entrada de gama as 29 sao na minha opiniao uma ma escolha.

É uma questao de testares e veres na marca, nem todas sao iguais, ha 20s maiores que outros, mas um 20 pra essa altura nao sera demais?
 

Spider

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Pois não sei se será grande demais para mim. A diferença é na distância do banco ao volante, certo?

Se calhar vou optar pela Trailrock 50 9R. Quadro 18´´, roda 29.

As gama 29 são má escolha porquê?
 

Jocas22

Active Member
ainda vêm pra ai os do costume saltar pra cima das minhas opiniões, mas vá... uma 29 pra ser funcional não deve pesar 14 ou 15kgs era só isso que queria dizer, nessas gamas mais vale uma 26 usada ou uma 27.5 onde se vai notar menos o peso e isso faz diferença ainda pra mais pra quem começa agora a pedalar... na 29 as rodas, os pneus, a camara de ar, a suspensao, o quadro é tudo mais pesado

quanto ao tamanho mete-te em cima delas, nao apostes ás escuras.
 
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