24 vs 27 velocidades

Mach3

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ok aceito o concelho, mas é que sai muito mais barato mesmo, para 9v fica em cerca de 120€, para 9v como tenho o desviador e só preciso mudar um shifter, sai por cerca de 40€.


Cumps,

Mach3
 

sinais

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eu percebo isso... mas verás que a diferença é considerável, especialmente após algumas voltas em que as pernas já te pedem mais umas acima, eu notei isso quando fiz o upgrade na minha bike antiga.
 

pratoni

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Se colocares uma cassete de 8v com relação 11-32 ou até mesmo 11-34, vais ver que não vais sentir diferença entre ter 9v ou 8v, a não ser na qualidade do material (desviadores, manipulos...)

Normalmente, o pessoal nota diferença na mudança de 8v para 9v, é porque a cassete de 8v que usavam tinha menos dentes na mudança mais leve que a cassete de 9v.

Mas existem cassetes de 8v que têm a mesmas relaçãos externas.

Portanto se arranjares uma dessas cassetes, se calhar basta-te e sempre te sai mais barato... :wink:

exemplos:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=23318

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=55

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=6388

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=5212
 

Mach3

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Boas a todos,

Pratoni obrigado pela tua opinião, mas a opinião que tem sido mais consensual, é a de esperar e quando mudar, mudar para 9, é que se puser 9v gasto 120 ou 130 € e fico despachado, se mudar para 8v são 40 e poucos €, mas será que depois não quero as 9v?

É que no meu caso para passar para 8v tenho de mudar cassete, corrente, cubo traseiro e o shifter direito (porque deve haver para 8 igual ao meu de 7, de 9 por ex, acho que não há).

Para 9v preciso de tudo o que referi atrás e além disso os shifters têm de ser os 2, e desviador,. pois o meu acera não dá.

Por isso acho que vou mesmo esperar.


Cumps,

Mach3
 

pratoni

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ok,
percebi mal, se tens que mudar cubo (o mais provável é vires a mudar a roda toda, por causa do custo para refazer essa roda) e tudo, se calhar o melhor mesmo é mudares logo para 9v, pensei que era só uma questão de colocar cassete e manipulo...
 

Mach3

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Pois eu como percebo imenso disto, não fazia ideia que tinha que se refazer a roda...bom se juntarmos rodas então ao orçamento....então só me resta mesmo esperar...


Muito obrigado.

cumps

Mach3
 

pintox

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Viva!

Precisava que me dessem uma ajudinha.
Como anteriormente já referi tenho umas rodas como estas,

http://img409.imageshack.us/img409/6302/1001240xh5.jpg

Acontece que tenho uma folga no cubo traseiro, no entanto o cubo de trás não é de cassete mas sim de rosca somente com 7 velocidades, haverá possibilidade de substituir esse cubo para cassete sem ter que comprar uma roda nova???

è que tendo que lhe mexer iria aproveitar e meter uma cassete de 8 pois o desviador permite ter mais 1 velocidade.

Alem disso fazer subidas com uma 1ª de 28 dentes custa largo... :s
Se alguem conhecer este tipo de rodas agradecia que me dessem uma dica do que fazer, caso contrário terei que meter o unico carreto de 7 velocidades alternativo disponivel, com a primeira de 34 dentes mas com o inconveniente do fosso enorme entre a 1ª e a 2ª.
 

sylon

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Tenho uma cassete de 7 velocidades atrás, com um desviador de marca manhosa e à frente tenho uma pedaleira também de marca manhosa...
O que se passa é que me ofereceram uma pedaleira da Suntour e eu gostava de a montar.
O que eu gostava de saber é:
1º Posso montar a pedaleira nova sem ter de trocar mais nada (excepto o eixo pedaleiro)
2º A k7 é da shimano, posso montar um desviador melhor, tipo um LX, sem ter de trocar de k7?
 

johnnybgood

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Malta, eu tenho uma questão e uma chamada de atenção!
Eu também tirei a bina do sotão ao fim de uns anos, e como gosto muito dela e já me deu muita salegrias em provas e passeios, e tudo o que viesse, decidi actualizar, e não comprar outra.
A última coisa que quero trocar são as rodas. Tenho actualmente cassete de 7 velocidades, e pelo que me disseram, e depois medi, o desviador a usar até pode ser o mesmo. Manípulo e corrente já comprei. Falta a cassete, e o principal, a roda. (já agora, um alerta: as cassetes de 8 entram nos mesmo cepos que as de 9! não têm que comprar cubos para passar de 8 para 9...)
Agora a maior chamada de atenção: nem todos os quadro têm a mesma medida! Eu sabia que os de DH por vezes têm 150mm de largura entre dropouts (onde entra a roda/cubo), e os restantes 135mm. Mas só me lembrei e fui confirmar um destes dias que os quadros mais antigos (década de 90 pelo menos) têm menos distância!
A questão: ainda bem que não comprei ainda a roda, mas agora não sei o que fazer... Já gastei € no manípulo e corrente para 9v... agora não sei se se vendem rodas (boas) para essa largura, que possam levar as 9v, ou se terei que montar uma roda com o cubo actual, e desfazer-me do manípulo :S
 

pratoni

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Isso da largura do quadro ter menos de 135mm (130mm) também me aconteceu no restauro da minha bike antiga e também fiquei surpreendido. Penso que seja a medida herdada da bicicletas de estrada.

O que me valeu foi que a roda ainda a consegui desempenar e não precisei de mudar de roda livre (sim o cubo é de roda livre) porque não mexi quase em nada na transmissão...
 

johnnybgood

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Para quem tiver o mesmo problema do que e u, posso ter arranjado uma solução: os cubos de estrada são 130mm!!! E numa bike de xc aguentam bem... Pelo menos, sendo a única solução, terá que aguentar! :twisted:
 

pratoni

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sim, acho que será a melhor, senão mesmo a única, solução.

No meu caso, como disse, tive sorte e não tive/queria mudar de roda... :wink:
 

MRocha

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Onde entra um cubo de 130mm tambem entra um de 135.
Não há grande problema. Pode alterar o paralelismo das ponteiras mas coisa de um grau ou menos não se nota e as escoras são bastante flexíveis. É vulgar encontrar bicicletas com o mesmo quadro e vários níveis de equipamento e assim o mesmo quadro recebe um cubo traseiro de 7v(130mm) ou de 8/9v(135mm). Isto nunca trouxe problemas a ninguem, julgo eu...
 

johnnybgood

New Member
Hmm, permite-me discordar... Já nos quadros de cromoly (que são mais flexiveis) a coisa ficava um pouco forçada, mas funcional, num quadro de alumínio não me vou meter nisso... Venha um cubo de estrada, amanhã já vou encomendar a roda toda :) (aro Mavic xc717, raios 1.8, cubo tiagra, fica com cerca de 900gr, o que para o preço é muito bom)
 
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