24 vs 27 velocidades

pepo

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Bom dia pessoal.

Tenho uma dúvida em relação à diferença entre as 24 e as 27 velocidades: a vantagem de mais 3 velocidades sente-se mais nas subidas ou nas velocidades mais altas? Eu pedalo essencialemtne em subidas e, sendo assim, será que vale a pena investir numa de 27 velocidades em vez de uma de 24?
Obrigado
 

BrunoPereira

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Eu comecei com uma de 27 no mundo do BTT mas depressa passei para uma cassete de 9v com a troca de bicicleta.

Tens mais velocidades, ou seja, a relação está mais repartida, mas essencialmente vais sentir mudanças nas altas. Nas baixas, também sentes diferença, mas não esperes ter uma mudança abaixo da 1ª...
 

ggx2

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A resposta há tua pergunta é ... depende, não do nº de velocidades mas das relações :mrgreen:
 

BrunoPereira

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pepo said:
Podes concretizar maiis um pouco?

O que ele quer dizer é que vais sentir as relações das mudanças! A diferença entre a primeira e a segunda já não será tão grande, por exemplo! Notaras uma diferença no andamento, porque como tens mais mudanças, estas estão mais bem dividas...
 

BrunoPereira

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No geral, a minha opinião é que deves investir numa cassete de 27 velocidades! Vais ver que vais gostar e um dia em que penses fazer upgrades ser-te-á mais fácil...
 

ggx2

New Member
Boas,

o meu post, foi no sentido de salientar que existem cassetes, quer de 24, quer de 27, com relação/nº de dentes e combinações diferentes que podem ser adaptadas ao que se pretende ( e também em função das relações no conjunto pedaleiro).
 

jonypaul

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Ve por exemplo as bikes de estrada... têm cassetes de 10v, mas os carretos têm menos dentes, ou seja, são mais pesadas... por isso não depende do numero de carretos mas sim do tamanho dos mesmos
 

KLUCA

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Escolhe sempre as 27 velocidades, e MAI NADA!

vê lá se com as duvidas que ainda tens algum menos honesto de uma loja de biclas te enfia um negócio menos bom!

boa sorte!
 

MRocha

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Mas se comprares material de 8v fica-te bem mais barato e se escolheres bem a cassete e os pratos não te faz diferença. O problema é não haver material recente topo de gama 8v. Assim, se quiseres uma coisita melhor, não tens a não ser que arranjes material de anos anteriores.
Eu uso uma cassete de 8v porque tenho o manípulo 8v em bom estado e com 20eur ou menos troco a cassete e a corrente. Se fosse 9v saíria muito mais caro. Só hei-de passar a 9v quando o manípulo se lixar, porque 8v faz o mesmo serviço e bem mais barato :wink:
O melhor é deixares andar com 8v se o material ainda não tem muito desgaste, e ires poupando dinheiro, e só trocares para 9v quando for preciso.
 

KLUCA

New Member
MRocha said:
Mas se comprares material de 8v fica-te bem mais barato e se escolheres bem a cassete e os pratos não te faz diferença. O problema é não haver material recente topo de gama 8v. Assim, se quiseres uma coisita melhor, não tens a não ser que arranjes material de anos anteriores.
Eu uso uma cassete de 8v porque tenho o manípulo 8v em bom estado e com 20eur ou menos troco a cassete e a corrente. Se fosse 9v saíria muito mais caro. Só hei-de passar a 9v quando o manípulo se lixar, porque 8v faz o mesmo serviço e bem mais barato :wink:
O melhor é deixares andar com 8v se o material ainda não tem muito desgaste, e ires poupando dinheiro, e só trocares para 9v quando for preciso.

Esta resposta diz tudo! Ainda não tinha reparado mas se já tens oito e andas a pensar mudar para 9, faz isso só quando todo o conjunto incluindo manipulos das mudanças estiver nos finalmentes! Mudar o carregamento em 8 sai mesmo muito mais barato! Escolhe é bem as relações da cassete e que o carreto maior tenha o maior numero de dentes possivel
 

zykon

Super Moderador
Na minha opinião, so compensa se o material de 24 v que tens já estiver a pedir a reforma, de outra forma, não compensa.

Eu andei muito tempo só com 24V,

e antes disso andava só com 21V
 

pepo

New Member
A pergunta que coloquei tem a ver bike que ando a pensar adquirir, porque a que tenho actualmente tem apenas 21 velocidades e mais de 8 anos em cima, e não valera´a pena estar a fazer um upgrade, segundo as informações que já me deram aqui no forum.
 

pepo

New Member
Bom dia.
Estou a pensar gastar até 500 euros. Ontem andei numa Specialized Hardrock XC COmp de 2006 e fiquei maravilhado, pelo conforto, pela leveza, em comparação com a minha, que é um aantepassado da VAG. Em termos de preço ultrapassa um pouco os 500€.
Gosto também das Treck, pelo menos esteticamente, uma vez que nunca andei numa. Se for para esta marca devo optar entre a 3900 e a 4300, depende do custo.
 

BrunoPereira

New Member
Eu tenho uma BH Sierra Nevada Team de 2004 e posso dizer-te que para a gama de preço na altura era excelente. Neste momento não sei qual é o preço, mas posso dizer-te tambem que a qualidade do quadro é excelente e o material nunca me deixou mal (tirando o episódio do dropout, mas isso foi um pau...)

:eek:fftopic:

além disso é uma Bike d'Homem :twisted: :twisted:
 

KLUCA

New Member
pepo said:
Estou a pensar gastar até 500 euros. Ontem andei numa Specialized Hardrock XC COmp de 2006 e fiquei maravilhado, pelo conforto, pela leveza, em comparação com a minha, que é um aantepassado da VAG. Em termos de preço ultrapassa um pouco os 500€.
Gosto também das Treck, pelo menos esteticamente, uma vez que nunca andei numa. Se for para esta marca devo optar entre a 3900 e a 4300, depende do custo.

Sem ver as caracteristicas destas biclas, digo-te o mesmo de uma resposta acima:

Compra logo com as 27 velocidades.
 
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