2012.05.13 - Caminho Francês -> 8+1 Etapas - Saint Jean -> Santiago + Finisterra

jaamota

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Boas,

Cá vai o resumo da 7ª etapa: Herrerias -> Portomarin com cerca de 79 km, 1900 m de acumulado, 6h 51m a pedalar e 2h 16m parados. A velocidade máxima foi de 48,9 km/h e a velocidade média de 11,6 km/h

Etapa realizada em 19.05.2012



Esta etapa prometia e de facto não deixou os créditos por mãos alheias. Tivemos frio, chuva, subidas e descidas espectaculares, lama e paisagens soberbas, ou seja foi um excelente dia de btt.

Após o pequeno almoço, iniciamos a etapa cerca das 8h25m e de facto como previsto, iniciamos logo uma brutal subida de cerca de 7km. A inclinação manteve-se sensivelmente constante até à localidade de Faba, a partir da qual as coisas melhoraram alguma coisa.
Nesta localidade, entramos nuns trilhos fantásticos com paisagens admiráveis que nos iriam levar até ao Cebreiro.
Demoramos cerca de 1h30m a fazer os cerca de 9km que nos separavam do Cebreiro. Esta localidade é de facto muito bonita e é muita visitada por turistas.
Após as fotos da praxe e do carimbo na credencial, retomamos a nossa etapa, a qual pensávamos que iria começar a ser fácil, mas até à localidade do "Alto del Poio", ainda teríamos que ultrapassar algumas dificuldades.

A partir daqui, entramos em trilhos, com descidas espectaculares e paisagens fantásticas. Com um ritmo moderado fomos até Samos onde paramos para almoçar. A decisão de irmos até Portomarin mantinha-se, pois ainda tínhamos muito tempo.

Nesta etapa tivemos pela primeira vez a companhia da lama o que proporcionou a realização de descidas espectaculares, com alguma adrenalina à mistura o que permitiu a realização dos restantes KM's com muita satisfação. Assim quando chegamos a Portomarin, o nosso aspecto e o das bikes não era o melhor.

Após o merecido banho, demos uma volta pelo "pueblo" e acabamos a noite a jantar num restaurante e a ver a final da liga europa.

Após o jantar recolhemos ao quarto, pois o cansaço era algum e a ansiedade era muita em virtude de no dia seguinte termos a realização da etapa que nos levaria até Santiago.


Pequeno almoço, com uma paisagem deslumbrante.



Saída do hotel



Início da etapa, sempre com muita gente







Algumas das paisagens









A Faba / A Lagúa de Castela













Marco que assinala 152,5 km até Santiago





Entrada na província de Galicia











Chegada ao "CEBREIRO"



















Alto de San Roque



Subida para o "Alto del Poio"



Descidas fantásticas



Um castanheiro com cerca 800 anos e um diâmetro de 2,7 metros





Mais algumas das fantásticas paisagens por onde fomos passando



















Chegada a Sarria





Chegada a Portomarin







O merecido jantar, sempre muito bem "regado"





Fim da 7ª etapa.
 

jaamota

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Boas,

Cá vai o resumo da 8ª etapa: Portomarin -> Santiago com cerca de 92 km, 1800 m de acumulado, 6h 55m a pedalar e 2h 07m parados. A velocidade máxima foi de 59,1 km/h e a velocidade média de 13,4 km/h

Etapa realizada em 20.05.2012




Depois de acordarmos e após prepararmos as coisas, fomos a uma confeitaria para tomar o pequeno almoço, pois a ansiedade era grande já que, vistas bem as coisas, iríamos alcançar um dos objectivos a que nos tínhamos propostos: Chegar a Santiago de Compostela

À saída de Portomarin, deparamo-nos com cerca de 13 km de subidas, sendo algumas de inclinação acentuada. Apenas após a localidade de "Vendas de Narón", é que os trilhos mudaram, passando a ser mais do nosso agrado, ou seja passamos a pedalar no meio de bosques com uma vegetação abundante. Estes trilhos eram sequência infindável de subidas e descidas que se sucediam a um ritmo diabólico, mas que se conseguiam ultrapassar sem grandes dificuldades.

Pena é que por ser Domingo, existiam muitos caminheiros / peregrinos que aproveitam este dia para se organizarem em grupos e assim fazerem caminhadas.

Cerca das 11h paramos em Melide para tomarmos alguma coisa que nos permitisse recuperar energias (normalmente era um sumo de laranja natural e um croissant e/ou donut).

Felizmente os trilhos continuaram excelentes pelo que o trajecto foi-se fazendo com muita satisfação. Às 13h paramos para almoçar em "O Empalme", durante o qual conseguimos apanhar algum sol que nos permitiu aquecer um pouco o corpo, pois estava muito frio.

Terminado o almoço, ansiava-mos por alcançar o "Monte do Gozo", pois sabíamos que a partir deste ponto até Santiago, o trajecto era pacifico. Felizmente continuou tudo a correr bem.

Acabamos por chegar a Santiago cerca das 16h30m.

Tiradas as fotos da praxe, fomos carimbar a credencial e levantar a compostela.

Foi então que resolvemos homenagear as nossas companheiras de viagem, as bikes, que tão bem se tinham portado, pois não tivemos uma única avaria nem um furo durante os cerca de 1600 km realizados (2x800km). Assim tratamos de lhes porprocionar um SPA, ou seja uma lavagem, a qual nos obrigou a realizar mais 10km para encontramos uma estação de serviço com lavagem Self service.

Com as bikes lavadas, fomos tratar do alojamento, tomar o banho respectivo, e depois fomos passear por Santiago, e que incluiu uma visita à Catedral. O jantar foi feito num bom restaurante e como habitualmente, comemos e bebemos bem.

No final demos mais umas voltas pela cidade, até porque existam festas locais, mas não nos podíamos deitar muito tarde, pois no dia seguinte tínhamos que pedalar até Finisterra.

Saída de Portomarin







Palas del Rei - Cavalos











Mais uma das muitas sinaléticas

















Chegada ao "Monte do Gozo"



Chegada a Santiago



Catedral de Santiago



SPA às bikes - mas elas bem que o mereceram



Credencial com os carimbos (frente e verso)



Carimbo da partida (Saint Jean Pied de Port)



Carimbo da chegada (Santiago de Compostela)




Fim da 8ª etapa.
 

viriatodasilva

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Excelente reportagem, parabéns. Espero também, no inicio do ano que vem, ter as mesmas alegrias. Um grande abraço e continuem a pedalar.

Quedas suaves,

Ricardo Silva
 

nuno.fbc

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Boa tarde

Grande Aventura, parabéns aos dois. Grande Foto Reporte e fotos magnificas......

Bon Camiño

Cumprimentos BTTistas
Nuno Campos
 
Parabéns pela fantástica aventura, fiquei colado ao pc, uma excelente crónica com direito a paisagens celestiais.
Uma viagem que acaba por se tornar um pouco nossa também ;)
Percorrer o Caminho Francês é um dos meus grandes sonhos, os vossos/outros relatos só me aguçam ainda mais o apetite :fpalm:
Depois de amanhã, vou "caminhar", numa primeira fase e durante 3 dias, pelo Caminho Português do Interior (Viseu - Chaves) e a vivência será divulgada em tempo.
Bem ajam.
 

jaamota

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Boas,

Antes de mais quero agradecer a todos os visitantes deste post, todos os comentários que fizeram. É com imenso prazer que partilho a nossa experiência de forma a dinamizar o gosto pela realização desta "aventura"

A todos o nosso obrigado. No entanto a aventura ainda não terminou, porque como referido anteriormente, resolvemos ir até Finisterra (ou Fisterra em Galego).

Assim cá vai o resumo da 9ª etapa: Santiago -> Fisterra com cerca de 88 km, 1760 m de acumulado, 7h 17m a pedalar e 1h 50m parados. A velocidade máxima foi de 48,2 km/h e a velocidade média de 12,1 km/h

Etapa realizada em 21.05.2012




Hoje acordamos mais tarde, pois resolvemos dar um pouco mais de descanso ao corpo. Assim apenas começamos a pedalar, cerca das 9h15m.

Após passagem na catedral para apanharmos o trilho que nos conduziria a Fisterra, lá iniciamos a etapa. Após alguns km´s realizados, verifiquei que tinha algumas dores nas costas o que até ao momento não tinha acontecido. Atribuí este facto ao colchão que era demasiado mole.

O início da etapa foi pacifico, mas foi de pouca duração. De facto após algumas descidas começamos a ter que enfrentar subidas constantes, com uma inclinação acentuada e "piso técnico". Valia-nos as paisagens.

Esta situação manteve-se até Negreira, onde apenas tínhamos feito 21 km. Com o esforço desenvolvido, as dores nas costas pioravam, o que tornava cada vez mais difícil vencer os km's

Paramos para almoçar em Sta. Marina, onde comemos mais uma vez o célebre "bocadillo de queijo e jamón"

Após o almoço lá seguimos para Olveiroa, onde decidimos seguir directos a Fisterra sem passar por Muxia.

A partir da divisão, os trilhos embora mantivessem piso técnico, já não apresentavam subidas complicadas.

Passados alguns km's iniciamos uma série de descidas até que deparamos com o mar no horizonte. Mas que sensação...isto foi como carregar novamente as baterias. As descidas mantiveram-se até Corcubión, situado à beira-mar. Neste momento a chuva fez a sua aparição.

Por estarmos à beira mar, pensávamos que tudo seria pacifico, mas os cerca de 11km que nos separavam de Fisterra não seriam nada fáceis, embora o "camino" fosse quase na totalidade coincidente com a estrada.

Com mais ou menos dificuldade lá chegamos a Fisterra, onde tratamos de arranjar local de repouso / descanso.

Após o banho, lá fomos conhecer a localidade e jantar.

Após o jantar, tratamos de saber as formas de sair daqui, mas sem ser de bicicleta. A forma mais usual é de autocarro. Foi o que resolvemos fazer

E assim demos por terminada a nossa aventura.


Saída de Santiago



Algumas fotos onde se pode ver o tipo de piso







Passagem por "Burgueiros"



Passagem por "Ponte Maceira"









Passagem por "Negreira"







As nossas amigas eólicas que nos acompanhariam durante grande parte da etapa.







"Momento de Reflexão"



Albufeira de Fervenza



... mais eólicas ...











Divisão para MUXIA ou FISTERRA



... já se avistava o mar no horizonte ...





Chegada a "Corcubión"



Chegada a "Fisterra"







O merecido jantar





Actualização do facebook!!!



Registo diário, no meu "ipad", o que possibilitou a realização desta crónica






Como balanço, apenas posso classificar esta experiência como FANTÁSTICA Como se costuma dizer, "nada fica igual depois da realização do caminho francês". Começo a acreditar que sim...

Esta foi a 3ª vez que fui a Santiago, mas o caminho francês é de facto espectacular. A quem queira e, tenha condições para o realizar, que não hesite.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao meu companheiro e amigo António Martins (Tonito) toda a amizade, colaboração e compreensão que sempre o caracterizaram durante todo o "camino"

Aconselho a quem queira fazer a totalidade do caminho, que programe bem as etapas, pois os pontos difíceis estão bem identificados e portanto esses nunca devem ser feitos como final de etapa.

Outro aspecto importante são as companhias, pois 10 dias juntos é diferente daquelas voltas que costumamos dar ao fim de semana. Andamentos e temperamentos semelhantes é importante. Devem ser definidas algumas regras de inicio de forma a evitar situações desagradáveis.

E finalmente em relação à duração, para muitos, 8 dias parece pouco tempo mas, para nós foi suficiente.
Paramos e visitamos tudo aquilo que queríamos e nunca precisamos de andar depressa. Hoje tenho a certeza que este foi o melhor planeamento para 8 dias.

Esta foi sem dúvida, uma excelente prenda dos meus 50 anos.

E para terminar algumas fotos da nossa viagem de regresso, a qual não foi fácil. Saímos de Fisterra às 07h50m e chegamos a Campanhã (Porto) às 22h30m

Viagem de autocarro Fisterra -> La Corunha

Foi uma aventura arranjar lugar no autocarro, pois são bastantes as pessoas que querem regressar. Mas à boa maneira portuguesa, lá nos desenrrascamos!!! (alguém ficou a ver navios...)





Viagem de Comboio La Corunha -> Vigo

Um espectáculo. Condições excelentes para os passageiros e bikes.





Almoçamos em Vigo e apenas tínhamos comboio para o Porto às 19h. A viagem é demorada e as condições são o mínimo exigível.








Aventura terminada. A próxima já está a ser preparada...

Mais uma vez muito obrigado a todos. Caso necessitem de alguma informação disponham

1 Abraço

Joaquim Mota

(The End)
 

pontes

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Boas amigo,
Antes de mais queria dar os parabéns pela foto reportagem, grande aventura!

À vinda de finisterra no autocarro conseguiram trazer as bicicletas sem problema ?
Se me pudesse adiantar informações sobre a viagem, tempo, custo entre outros...
Estou a pensar ir até finisterra, mas voltar torna-se complicado!

Obrigado,
Cumps
 

jaamota

New Member
Boas Pontes,

Antes de mais muito obrigado pelo parabéns. Espero ter contribuido para incentivar a uma maior participação de portugueses neste caminho, pois é de facto uma experiência fantástica.

Respondendo em concreto à tua pergunta, até eu fiquei supreendido com a quantidade peregrinos que fazem o caminho até Finisterra. São de facto muitos. Como consequência e, em virtude de o único meio de transporte para sair da localidade ser o autocarro, torna as coisas um pouco complicadas, principalmente com bikes.

No entanto é possível e nós desenrascamo-nos bem, pois conseguimos sair no 1º autocarro. Apenas temos que estar atentos.

Então é assim: existem 2 empresas (Vasquez e Monbus) a fazer o trajecto até Santiago ou até La Corunha e ambas transportam bikes no "porão" desde que exista espaço, pois o nº de mochilas é enorme.
Penso que se podem tirar bilhetes antecipados numa agência de viagens.

Os preços andam na ordem dos 10 €, mas nós fomos até La Corunha. Deduzo que até Santiago seja mais barato.

Junto 2 fotos com os horários que estavam em vigor em 20 de Maio.

Caso pretendas mais algum esclarecimento, dispõe.

1 Abraço

J. Mota



 

juba

Member
Olá Jaamota

Fiquei colado ao ecrã do pc com este relato, tal como dizes ninguém fica igual ao fazer o Caminho, seja ele o Francês ou o Português ou outro.
Este ano mais uma vez vou fazer o Caminho Português em Setembro, mas com este teu relato de oito dias tenho quase a certeza que 2013 será o ano do Francês.
Muitos parabéns

Granbde abraço e "Bom Camino"
 

pintox

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Caro jaamota, que custo teve a viagem de regresso até Santa Maria da Feira, com viagens de autocarro e comboio incluidas?
Gostava de comparar os custos dessa opção de regresso com outras.
Pelo que li no vosso rescaldo demorou cerca de 15 horas a viagem de regresso, deve ter sido a etapa mais aborrecida da vossa aventura.
 
Last edited:

varinho

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Bom dia,

antes de mais, muitos Parabéns pela vossa viagem e consequente relato.
Muito bom.

Já que estão a falar de gastos...
Esses 8 dias ficaram por quanto?

Refiro-me a gastos relativos a:
  • Viagem até à França, fizeram-na de carro, por quanto ficou?
  • Dormidas
  • Alimentação
  • Viagem de regresso (pelo menos até ao Porto)
  • ...

Resumindo ;) por quanto ficou a aventura

Obrigado
 

nfh

Member
Eu também fiz o Caminho Francês no ano passado e posso dar uma ideia dos gastos que tivemos. Note-se que as nossas viagens foram entre Castelo Branco, França (Saint Jean Pied de Port) e Santiago e fizemos a travessia em 11 dias (com o acréscimo que isso implica em termos de alojamento)
- combustível total: 266.81€ (cerca de 2800km, que inclui todas as viagens). Este valor foi dividido por duas pessoas;
- portagens: 42€ (A1, A3 e AP9 - Espanha);
- 10 dormidas (por pessoa): 133€ (exclui dormida em Santiago, que foi em hotel com um custo de mais ou menos 30€/pessoa);
- alimentação (por pessoa): cerca 20€/dia (peq. almoço + almoço + jantar);

Depois há outras despesas que variam conforme as pessoas do grupo (peças suplentes, suplementos nutricionais, barras energéticas, etc).

A viagem pelos Caminhos é mesmo algo fantástico, mas o Caminho Francês é talvez dos mais bonitos. Eu fi-lo no ano passado (têm aqui os relatos diários) e quero voltar a fazê-lo um dia.
Este ano vai ser a Via de la Plata :).
 

bipo

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ola..
Antes demais queria dar os parabens, esta fotoreportagem está sem duvida espetacular, das melhores que já vi, de todos os caminhos de santiago (que eu tenha visto)
Nota-se que houve um estudo pévio do caminho, com planeamento de etapas, os dois elementos iam como os mesmos objectivos, o que é muito importante para que nao haja desavenças..
Eu já fiz varias vezes os caminhos de santiago Via da Prata e o portugues, contudo o frances é aquele que sonho um dia fazer, já esteve planeado 2 anos seguidos, mas infelizmente ainda nao foi possivel torna-lo realidade.
contudo quando vejo alguma cronica relativa ao caminho Frances acompanho-a sempre e cada vez tenho mais vontade de fazer esse caminho. vamos ver se no ano de 2013 e com o final da crise??? se consigo fazer o caminho frances..

Obrigado

Boas pedaladas.
 

super.byke

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complementando o nfh, o custo diário (dormida, peq. almoço, almoço e jantar) deve andar pelos 30€/dia mais coisa menos coisa
Viagem de comboio sudExpress custa 94€ em cama turística a partir de Lisboa.
O bilhete Hendaye-Bayonne-SJPPort custa 14,30€
O bilhete Santiago-Porto deve rondar os 20€

... depois não esquecer que quem não tem nada, tem sempre de comprar mochila/alforges, revisão à bike para não ter surpresas nos 800 km, comprar alguma ferramenta que não se tenha, etc... um pequeno nº de coisas que rapidamente farão com que "partindo do zero" se ultrapasse os 500/600€ no global da coisa... ou seja... não é propriamente barato... ainda por cima nos tempos que correm... mas são momentos que nos marcam definitivamente...
 

pontes

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Obrigado pelas informações muito amigo. Penso que assim será mais fácil ir até Finisterra!
Mais tarde quando realmente me fizer a caminho se precisar de informações entrarei em contacto consigo, obrigado pela sua disposição.

Cumprimentos,
Pontes
 

salamanca

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Grande volta.

Fico contente que tudo tenha corrido pelo melhor. Agora só me resta esperar pelos meus 50 anos para me meter numa tão grande aventura...lol

Abraço amigo

Filipe
 
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