100% Mato & Estrada - 2ª Temporada

Arap Erpmes

New Member
Olá João.
Podes contar comigo para essa volta.

Claro que tem subidas, afinal de contas andamos a treina-las sempre que possível.
O João vai ser o nosso guia mas, não sei se vamos conseguir apreciar as paisagens porque vamos estar todos com os olhos postos na sua roda.

Porreiro! Vai dar para apreciar as paisagens, vai. Até Alverca o caminho é simples e conhecido. Depois é só "acertar" no acesso a Bucelas (conto com a ajuda do Victor Colnago)... e a seguir é sempre a andar. Chegados a Arranhó, não há mais dúvidas: upa, upa (pela sombra) até Sobral de Monte Agraço.

É mais ou menos isto:
http://maps.google.com/maps?f=d&sou...8.862167,-9.017029&spn=0.470502,1.347198&z=10

Há um dado preliminar que merece reflexão e para o qual chamo a atenção de todos: atendendo à distância e ao calor, o ideal será aproveitar o clarear madrugador dos dias e arrancar do Montijo por volta das 6h20 da matina (no máximo dos máximos). Com isto, fazendo contas a uma velocidade média de 30 km/h, e incluindo já o tempo de paragem para reabastecimento em Sobral de Monte Agraço - ou ainda de outra curta eventual paragem no regresso -, chegaríamos ao Montijo por volta do 12h00/12h15.

Aguardo pelas vossas opiniões e sugestões.

Um abraço para todos.
 

INTERCEPTOR

New Member
A volta de hoje foi palco de várias novidades.
A primeira foi a estreia do Nakaias que gostou bastante do "treino".
A segunda foi o regresso do Vitor Castro que mais uma vez ficou como mentor do grupo menos forte, acompanhando o Joãozinho desde a nossa separação em Azeitão.
A terceira foi o nosso regresso à Califórnia, a água fresca foi uma das razões, mas no sentido contrário ao do Domingo passado, para poder-mos subir pela primeira vez uma rampa com 12% de inclinação.
A quarta foi a descoberta, por parte do Emidio, de uma forma de ingerir hidratos de carbono sem fazer recurso do gel que ainda não consegue assimilar e assim conseguiu uma melhor prestação.
A quinta foi a fuga inesperada por parte dos "velhos", aproveitaram uma avaria nossa na rotunda do Casal do Sapo e nunca mais os agarra-mos até ao Montijo. Os 65 e 67 anos dos mesmos são uma meta a atingir com o mesmo tipo de andamento. Parabéns!
A sexta foi o regresso do Chuxas, que ainda não perdeu a forma.
O grupo presente foi composto pelos seguintes amigos:
Interceptor, Desalmado, Xuchas, San-Goku, F.Amstrong, V.Castro, Joãozinho, Travessa, M.Faria, Nakaias, Emídio

O ciclismo de estrada está ao rubro. Cruza-mo-nos com imensos ciclistas e ainda convida-mos alguns a nos acompanhar.
Uma foto de mais um potencial e futuro membro:

npsQUd915293-02.jpg


E o "estado de sítio" em que a 100%Bike está a ficar:

f3.f0B457404-02.jpg


Devo de fazer mais uma volta de subidas durante a semana, depois aviso.
Boas voltas e até breve.
 

DESALMADO

New Member
Olá malta do pedal
João: Eu gostaria estar a altura para partecipar nessa aventura mas eu atualmente ate já levo porrada dos velhotes ,eles já não tem respeito pelo DESALMADO .
E quanto mais fazer 160 KM e sabes que eu ao domingo tenho sempre que estar o mais tardar meio dia ,uma hora .
Fica para outra altura, o que e perciso e que corra todo bem .

Nakaias : Sabes como ele so tem abelidade para nos massacrar ,elas espezinha-no e ele caladinho ( sera que não gosta da fruta )
 

Arap Erpmes

New Member
Olá malta do pedal
João: Eu gostaria estar a altura para partecipar nessa aventura mas eu atualmente ate já levo porrada dos velhotes ,eles já não tem respeito pelo DESALMADO .
E quanto mais fazer 160 KM e sabes que eu ao domingo tenho sempre que estar o mais tardar meio dia ,uma hora .
Fica para outra altura, o que e perciso e que corra todo bem .

Nakaias : Sabes como ele so tem abelidade para nos massacrar ,elas espezinha-no e ele caladinho ( sera que não gosta da fruta )

Olá, Luís. Compreendo-te e deixo à tua consideração. Mesmo que não te sintas em condições para fazer tudo, gostaria que nos acompanhasses até onde achasses conveniente, mas percebo que a hora seja demasiado madrugadora. Mas tem de ser mesmo assim. Sair depois das 6h30 da matina será sair... tarde. Eu (e julgo que os restantes pensarão o mesmo) também quero chegar bem a tempo de almoçar com a família.

Listados para a etapa Montijo-Sobral de Monte Agraço-Montijo (domingo, 18 de Julho)
* João S.
* Manuel F.
* N. Pinto
* Ernesto V. (?)
* J. Grosso (?)
* F. Armstrong (?)
 
Last edited:

INTERCEPTOR

New Member
Podes colocar o nome do F.Amstrong na lista, com (?) também.
Dito da boca dele: "Depende das horas a que me deitar, logo vejo."
O meu nome pode continuar na lista, pode acontecer um milagre.
A previsão para o meu Domingo aponta para uma saída às 10:00 da manhã.
Inviabiliza a ida ao Sobral e à C.Caparica, destino do resto do grupo, ficando na minha idéia uma "intercepção" ao grupo de Corroios para uma escalada à Serra da Arrábida aproveitando a sua companhia, quando eles já vão mais cansadinhos.

Bom fim de semana para todos.
 

INTERCEPTOR

New Member
Para quem não acredita em milagres:

Amanhã vou estar na Repsol às 6:15 para ajudar na viagem até Sobral de Monte Agraço!!!
Pela descrição do percurso efectuada pelo V.Castro, era com muita pena que não ìa alinhar, mas......... afinal vou mesmo!!!

Até amanhã.
 

vcastro

New Member
ola pessoal do pedal.
Tenho a serteza que vao adorar a volta ate ao Sobral de Monte agraço, pois vao se deparar com muitas subidas e com paisajems lindissimas de montanha apesar de ser uma volta bem dura.
Mas dps digam se gostaram da volta, espero que corra td bem.
 

DESALMADO

New Member
Olá malta amiga
Lá estava eu as 8:00 na repsol estava com esperanças que alguem aparecese com as 8:10 niguem apareceu la fui eu direito a serra mãe .
Chegada a setubal com media 29 comei a subir ,fui direito ao portinho até ao cruzamento a bom ritmo cheguei com media 26 quando me estava a perparar para subir as antenas a minha cara metade ligou-me e pediu para não chegar tarde porque era dia de sair com os miudos , então dei meia volta e fui direito azeitão e sempre a bombar,passei por coina direito aos fuzileiros , moita alto do carvalhinho ,sarilhos grandes montijo.
Com media de 28 kmh .
Espero que tenha estado tudo bem ao meus parceiros.
 

INTERCEPTOR

New Member
Uma questão de colheres (GEL)!!!

Fui o primeiro a chegar ao ponto de encontro, estava cheio de ansiedade após o V.Castro me ter feito uma elucidação do percurso e não queria chegar atrasado.:nana:
O pequeno almoço foi uma valente taça de cereais e nos bolsos levava 5 barritas e um único gel. Como não era suposto estar presente não tinha comprado mais e, para compensar, levei pó extra para colocar na água.
O Pessoal chegou e após o café partimos para a dura etapa.
O F.Sobral estava entusiasmado e exibia o seu "gel-três tomas", com que supostamente me daria uma grande coça.:aiui:
Até Alverca foi sempre a rasgar pano, alternando a velocidade a cada minuto que passava consoante o estado físico de quem puxava na frente - 35-40km/h.:choneh:
Encontrada a zona de viragem foi subir, subir, subir, descer um bocadinho para voltar a subir, subir e mais subir e tornar a subir, até avistar-mos as eólicas meio escondidas por um manto de nebulosidade que pairava nos mais de 400m de altidude daquelas bandas.
Mais uma subida e estava-mos em Sobral de Monte Agraço (o que eu festejei a nossa chegada/paragem):venia:
Mais um cafézito e bidõns atestados iníciamos a subida que antecedia a grande descida. Vale a pena subir tanto para poder usufruir de tamanha descida. :roll:
A única nota negativa do dia deu-se mesmo no fim da descida. Fomos surpreendidos por uma curva em cotovêlo com uma inclinação demasiado acentuada para conseguir-mos travar em segurança e com uma carrinha a circular no sentido contrário. A minha roda trazeira deslizou um pouco e não ganhei para o susto. Pena a roda do J.Allez ter derrapado em demasia, obrigando-o a jogar-se para o chão a fim de evitar um embate contra os rails. Uns esfolões na perna e anca e uma roda traseira ligeiramente empenada foram as consequências, valeu eu andar com uma chave de raios comigo.
Já em direcção a V.Franca houve quem agradecê-se a nossa roda e ainda um ciclista que me obrigou a percorrer o Pavê em alta velocidade.:wtf:
Paramos no Porto Alto para lavar a cara e atestar novamente os bidõns, pois o calor já se sentia e as forças já não eram as mesma.
Na recta do P.Alto, já passadas mais de 4h de pedaladas e sem almoço senti-me ir abaixo, não conseguindo manter as pulsações acima das 136ppm. Coloquei-me atrás do já descolado N.Pinto a fim de me abrigar do vento (soprava-me pelas costas) e comi duas barritas de seguida. O N.Pinto estava de tal forma empenado :doente: que, pediu-nos que o deixasse-mos seguir nas calmas (p.automático) até casa. Sendo assim pedi-lhe um gel para tentar fazer a minha recolagem ao grupo (obrigado).
Não foi efeito psicológico, mal atravessou a minha garganta o gel (só digo a marca pessoalmente) começou a fazer efeito e as pulsações começaram a subir muito rápidamente. :confused:
Já em S.Francisco foi a vez do F.Amstrong ver o combustível acabar. O seu gel também não foi suficiente para tantas horas seguidas e aproveitei para me vingar da prometida/conseguida coça.:lol:
O M.Faria deixou-me deveras surpreendido com a sua resistência, nunca mostrando sinais de fadiga apesar dos mais de sessentas e muitos. No final dei-lhe os parabéns.:clap:
Foi uma volta espectacular, com uma paisagem fabulosa mesmo estando um pouco nebulada, excelente para mudar de ares, com excelente companhia e com um ritmo alucinante que nos fez chegar a casa a horas para almoçar em família.

Muito obrigado ao João pela iniciativa e as rápidas melhoras.
 

Jramos

New Member
Ola companheiros, depois deste resumo de volta até me deixou com agua na boca,mas de momento não tenho pernas ( resistencia) para tanto. Isto de tempo quente pede praia com a maria e ai um descontrol de treino.
Fica prometido para finais de Setembro ou Outubro uma volta com voçes.
 

Arap Erpmes

New Member
Boas. Nem o facto de ter sido obrigado a atirar-me para o chão diminuiu o brilho da tirada Montijo-Sobral de Monte Agraço-Montijo. Quem me conhece sabe que não gosto de arriscar nem nas descidas nem nas curvas, mas... desta vez senti-me surpreendido por tudo, em especial pela forma como a roda traseira deslizou no asfalto assim que levei as mãos aos travões, fazendo com que perdesse o controlo numa zona crítica e com elevada percentagem de inclinação (10/11%, creio). Mas, tirando uns arranhões, está tudo bem; foi uma forma diferente e especial de tornar ainda mais inesquecível o dia em que fiz 12 anos de casado:p. Resumindo, foi uma etapa perfeita, espectacular... e decididamente a repetir sempre e quando quiserem:yeah:. Obrigado a todos os que alinharam - a etapa era dura e a hora de partida também... -, e muito obrigado pelo apoio e pela ajuda que me deram para pôr a máquina novamente a rolar. Foram 150 km em 5 horas de andamento. Muito bom. E teria sido melhor, se fôssemos mais para trabalhar as rendições na frente da coluna. Venham mais desafios destes!
 

DESALMADO

New Member
Olá malta
Com alguma leitura e alguns relatos que me chegaram, axo... dei-me ao trabalho em falar com um iniciado e ele diz que da o lugar dele para o nosso amigo Nuno Pinto para poder engrecar nos iniciados ,pelo menos assim ja pode levar alguem na sua roda :p:p:p
 
Last edited:

INTERCEPTOR

New Member
De Sexta para Sábado irei participar no "100% X3M Nigth-Ride II".
Vão ser 150km pela noite dentro com mais de 2000m de acumulado de subidas e no Domingo, lembrando o ano passado, nada melhor para relaxar as pernas do que um monumental empeno numa subida às Antenas ao despique com os amigos.

Pronunciem-se........... até breve.
 

Arap Erpmes

New Member
Boas! Para quem vai ao 100% X3M, que tudo corra pelo melhor e que a diversão seja mais do que muita. Quanto a domingo, desta vez fico em casa, dando sequência ao processo de cicatrização que me impediu de treinar esta semana. Boa volta para todos.
 

Scorps

New Member
Boas!

Se conseguir mexer as perninhas sou gajo para aparecer no Domingo... nem que seja para levar com mais um empeno, se os meus amigos não se importarem com "carga extra"...

Vamos ver como corre na sexta... o X3M!!!

Já soube do "desire" do João... acontece e pode acontecer a qualquer um em qualquer altura... interessa é não desanimar e voltar ao activo quando se puder!!!

Abraços e as melhoras!!!

Scorps
 

Fábio Amstrong

New Member
Boas!

Bem amanhã, vou dar mais um treino bem fixe, já que vou Arrábida com a família (praia), vou aproveitar levar a Super Amarela para escafiar até Sesimbra e depois voltar para Arrábida subir o Portinho e o convento para conseguir elevar minha forma avante!!!:D
Acho que está fazer mal ver o Andy Schleck e o Alberto Contador a subir os Pirenéus com energia brutal:D loool
Abraço ao pessoal
 

INTERCEPTOR

New Member
RELATO DO 100% X3M Nigth-Ride II

Olá a todos.
Agora que já descansei o bastante para me conseguir recompor, cá vai o meu testemunho da minha presença em tão, fisicamente e psicologicamente, dura etapa.
No início o entusiasmo partilhado por todos era notável mas, olhando com atenção, dava para perceber algum receio e nervosismo que rápidamente desapareceria.
Dada a partida deixei-me ficar na cauda do majestoso pelotão para executar a função a mim atribuída, o “carro vassoura”. Como não tive oportunidade de participar nos reconhecimentos para conhecer o percurso de cabeça, valeu-me a ajuda do GPS para me conseguir orientar nas zonas em que ajudava os descolados. Foi a primeira vez que utilizei um aparelho do género e, mesmo sendo um modelo antigo e algo lento nas suas funções, adorei a experiência.
No final, um dos participantes deu-me os parabéns pela minha prestação, agradecendo a forma como desempenhei a minha função. Foi o melhor que podia ter ouvido ao fim de tantas horas de cansaço. Muito obrigado, no próximo tentarei fazer melhor.
O grupo era coeso mostrando que a união faz a força e, fora a queda parada mas com gravidade do N.Resende e as cãibras do Loko, penso que chegaríamos todos ao fim montados nas burras.
Na maioria dos participantes era esperado um bom desempenho mas há sempre aqueles a quem nós, erradamente, não damos muita credibilidade e no final acabam por nos surpreender a todos. No 1º X3M foi a Ema e no 2º X3M foi o Ricardo Gomes, uns verdadeiros heróis.
Mais um evento bem organizado, com bastante assistência técnica, com abastecimentos bem colocados, com apoio em alguns cruzamentos e com um enorme repasto no final que até deu pena ver tanta comidinha a sobrar.
Os meus parabéns ao Hugo Dias e ao Miguel Baptista pelo enorme esforço que tiveram para conseguirem levar avante pela segunda vez este evento e a todos os que os ajudaram em tão bem conseguida tarefa.

Bem haja para todos e até 2011.
Ass: Ernesto Vitorino
 
Top