O tópico do fexpomalveira para primeiro dia já lá tem uns bitates!
Ha pouco vi o Marcelo e disse-lhe que este fds não estarei no reconhecimeto. Vou fazer o Alvalade Porto Covo. Para a semana ja conto juntar-me às tropas!
Sim, é preciso que a malta apareça para ver in loco o trabalho que há por fazer até ao dia do evento, durante a duração deste e posteriormente. Quando aceitei este compromisso, foi em nome do grupo e confiante na ajuda de todos.
Entretanto, vou começar um périplo pelas capelinhas para escolher uma FS, amanhã ao fim da tarde, vou testar a KTM Taser. Se alguém quiser dar uma volta, tá convidado.
O Reis não perdoa... e levou literalmente a minha bicicleta, acho que nunca mais a vou ver lol... vamos lá ver, nem em todo o lado aceitam retomas, aspecto importante a ter em conta.
Primeiro que tudo peço desculpa por este """forçado""" afastamento físico e conceptual... Primeiro foi Portalegre...:yeah: depois muito trabalho... depois veio um fds em descompressão pelos algarves...:cheers: depois mais e mais trabalho... no próximo fds tb não estarei disponível... por motivos familiares e de descompressão....:cheers::cheers: e no seguimento semanal... mais e mais e mais trabalho... FMI aquanto obrigas...
Mas pronto... vejo que isto não pára o que é sempre reconfortante...
E vejo que há novidades das boas... Master J vê lá se namoras bem a coisa...... se arranjarem duas Taser's pelo preço de metade de uma... a minha """velhinha e rodada""" C'dale também pode estar à retoma... Por falar em rodada... amanhã lá tenho de ir buscar a minha roda... leia-se aro... novo... Lá está.... porrada da grossa a quanto obrigas... mas pelo menos consegui reduzir custos... sem ter de gastar em rodas novas...
Bolas... não gastei nas rodas mas lá enterrei o guito no gadget que há muito me coçava as barbas... (J - assim o tempo me disponibilize algum do seu próprio conteúdo - e tens aqui um parceiro para te ajudar a "riscar" mais percursos e traçados demoníacos... :evil::twisted::evil::twisted::evil::twisted
Qto à fexpomalveira... lamentavelmente não tenho podido contribuir na exacta medida da minha vontade... melhores dias virão... certamente...
Vou estar a Taser Elite em carbono contudo estou interessado numa das versões em alumínio porque as carbónicas são muiitooooo p€sadas. Estou indeciso e tudo vai depender da retoma, dos testes e dos aérios.
Acho que é melhor gastares..., ou preferes que seja o "francíu acusado" que te leve o guito... assim sempre dás o teu contributo para o funcionar da economia...
Sim, tudo pelo nosso país. Testei a máquina e é melhor a todos os níveis, o contrário não seria expectável, comparar uma HT de 13 kgs com uma FS de 12, não é, decididamente, o mais sensato para o efeito pretendido, que é escolher o melhor produto dentro do plafond definido. Menos positivo, o bombear do amortecedor, fiquei sem perceber se passa pela habituação ou se, eventualmente, existem melhores soluções no mercado. Falo das ditas "inteligentes" tão apregoadas por uma determinada marca.
De facto o "bombear do amortecedor" é um ponto que também na minha me desagrada um pouco. Daí a maior parte das vezes nas subidas longas e estradões ando sempre com ele trancado! Para descer certas coisas mt técnicas e com mt pedra, em que desces devagar o bombear também é negativo, pois saltita um bocado e pode provocar o desiquilibrio.
Amortecedor com plataforma... é o melhor... na minha nem dou por aquilo ir a bombar... aliás... aquilo não vai a bombar... só mexe qdo leva porrada por baixo... (ar com medida certa para o peso... não falha - não bombeia...) só qdo vejo a posição do elásticozito é que percebo que aquilo até amorteceu qq coisa...... Sempre podes pedir a retoma do que vier e fazer as contas para o tal da marca de que toda a gente fala... não essa... a outra...
Penso que passe por uma questão de hábito, as melhorias de conforto, capacidade de colocar potência em recta e velocidade a descer, compensará seguramente essas perdas com eventuais bombeios.
Jorge, vou dar uma achega no que respeita a pesos de bikes.
A minha rigída tem cerca de 11,5kg, é uma bike que apanha as sobras a nível de transmissão, por isso funciona o suficientemente bem para pedalar. Mas adiante.
Compará-la com a Rush de 11,2kg é comparar a noite e o dia.
Como sabes no sábado fiz os 45km do OesteBike e nem sequer imagino a porrada que teria levado numa rigída.
Embora tenham pesos idênticos, 300gr no geral não são assim tão importantes, a principal diferença está nas rodas.
Eu optei por ter umas rodas abaixo dos 1500gr rodeadas por uns pneus a rondar os 450gr e ter uma bike com respostas rápidas a subir.
Resumindo, seja na rigída ou na FS podes ter uma diferença brutal com apenas o investimento das rodas.
A guerra contra o "Bob" dura à tanto tempo como os desenhos das primeiras suspensões. É algo com que se aprende a viver. Todos os sistemas têm prós e contras.
Basicamente tens:
- single pivot
- horst link
- mac strut
- foux bar linkage
- four bar linkage (fsr)
e muitas outras interpretações dos principais desenhos.
Ginja, agradeço os teus comentários, sempre muito úteis. Neste momento, a decisão está tomada e será uma FS em aluminio, de preferência, na ordem dos 12 kgs, permitindo no futuro, trocar alguns componentes com vista à redução de peso. Os alvos estão definidos e será de uma marca de renome.
Os testes vão continuar... difícil escolha porque todas são melhores que a minha. Próximo ensaio: Epic.
Em relação a pedaladas, hoje finalmente fizemos o percurso na totalidade. Acho que ficou fantástico, "vai ver charters" de Bttístas para o percorrer. Procurou-se que ficasse equilibrado e com todos os engredientes de BTT no seu estado mais puro, paisagens, singles-tracks, obstáculos da mais variada ordem e muitas subidas.