Search results

  1. A

    Acidente na ciclovia - ajuda!

    A seguradora tem razão, o seu amigo deveria ter parado para ceder passagem. Mas mesmo que o CE não discriminasse negativamente os ciclistas com esse Art. 32, este acidente teria provavelmente acontecido na mesma, porque a ciclovia põe o ciclista a circular de uma forma completamente incoerente...
  2. A

    O codigo da estrada e os velocipedes

    Seria mais fácil, e mais simpático, linkar para a fonte...: HTML: http://www.cenasapedal.com/blog/o-ce-e-os-velocipedes/ PDF: http://cenasapedal.com/site/media/content/docs/FAQ_CE_ciclistas_v02beta.pdf Cumprimentos,
  3. A

    Dê-nos uma boa razão para pôr alguém a andar de bicicleta

    Passo a divulgar este projecto e pedido de colaboração de ciclistas: PROJECTO: Design e mobilidade – por uma cidade mais inteligente e emotiva Sempre se andou de bicicleta por diversas razões. Contudo, hoje, essa opção pode até ser uma atitude politica. “O meu vizinho...
  4. A

    Acidente ! Quem tem razão?!?

    Se o taxista sinalizou atempadamente a manobra, pelo Art. 32 a infracção foi tua. Este acidente é comum e conhecido por "left cross" ou "atravessamento à esquerda". Como o nosso CE actual discrimina negativamente os ciclistas (o que não tiver motor, basicamente), nomeadamente retirando-lhes a...
  5. A

    Ciclovias Ornamentais

    Quer dizer, legalmente podem conduzir ciclomotores, o que implica conhecer o CE, saber conduzir, e cumprir regras, mas são incapazes de conduzir bicicletas?... http://www.prp.pt/formacao/lic_esp_50cc/index.asp Não, não são apenas para adultos responsáveis, também são para crianças e jovens...
  6. A

    Ciclovias Ornamentais

    A sinalização de trânsito tem que ser o mais objectiva e inequívoca possível, não pode estar sujeita à imaginação e interpretação de cada um. Aquelas marcas no chão não têm valor algum. E em breve desaparecerão de qualquer maneira (tinta gasta-se ou fica coberta de detritos). A ciclovia não tem...
  7. A

    Ciclovias Ornamentais

    Não faço a mínima ideia... Não me pareceu estar sinalizada como pista para velocípedes, como a outra, e acaba no meio do passeio (embora isso seja comum nas ciclovias em cima de passeios). Gosto de pensar que foi uma melhoria da qualidade do passeio para melhor servir os peões (piso mais lisinho...
  8. A

    Ciclovias Ornamentais

    Deve ser disto, também vi: Mais aqui, ex.:
  9. A

    Benfica Ciclável - FPCUB

    Sem dúvida. Esse comportamento (comum) é absolutamente imbecil. Lá porque outra pessoa comete um erro, neste caso, usa um espaço destinado a outras pessoas, quer dizer que tens o direito de a pôr em risco só porque podes?! Pela tua lógica esses peões deveriam poder pôr-te em risco a ti...
  10. A

    Apresentação e Código da Estrada para Velocípedes

    Já há outra versão mais recente e dirigida para um público mais jovem (http://www.cenasapedal.com/blog/2009/02/25/projecto-life-cycle/), está aqui: http://cenasapedal.com/site/media/content/CycleTraining/FAQ_CE_Ciclistas_v1JUNIOR.pdf
  11. A

    Alerta: Ciclovia Monsanto-Campolide (Lisboa) perigosa

    Podes, desmontando e levando a bicicleta à mão, situação de circulação equiparada à de um peão, pelo Código da Estrada. Ao menos podiam pôr o corredor para bicicletas a desembocar na estrada, trabalhando o ponto de transição, mas não isso seria se eles estivessem preocupados com o conforto ou...
  12. A

    Alerta: Ciclovia Monsanto-Campolide (Lisboa) perigosa

    Quem disse? :-) As ciclovias prezam essencialmente tirar as bicicletas do caminho dos carros.
  13. A

    Mais um Acidente por falta de Civismo

    Não vejo porquê. Exacto, quer fossem a par quer fossem em fila. Azares acontecem. O que eu digo é que afirmar que "andar a par numa curva é palerma" (independentemente do contexto) em oposição a andar em fila indiana, e que isso é pretexto para automaticamente pôr o ónus da culpa nos...
  14. A

    Mais um Acidente por falta de Civismo

    Inacreditável. Claro que a culpa é dos "paneleiros" que iam na curva, nunca do que faz a curva depressa demais para a visibilidade da mesma... A culpa é dos automobilistas e dos ciclistas negligentes. Mas a mesma negligência tem consequências muito diferentes para uns e outros. A começar por...
  15. A

    Iniciativas legislativas em nome da bicicleta

    http://www.cenasapedal.com/blog/2009/01/23/iniciativas-legislativas-em-nome-da-bicicletamodos-suaves/ http://www.cenasapedal.com/blog/2009/01/21/beneficios-fiscais-para-bicicletas/
  16. A

    Queremos Beneficios Fiscais para as Bicicletas! (Petição online)

    As luzes e reflectores são obrigatórios, claro, e faz todo o sentido.... A matrícula e a licença já não são obrigatórias.
  17. A

    Inquerito sobre ciclovias (p.f. colaborem....)

    Epá, para quê ter e dar trabalho desnecessário? Faz um formulário online, no Google Docs (https://docs.google.com/). Facilita imeeeenso! A responder e a tratar as respostas...
  18. A

    3º Grande Prémio da Actividade Física

    Este domingo, entre as 10h e as 13h, o Autódromo do Estoril estará aberto aos veículos não motorizados, caminhantes, joggers, etc. Um bom programa para fazer em família, com os miúdos. http://www.cenasapedal.com/blog/2008/10/30/3%C2%BA-grande-premio-da-actividade-fisica/
  19. A

    Regras de Transito para Velocípedes

    Onde é que foste buscar essa? O Artigo 113 diz apenas: Não espalhes opiniões infundamentadas, apresenta factos e artigos da legislação para defender o que dizes e aí sim, prestar um bom serviço público...
  20. A

    Regras de Transito para Velocípedes

    Diogo, conheces a etiqueta da web? Sabes o que é o Copyright e as Licenças Creative Commons?... Que tal indicares a fonte original de onde copiaste tudo isso sobre o qual fizeste depois as tuas adaptações e remisturas? O que é que alteraste ou acrescentaste de novo ao texto original, afinal...
Top