Alerta: Ciclovia Monsanto-Campolide (Lisboa) perigosa

jp55m

New Member
Boas,


Junto abaixo reclamação colocada à CML a alertar para o perigo desta ciclovia. Conto adicionar fotos da mesma em breve.

Boa Tarde,

Venho, na posição de utilizador diário de bicicleta em Lisboa, manifestar o meu profundo desagrado pela forma como está a ser efectuado o prolongamento da ciclovia Monsanto-Campolide.


O troço agora em construção, entre a rotunda da Rua Inácio Pardelhas Sanchez e a Rua de Campolide, com cerca de 300 metros de extensão, apresenta, a meu ver, os seguintes problemas graves:

Obriga ao cruzamento de 5 (cinco) vias com elevada densidade de tráfego automóvel pois são os acessos da Rua de Campolide à Rua General Correia Barreto (espécie de via-rápida de ligação entre o eixo Norte-Sul e a IC19 e 2ª Circular).

Reduz o já escasso espaço de circulação pedonal, nomeadamente junto à paragem do Bus. Este é um problema dos peões. Dado que também sou peão, e para não complicar, efectuarei outra reclamação à parte na posição de peão (se a bicicleta é um veículo, porquê retirar espaço aos peões para a mesma?).


Considerando que a construção de ciclovias preza, sobretudo, a segurança dos ciclistas, é inconcebível que se obriguem os mesmos a, para percorrerem cerca de 300 metros, efectuar 5 travessias de vias com elevada densidade de tráfego, a maioria delas com mais de uma faixa.

Efectuei hoje este percurso pela dita ciclovia, para tirar fotos para alertar para a situação. Verifiquei que o perigo das travessias é elevadíssimo pois os automobilistas não têm a noção de quem tem prioridade (nem eu). Facilmente sucede que um automobilista pára para deixar passar o ciclista, este inicia a travessia e é abalroado por outro automobilista que circula no mesmo sentido e julga ter prioridade (existem 2 faixas para cada sentido).

No mínimo, a ciclovia deveria contornar a rotunda pelo outro lado, cruzando apenas a Rua Inácio Pardelhas Sanchez, de acesso à Serafina, com menor tráfego e apenas uma faixa para cada sentido.

Na minha opinião é, de longe, mais seguro efectuar este percurso por estrada pois as faixas são suficientemente largas, a visibilidade bastante boa e o trânsito relativamente lento. Todavia, a lei não o permite agora que existe ciclovia.

Esta obra só vem confirmar que é necessário uma alteração urgente à lei, por forma a permitir aos ciclistas, entre outras coisas, a circulação por estrada em alternativa à ciclovia. A Câmara de Lisboa deveria, na minha opinião, tirar partido da sua posição priveligiada para pressionar o estado nesse sentido (se lhe interessar realmente ter mais ciclistas, e menos trânsito, poluição, estacionamento anárquico,..).


Sugiro que, antes de realizarem destas especialidades, entrem em contacto com utilizadores reais de bicicletas (sim, existem), ou que ao menos peguem numa bicicleta e avaliem as alternativas.


Peço desculpa pelo tôm da reclamação mas cada vez tenho menos paciência para estas... coisas.


Obrigado pela atenção dispensada.

Cumprimentos,
João Magalhães
 

koddok

New Member
Realmente, este tipo de obras é feita para encher o olho, e não para ser útil, uma vez que as eleições estão aí à porta.

Estou curioso em ver a tua "reportagem fotográfica"
 

jp55m

New Member
Boas,


Junto fotos da dita, ontem efectuadas no sentido Monsanto - Campolide.

O fim da parte que já existia. Não vou comentar o lancil camuflado, pois a obra ainda não está terminada.
3408583621_ba68a9d28d.jpg


1ª Travessia - Saída da Rua General Correia Barreto, duas faixas com trânsito "agressivo".
3409394906_cc33b983b5.jpg


2ª Travessia - Entrada da Rua General Correia Barreto.
3408587629_17195c2a9d.jpg


3ª Travessia - Entrada da Rua de Campolide na Rotunda.
3409398076_0521cae406.jpg


Separador entre a entrada e a saída da Rua de Campolide na rotunda. Tenho pena de não ter uma foto com a bicicleta para facilitar a percepção das dimensões.
3408589745_813f2c32cd.jpg


4ª Travessia - Saída da rotunda para a Rua de Campolide.
3408594537_ec632b23e1.jpg


Visão geral - Rua de Campolide.
3409406430_9ebfbd9a4c.jpg


5ª Travessia - Rua de Campolide, duas faixas com trânsito muito intenso.
3408599597_07ee4ee624.jpg


3408600921_7d174f8afc.jpg


3408603363_6f0fb6aa6c.jpg


Acesso ao Jardim (Fim).
3409414308_72f6be1a7d.jpg




Em vez das primeiras 4 travessias acima poderiam (digo eu, não sei) ter efectuado apenas uma, na Rua Inácio Pardelhas Sanchez (ao fundo na foto).
3408592145_4fbd1da50c.jpg



Tinha erradamente mencionado que a maioria das travessias eram a vias com mais de uma faixa. Peço desculpa pelo engano, das 5 apenas 2 atravessam duas faixas de rodagem.


Entretanto surgiu-me outra dúvida... posso circular com a bicicleta no passeio entre a ciclovia e as travessias da estrada?


Abraço
 

anabananasplit

New Member
jp55m said:
Entretanto surgiu-me outra dúvida... posso circular com a bicicleta no passeio entre a ciclovia e as travessias da estrada?

Podes, desmontando e levando a bicicleta à mão, situação de circulação equiparada à de um peão, pelo Código da Estrada.

Ao menos podiam pôr o corredor para bicicletas a desembocar na estrada, trabalhando o ponto de transição, mas não isso seria se eles estivessem preocupados com o conforto ou tempo dos ciclistas, que não parece ser o caso, a avaliar pelas imagens.
 

viskonde

New Member
fds realmente estas ciclovias sao ridiculas ..
tanto dinheiro que se fosse bem gasto ate podia melhorar a nossa vida.. e assim nao ajuda em nada

parece que a camara nao faz estudos das obras..
pensam em ciclovias e nem pensam no que deve ser uma ciclovia.. apenas pensam que o chao vermelho é bonito e ajuda nas eleicoes

pelo que vejo nas fotos essa ciclovia é so para atrapalhar, ja que se andaria muito melhor em estrada..


3408589745_813f2c32cd.jpg

depois acho bue piada a estes promenores parvos

e mais parvo e que a fazerem as rotundas assim ainda é mais perigoso..

bah
mais valia disponibilizarem o €€ à FPCUB ou a outra associação qualquer, e quem anda de bicicleta que dissesse onde investir o €, em vez de ser desperdiçado pelos nossos queridos politicos
 
Top