Bolhas em Pneus KENDA

JJULIO

New Member
Pneus Kenda - Nunca mais!!!!!

Boa noite Amigos do Pedal,

venho aqui descrever-vos algo que nunca achei não pudesse acontecer. Para vos enquadrar, eu FUI um utilizador incondicional (foram os meus pneus durante 3 anos tendo sido os ultimos o 3º jogo de pneus) dos Kenda Navegal Tubless 2.1. No entanto, e apesar de apreciar a principal virtude deste pneu que é a sua aderencia irreprensível em descida e em qualquer tipo de terreno, perdi a toda a confiança que depositava não só nos Navegal, mas sobretudo na marca Kenda e quem a representa.

Com um mês de utilização e pouco mais de 500km, o pneu rebentou!!!:wtf: e só não originou consequências de maior por ia a subir e de repente senti o pneu a bater!!!... como podem ver pela foto!.... Então e se fosse a descer "à bruta" como estes pneus permitem?!!!
nyxqc9.jpg
30bnvae.jpg


Nem queria acreditar, pneus novos!!! e estava num daqueles sitios a muitos km do que quer que fosse!!!
De regresso a casa fiz a reclamação que se impunha junto da loja que mos vendeu, e que passadas 3 semanas e após alguma insistência lá veio a resposta da marca pelo seu representante "Os Kenda Navegal tubless não podem levar liquido selante" WHAT!!!!!!!!!!!.... !!!:wtf: "nem os Navegal nem qualquer outro modelo, apenas este ano vamos lançar um modelo que permite o liquido selante"!!!!.... " e aliás vem escrito na cinta do pneu".

É a pura da verdade: o Kenda Navegal tubless custa 45 euros e não faz tubless porque não pode levar liquido selante!!!!.... só podem estar a brincar!!!!

DASSE sou muito TóTó!!!!, tenho andado a dar 90 euros por cada jogo de pneus para no final, e desculpem a expressão "Cagarem num gajo", e se escudarem numa numa frase em inglês onde é proíbida a utilização de liquido selante!!!..... Então como é que se faz o tubless sem o liquido?!
End of story a marca perdeu-me a mim como cliente e espero que muitos mais!... felizmente a casa que mos vendeu, e também surpreendida com a explicação, deu-me 2 pneus à escolha que não Kenda, obviamente.

Não se distraiam!:desconfiado:
 

jv-

New Member
Isso é macabro! Já tinha ouvido que os pneus tubeless deveriam ser utilizados sem líquido pois alterava a constituição química da borracha.

Eu nunca comprei pneus tubeless, nem percebo bem a sua utilidade. Ou uso parede simples se quiser pouco peso ou parede dupla se realmente quiser uma performance à maneira.

Agora um produto que não é muito leve nem muito resistente e muito mais caro? nahhh
 

tinta

New Member
:eek: Tipo, li isto e fiquei assim!!! :eek::eek::eek::eek:

MAs quanto a tubless não poder levar liquido é mentira. Tenho uns MAxxis e têm liquido. Até já me fez falta numa ocasiam, o liquido resolveu. ;) Boa sorte com o teu novo jogo de pneus. Já agora, são de que marca?

Abraço
 

azulen

New Member
É de lamentar o que sucedeu contigo e percebo o que queres dizer, mas se lá está escrito que não pode levar liquido é porque não pode.
Posso estar enganado mas o liquido serve apenas para evitar pequenos furos, ou melhor, evitar que se fique apeado com furos lentos. Não é regra que todos os utilizadores que usem tubeless tenham que por liquido, só põe que quer e acha que precisa. Eu tive que por liquido para colar o pneu à roda, pois o pneu que uso não é aconselhado a usar tubeless, por isso se der o berro só tenho que perceber pois sei que corri o risco.

Mas é normal ler-se o "manual de instruções" depois de fazer a m3rda. Já agora, se soubesses que não podia levar liquido, metias na mesma?
 

Jepas

Super Moderador
Vai aqui uma grande confusão. Um pneu Tubeless usa esta sigla nas paredes:

ust-tubeless.jpg


Com isto o pneu é exactamente igual ao dos carros: não precisa de qualquer líquido. O uso de líquido apenas serve para tapar furos esporádicos (como no caso das câmaras de ar com líquido).

Por isso atenção: Um pneu UST não precisa de qualquer tipo de líquido - uso os meus UST só com ar há mais de 6 anos.

Se alguém se lembrou de ADAPTAR pneus a tubeless usando líquidos não recomendados e pneus que não foram construídos para tal, com que razão quer reclamar?
Aliás, a Kenda anula a garantia dos pneus a quem os adaptar a tubeless. Se querem um pneu tubeless sem problemas, comprem um UST com o símbolo acima descrito.
 

luis biclas

Elos Rápidos
Confesso que desconheço completamente os pneus tubless, mas como estou a pensar em colocar uns na bike fiquei um bocado surpreso com este tópico.
Então mas não é suposto os pneus tub. levarem liquido?
 

jv-

New Member
azulen se tiveres pneus 2ply com câmara de DH com líquido selante lá dentro e usares muita pressão não furas.

Snake-bites podes mandar, mas furos normais não.
 

jv-

New Member
Porque quero saber qual é a forma dos pneus TUBELESS evitarem os furos mais pequenos, criados por objectos muito finos mas mais rijos, que acabam sempre por ultrapassar a camada de borracha e arame dos pneus.

Eu não percebo a tua embirração, acredito que seja fundamentada, mas não estou a ver como, acho que fui claro com a minha questão.
 

JJULIO

New Member
...Já agora, se soubesses que não podia levar liquido, metias na mesma?
Naturalmente que não!

Importa salinetar, porque é passei a usar pneus Tubless: podemos passar a andar com pressões mais baixas sem correr o risco das snake bites (dado que são normalmente reforçados lateralmente), o que é muito interessante em trilhos técnicos com muita pedra, no entanto, como reduzes a pressão os picos e cardos entram com mais facilidade na borracha, e daí a necessidade de termos um liquido que vede instantaneamente o furo.
 

azulen

New Member
Porque quero saber qual é a forma dos pneus TUBELESS evitarem os furos mais pequenos, criados por objectos muito finos mas mais rijos, que acabam sempre por ultrapassar a camada de borracha e arame dos pneus.

Eu não percebo a tua embirração, acredito que seja fundamentada, mas não estou a ver como, acho que fui claro com a minha questão.

Oh amigo, não estou aqui a embirrar com ninguém. Se fui ofensivo de alguma maneira peço desculpa.

Eu acho que não foste nada claro. Se até pneu de tractor fura quando mais um pneu de bicicleta, mesmo com esses tais pneus e mais não sei que de DH furas.
Para mim há duas regras importantíssimas para não furar. Uma é andar sempre que possível na parte limpa da estrada/troço/trilho. A outra é o peso do ciclista. Uma pessoa pesada vai furar com bastante mais frequência que uma pessoa leve (claro que há muitas variantes nesta afirmação, tipo de pneu, tamanho da roda, etc etc).
 

JJULIO

New Member
Vai aqui uma grande confusão. Um pneu Tubeless usa esta sigla nas paredes:

ust-tubeless.jpg


Com isto o pneu é exactamente igual ao dos carros: não precisa de qualquer líquido. O uso de líquido apenas serve para tapar furos esporádicos (como no caso das câmaras de ar com líquido).

Por isso atenção: Um pneu UST não precisa de qualquer tipo de líquido - uso os meus UST só com ar há mais de 6 anos.

Se alguém se lembrou de ADAPTAR pneus a tubeless usando líquidos não recomendados e pneus que não foram construídos para tal, com que razão quer reclamar?
Aliás, a Kenda anula a garantia dos pneus a quem os adaptar a tubeless. Se querem um pneu tubeless sem problemas, comprem um UST com o símbolo acima descrito.

Não, não existe confusão!
Os Kenda Navegal tubless 2.1 e têm o simbolo UST, portanto não foram adaptados!!!... e se tens os teus há 6 anos e nunca tiveste azar, ou andas pouco ou estás cheio de sorte!
No grupo com quem dou as minhas voltas já houve colegas que tiveram a mesma ideia em não usar liquido e renderam-se ás evidencias!
Parece-me demasiado evidente a necessidade do tal liquido, ou nunca assistiram ao vedamento de um furo num pneu Tubless?!... Furas, ffffff ouves o ar a saír..... pões o pneu a girar, baba um pouco e está selado.
 

Antonio73

New Member
Uso pneus Kenda "Small Block" e "Karma" em kevlar, convertidos em tubless e até agora 5*. Já andei com vários jogos e apenas numa situação um dos pneus fez um pequeno rasgão na lateral, o que podia ter acontecido com qualquer um de outra marca ou modelo. Antes tinha tido dois Specialized Sausewind que adorava e eram tubless ready ou seja teoricamente poderiam levar liquido selante e um deles pura e simplesmente rebentou (por sorte a bike estava parada, pois tinha acabado de andar). Mais tarde vim a verificar que o liquido "No Tubes" havia-se infiltrado nas telas do pneus enfraquecendo-o, fazendo com que ficasse com bolhas e por isso rebentasse. (imcompreensível num pneus de quase €50 e preparado para levar liquido).
Compreendo a tua frustração, mas continuo a adorar os pneus desta marca "Kenda"
 

Jepas

Super Moderador
um pneu UST pode ser remendado e quando se fura pode-se sempre colocar uma câmara de ar lá dentro. Já usei líquido uma ou duas vezes e sabes porque não o fiz mais? Porque evidentemente existem furos maiores que o líquido não tapa. Nesse caso o líquido vai fora, o pneu fica todo sujo e eu também. Por isso arrisco andar sem qualquer líquido.

Mas pronto, quando usei não foi em pneus Kenda mas noutros que nunca deram problemas: Schwalbe, IRC, Michelin, Maxxis. Por isso, volto a dizer, não é necessário líquido, veda alguns furos, mas não veda todos os furos. Qual foi o líquido que fez isso?
 

essence_s

New Member
Boas, isto realmente tem as suas opinioes e experiencias.
Nunca usei pneus convertidos, já uso pneus tubeless à varios anos, sempre com liquido (slime ou outro "verde").
Já tive furos que o liquido não selou?evidente, as vezes é dificil escolher caminho!
Ainda sou do tempo que se ia para o mato com pneus normais, com camaras normais e se tinha 2 e 3 furos por volta!!
Desde que aderi ao tubeless os furos reduziram 98%!
 

JNR

New Member
Que tipo de liquido, latex, com amoniaco, sem amoniaco? há relatos e a propria maxxis desaconselha certos produtos com base de amoniaco, pois corroi a borracha e provoca "bolhas". o "selante" (os mais famosos são o notubes e o joe's) costuma ser usado em pneus "normais" adaptados a ust. e corrijam-me são à base de latex, pois precisam de selar o pneu à parede do aro e depois temos os "anti-furos" que não usam ou têm uma quantidade menos de latex...
 

rucaf3

New Member
Uso Kenda convertidos com liquido Notubes e 5 estrelatos tbm... Mas sei k ao fim de um tempo as paredes dos mesmos ficam muito moles o k pode originar (caso se use pouca pressão) descolar da tela lateral como me já aconteceu 2 vezes, mas ai foi por k como tinha a minha susp a 80mm e como sou pesado 87kg, ficando a resposta da susp um pouco mais dura claro k a força era transmitida para o pneu, mudei para 100 novamente e ... Problema resolvido...
 
Top