Eh pá, pois, a falta de tempo obriga um gajo a desenrascar-se de formas mais habilidosas mas menos apropriadas. Eu que o diga. Também tenho os R1 e o problema de haver um dos pistões que sai mais que outro repete-se em ambos os eixos.... Como não tenho tempo (e quando tenho, confesso que me relaxo um pouco para a coisa) ainda não consegui fazer oque o amigo Batas menciona. Mas essa é a solução (espero eu) para esse problema.
Como ainda não o fiz, e gosto de andar com as rodas livres de atrito, dá um pouco mais de trabalho a centrar a pinça, mas consegue-se. O problema é que se um dos pistões não sai, não se pode usar o método de centrar a pinça com o disco pelo método que muita gente usa, ou seja, desapertar a pinça, travar e apertar de novo. Quase de certeza fica a roçar. Assim, tem que se ter paciencia e ajustar a pinça sem travar... É uma banhada porque quando se trava isso vai obrigar o disco a empenar temporariamente (perdendo algum poder de travagem) mas como os R1 têm power que sobra, isso não é problema.
Quando se colocam pastilhas novas então, é para esquecer, aquilo fica sempre a travar (não é a roçar, é mesmo a travar). A solução, como os R1 não têm ajuste do encosto das pastilhas, e isto é feito automaticamente, passa por colocar duas lâminas finas, uma de cada lado do disco, entre este e as pastilhas (se se conseguir, mas com algum jeito aquilo vai lá) e ilude-se o sistema, manda-se duas ou três bombadas fortes na manete, e em principio consegue-se espaço para aquilo trabalhar em condições. Se não, é como o MArreiros diz, lixa nas pastilhas e pronto....
Mas esta questão, nos Formula, não é defeito, é mesmo feitio. Antes destes tive uns Oro Bianco e era exactamente a mesma coisa... O que é que me levou a comprar novamente Formula? Adoro-os... mas esta questão por vezes é mesmo irritante.