29er 2015 Mondraker Podium Pro semi à lá carte.

edununo

Well-Known Member
Funciona bem.
Se usasse prato 32 provavelmente abusava mais do 42 atrás e teria mais desgaste. Como uso 30 à frente, só naquelas paredes complicadas é que recorro ao 42.
 

kanoysta

Member
pois. é bem pensado. eu como n mudei de corrente na cassete anterior, tb n deve ter ajudado. mas se n fosse pelo prato 42, penso que essa cassete ainda andava na bike. lol
este ano n tenho usado pratos ovais. tenho usado normais em aço. 1400km até agora sem sinais de desgaste no prato. Os de alumínio não me duraram mais de 4000km... e foi mm até ao limite. Os dentes quase pareciam agulhas :)
 

edununo

Well-Known Member
Porreiro.

Os cranks xx1 e x01 são exactamente iguais. Só muda mesmo a aranha. Com essa troca consegues pratos bem baratos.
 

kanoysta

Member
muito baratos e que duram bem mais. A wolftooth tb tem partos em aço mas são mais caros que os de alumínio.
bem bem, era alguém fazer pratos ovais em aço :) . quando houver acho que mudo novamente
 

RTC

Super Moderador
Boas.
As tuas SL vinham em novas muito presas ou nem por isso?
Elas têm afinação axial e com aquela chave preta que vem com as rodas dá para soltar/apertar. Tiveste que fazer isso?
Acho a minha roda traseira um pouco presa. A da frente está boa.
Não sei se hei-de mexer ou deixar andar mais uns kms a ver se solta um pouco.
 

edununo

Well-Known Member
Boas.
Nunca senti isso.
Tive sim, ao fim de uns kms ( 2 ou 3 voltas ) que apertar ligeiramente com a tal chave pois tinham uma pequena folga lateral.
Na altura da compra as rodas foram mexidas pois troquei o cepo pelo XD para a cassete 11v SRAM.
 

RTC

Super Moderador
Ok, obrigado.
Pois, nas de estrada já tive que fazer isso. Apertar os cones para eliminar a folga.
Mas nesta roda acho que vou ter que fazer o inverso e soltar um pouco.
 

RicardoCupra

New Member
As minhas SL vinham de fabrica um pouco presas no cepo traseiro.

Fizeram os primeiros 1000kms assim e depois foram abertas para relubrificação e verificação dos rolamentos. Os cones foram de novo montados e desta vez ficaram bem mais soltos, rolam neste momento melhor do que as Zipp que tenho na bike de estrada :cool:
 
Se estiverem muito apertadas, com a roda de trás no ar, se rodarmos os cranks para trás, a roda gira um pouco? Nas minhas crossmax ST giram um pouco....
 

RTC

Super Moderador
RicardoCupra said:
As minhas SL vinham de fabrica um pouco presas no cepo traseiro.

Fizeram os primeiros 1000kms assim e depois foram abertas para relubrificação e verificação dos rolamentos. Os cones foram de novo montados e desta vez ficaram bem mais soltos, rolam neste momento melhor do que as Zipp que tenho na bike de estrada

Pois...mas não me parece que vá fazer 1000kms sem ver isso primeiro! :)
 

edununo

Well-Known Member
Então é assim:

Ao fim de +-7500 kms troquei a cassete e o prato.
Saiu uma 1195 X01 de +-270g e entrou uma 1150 GX de +-390g. Não tenho fotos.

Saiu o conjunto aranha e prato 30t original SRAM e entrou um prato direct mount oval BB30 ABSOLUTEBLACK de 30t.

Prato_absolute_Black_30t_bb30_oval.jpg

Aranha_SRAM_BB30_X01_PRATO_30_D.jpg


75g de poupança.

20160220_122003.jpg

20160218_160952.jpg

20160218_151107.jpg


Até ver, o prato retém a corrente tão bem como o original. A sensação de pedalada é diferente. Ajuda porque na fininha já ando com ovais há 1 ano.
 

kanoysta

Member
Fogo?! Esse prato da foto tem 7500km? O meu rotor QX1 teve cerca de 4200 e ficou com os dentes tipo agulha.
Será que foi por ser sempre com a mesma corrente ? Ou o alumínio será mais fraco?
 
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edununo

Well-Known Member
Novidades:

O Tune ao fim de mais de 5 anos está a precisar de ser forrado. Já perdeu a parte da frente e a de trás está má.
20160305_122852.jpg


Entretanto troquei o meu Garmin Edge 800 por um 520 e fiquei com um par de sensores de velocidade e cadência disponíveis.

Coloquei na Mondraker.

20160226_121625.jpg

20160226_121702.jpg


Estes novos sensores são bastante interessantes. Não necessitam de ímans nem zips. É colocar e já está.
 
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