29er 2015 Mondraker Podium Pro semi à lá carte.

edununo

Well-Known Member
#1
Sou um novo membro do clube da 29ers.

Tive a oportunidade de trocar a minha BH Ultimate roda 26 por um Mondraker Podium de 2015, aproveitando parte do material da BH. Desta forma, toda a transmissão X01 1X11 passa para a Mondraker. Pedaleira X01 BB30 com prato 32d, cassete X01 10-42, desviador X01 e rotativo X01. Saltaram também o selim Tune Speedneedle Marathon e os travões Formula R1 Racing de 2012.

Após a montagem:



9.93kg, com peliculas de protecção, grade de bidão, pedais de 315g e pneus de 835g cada não é nada mau.

Descrição de Componetes.

Quadro - Mondraker Podium Pro 2015
Avanço - Mondraker IST.
Espigão - Onoff Peak Carbon 31.6 400mm - 198g
Guiador Onoff Peak Carbon 710mm - 155g.
Aperto espigão - Mondraker - 32g.
Transmissão full X01 1x11 BB30.
Travões - Formula R1 Racing 2012.
Rodas - Easton EA70 XCT Tubeless - 1745g declaradas.
Pneus - Maxxis Crossmark LUST 2.1 - 835g cada declarados.
Pedais Xpedo - 315g
Grade de bidão - 35g
Selim - Tune Speedneedle Marathon - 107g

Mini Review porque a experiência em 29ers é muito pouca.

1a impressão, parece um camião. Passados os 1 os kms a largura do guiador começa a fazer sentido. Foi uma volta curta com um pouco de tudo. A grande sensação que transmite e a de alisar os trilhos. Fiz trilhos conhecidos aqui pelo meu quintal e pareceram menos duros.
Estava com algum receio nas zonas mais íngremes de não ter pernas mas não se verificou. Um prato 32d numa 29 é cerca de 10% mais pesado que numa 26 porque o perímetro da roda é também cerca de 10% superior. Contudo aquele suavizar do piso parece ajudar.
Contudo também há contras. A retoma de velocidade é mais lenta e a largura superior do guiador prejudica nas zonas estreitas.
Para já estou satisfeito.


Fotos:







Os protectores dos cranks serão para trocar por uns amarelos e queria uns stikers amarelos X01 para a pedaleira, desviador e manipulos.

As rodas não sendo ultra leves, embora loge de serem pesadas (+- 1750g) rolam muito bem e são rigidas. Parecem ser de combate.

Com tempo irei fazer uma review mais aprofundada.
 

edununo

Well-Known Member
#7
Obrigado a todos.

Esta bike foi comprada com um bom desconto e depois foi retirada toda a transmissão, travões e selim, tendo ficado com o resto.
O peso segundo a Mondraker é de 10kg certos sem pedais. A bicicleta foi pesada na altura com o material de origem e pesou 10.25kg. Contudo tinha câmaras de ar (apesar de ter rodas tubeless e pneus tubeless) que pesavam cerca de 407g. Na realidade até já estava sub10 sem pedais.
Com os pedais, grade e liquido dos pneus o peso aumentou mas foi compensado com a entrada do material mais leve que estava na BH.
Depois de tudo montado e com o kit de protecções autocolante deu os tais 9.93kg.
Em casa recebeu o suporte para o Garmin 800 e a protecção de escora e está nos 9.98kg. Mesmo mesmo na barreira psicológica do sub-10.
Poderia tirar facilmente meio kg nos pneus e nos punhos SRAM X01 mas para mim está bem como está.
 

edununo

Well-Known Member
#10
Este Speedneedle é a versão Marathon, mais larga 10mm que o normal e é o meu selim de há 4 anos. Nestes 4 anos já troquei de quadros, rodas etc.... mas este componente mantém-se. Acho que diz tudo. Está em bom estado geral mas a pequena parte em pele na zona frontal está gasta. Talvez um dia deste o mande forrar.
 
#11
Parabéns ednuno,eu no mês passado também adquiri uma Podium ProSL mas deste ano!!!! Ainda só andei nela 3 vezes mais uma de quando a testei e só posso dizer maravilhas...... é uma máquina brutal!!!! haja é tempo agora para pedalar nela.... ;)

Cumprimentos
 

edununo

Well-Known Member
#15
Ando encantado com a bike e acima de tudo com as rodas.
A qualidade de construção é muito boa. Pintura, montagem etc..... falta ver a durabilidade mas, pelas reviews que tenho encontrado parece-me que não vou ter grandes problemas.
Os cubos são silenciosos e muito suaves. Começam a rodar e parece que não param mais.
O único contra poderá ser a relação preço / peso. Neste aspecto as montagens ZTR e B.O.R. sao mais apelativas.
 
#17
bom dia, no fim de semana passado passou um bicicleta muito pareceda com a tua por mim nos trilhos da arrábida.
nas fotos que tens aqui, pensava eu que era uma bike "esquisita" diferente, mas ao vê-la ao vivo é outra loiça, fiquei agradado pela positiva, os amarelos dão-lhe um bonito destaque.
na minha opinião este quadro é da queles que ou se gosta ou se detesta, não á meio termo.