@Jocas, se diz isso é que ainda não experimentou nenhuma caixa automática de última geração, nem precisa de ser um num carro topo de gama, pode ser até as novas ZF 8HP que equipam a última versão de um charuto tipo BMW 320d. Num carro com um motor de treta consegue dar outra vida totalmente diferente ao carro.
Mesmo as velhinhas ZF 6HP dos BMW 535d de 2008, a versão com patilhas no volante, já eram a meu ver melhor que caixa manual. As caixas automáticas da mercedes (722.6/9) que o pessoal está habituado nos mercedes, isso sim são caixas para conforto e sempre hão de o ser, mercedes é carro para velhos
Se elas não fossem boas (as caixas automáticas), não equipavam carros como uma audi RS6 2008 (ZF 6HP28) ou BMW M5 F10, e cada vez mais em carros de segmento baixo.
Podia também falar das caixas CVT, que equipam os VW golf 1.6, que dão outra vida a um motor fraco, uma aceleração continua bastante boa...
O mesmo será com as mudanças XTR DI2, agora até nem podem ser a melhor coisa do mundo no momento (afinal ainda é a primeira versão), mas daqui a 1/2/3 anos vão ser cada vez mais vistas, em versões tipo XT e acessíveis a todos pelos benefícios que trazem.
De resto fico à espera de preços para este XTR Di2, e saber se a shimano tal como a sram vai exigir que o pessoal troque os hubs para as k7 de 11.