Ahh..definições,definições...
Hoje dou eu a minha opinião que espero que ajude a malta mais confusa neste desporto cada vez mais dividido em sectores,seja por evolução da maneira de o praticar,seja pelo marketing...
Então,comecemos:
XC=Cross Country/Maratonas:O que a maior parte da malta aqui no fórum faz.Cross Country são provas em circuito,com subidas e descidas,com duração raramente superior a 2h,mas pode-se considerar cross country também aquelas "voltinhas" de treino com os amigos,pelos caminhos do costume,uns "picanços" à mistura,a maior parte destas voltas serão por estradões e caminhos geralmente sem grandes dificuldades técnicas.Maratonas a´cho que não preciso de explicar a ninguém,são provas ou passeios de distancia superior ao XC,geralmente com caminhos com muito pouca exigencia técnica.
Bike de XC/maratonas?Rígida ou suspensão total,curso de suspensões 80 até100mm,geometria nervosa (angulos de direcção e tubo do selim mais verticais).Pesos entre os 9 e os 11kgs.
All Mountain/Enduro: Aqui reside muita da confusão hoje em dia.Para começar,há muita gente a dizer que pratica "all-mountain",sem terem "mountains" nenhumas onde costumam andar.Para mim,esta definição aplica-se para quem sobe uma montanha na sua bike,com o objectivo de tirar mais proveito da descida.
Mas adiante:Enduro,e o tal XC agressivo que também alguns falam,é andar por aí à procura dos sítios mais difíceis de subir e descer,basicamente.Descoberta,técnica,divertimento.
Bike de enduro?120 a 160mm de curso,regulável nos modelos mais caros,geometria mais neutra e equilibrada que em XC.Menos eficiencia a subir,mais controlo a descer.Pesos entre os 12 e os 15kgs.
Freeride: Desde aqueles saltos montruosos que vemos em fotos das revistas,até descer uma serra por onde calhar,até andar pela cidade a "derreter" a bike por completo a saltar escadas,freeride pode ser muita coisa.Geralmente é a modalidade onde mais se abusa do material,por isso é onde se encontram as bikes mais reforçadas/pesadas.Mas num dos extremos do freeride temos o "freeride light",que basicamente é o mesmo que o "enduro long travel",ou enduro longo curso.
Portanto,bikes de Freeride:Cursos entre 160 e 200mm ou mais,componentes muito reforçados,geometria mais relaxada,destinadas a "abusar".Pesos entre os 15 e os 25kgs :shock:
Downhill: Para quem não conhece,será fácil de confundir downhill e freeride.As bicicletas até podem ser parecidas,aliás por vezes até são as mesmas,mas a prática é muito diferente.Downhill é competição.Uma pista marcada (geralmente 1,5/2km),um cronómeto,chegar ao fim no mínimo tempo possível.Interessa ser rápido,muito rápido,o mais rápido!
Bike de downhill:Cursos de 180/200mm ou ligeiramente mais,geometria muito relaxada,para facilitar a estabilidade a alta velocidade,travões potentes...Mas componentes com pesos mais contidos que no freeride,o peso da bike no downhill é um factor muito importante,por isso muitos pilotos tentam a todo o custo retirar peso,muitas vezes a custo de fiabilidade.Pesos entre os 16 e os 20kgs.
Claro que existem excepções.Muitas,até!Desde bikes de freeride rígidas,a bikes de XC com 6kgs ou bikes de enduro com 170mm,meus amigos,hoje em dia há de tudo!
O grande problema em escolher,para quem se está a iniciar pelo menos,é não saber o que vai precisar para o que deseja fazer.No meu entender,as bikes mais polivalentes estão na gama de enduro,são bikes confortáveis,eficientes,seguras e divertidas.
Espero ter ajudado,e se quizerem fazer algum comentário ou pergunta,força aí!Com perto d 20 anos de BTT,tenho já umas luzes sobre o assunto... :wink:
Boas pedaladas!