Estive lá a apoiar a minha criança e gostei da prova e do resultado e empenho de todos os tugas. Espero que estes resultados sirvam para a próxima guerra que estes meninos têm que é alguém levar estes bravos ao Mundial de XCO, pois este meninos merecem estar lá e mais que eles: PORTUGAL do Btt merece que eles estejam na Austrália pois esta será uma oportunidade única desde sempre de brilhar a sério num mundial e será a única hipótese nos próximos muitos anos, pois atletas desta casta não nascem todos os dias.
Quanto à corrida não há que embandeirar em arco apesar desta magnífica vitória, pois os poucos atletas de nível internacional que lá estavam já tinham sido batidos antes pelo David em Ofenburg e o ano passado pelo Ricardo em alguns confrontos que com eles teve. Como sempre Madrid a não trazer quase ninguém e os que trouxe percebia-se logo à partida que o Hugo Drexou da França ditaria lei pois é absolutamente possante em termos físicos o que neste circuíto de alta velocidade quase estrada mesmo, e com o terreno molhado e pesadíssimo ainda mais impunha a lei do mais forte a rolar, e trouxe ainda e apenas dos de top, o Mathias Stirnerman que neste circuíto pouco mais podia fazer que o que brilhantemente fez pois para quem conhece o Ricardo, ele tem metade das pernas do Ricardo e ao lado do português faz este parecer um atleta grande pois é o típico fininho pequeno que pede subida longa, o que aqui não havia. Mas... ganhou o David numa vitória magnífica que esperemos motive mais esta federação, repetindo o feito do ano passado do Ricardo quando esta competição tanto em Houflize com em Ofenburg como se demosntrou agora em Madrid era tão forte nos países centrais da europa e mais fraquinha na periferia, apenas com a diferença que este ano é considerada oficial, mas que para quem conhece Btt e o segue, é tão igual e tão oficial para os atletas e os diversos teams nacionais que já fez campeões mundiais que as venceram como no ano passado o Peter Sagan que ganhou as da euroipa central e em anos anteriores ganharam atletas que foram depois pódios em mundiais e europeus e hoje são profissionais deste desporto, apenas mudou no papel, de resto é em tudo igual. Claro que na próxima competição que será o campeonato da europa estarão todos os que ficaram à frente dos nossos na Alemanha, e com surpresas acumuladas como este Hugo o francês que nas outras taças do mundo ficou mais atrás e aqui se revelou um super rolador e como ele há mais e o europeu infelizmente é rolante com fartura, no que os nossos só poderiam mostrar real diferença no mundial que sobe até ao céu, onde o Stirnerman fará diferença e atletas trepadores puros de btt que também os temos cá também poderão ter uma palavra a dizer. Espero mesmo que a federação os leve ao mundial... eles e nós merecemos!
Quanto ao Ricardo, está melhor, já doeu menos, mas ainda doeu, mas não foi isso que hoje impedíu melhor. Eu pessoalmente fiquei impressionado com o andamento dele pois nas primeiras voltas nunca descolou, e eu sei o que ele tem treinado nos últimos 2 meses (marau, é mesmo o gajo que vai ao pão sim sr. ehehehh) e nunca esperei vê-lo tão forte e tão perto já sequer do Mário (20 segundos no final mais ou menos) e do David e da frente da corrida com apenas 1 minuto e 50 segundos. Vamos continuar os tratamentos e o descanso... a ver se no Europeu ele já pode dizer a PALAVRA dele do costume... eu sei que muita gente quer vê-lo como sempre, e agradeço em seu nome o apoio que bem se vai vendo por aqui... vamos aguardando, mas já ví o filme bem pior, e a moral subíu muito nesta prova...
Sobre este assunto gostaria ainda e apenas de dizer uma palavra: aos que inventam que a dôr é psicológica, desejo que a tenham em dobro, e aconselho a ver que o historial do Ricardo tem muitas derrotas como o de todos os atletas e nunca ele teve qualquer dôr por alguém estar a andar mais que ele, e já foram muitos neste país a fazê-lo e já muitas vezes ele partíu em corridas sabendo que os adversários estavam melhores que ele, e poderá telefonar se isso assim tanto o preocupa ao Carlos Marta, o amigo que o vai tratando, e deverão também estas mentes brilhantes arranjar psicólogo para eles que serão eles que precisam, o Ricardo precisa é de um bom osteopata e isso graças a deus já tem na pessoa do mágico Carlos marta a quem agradecemos o que vai fazendo para pôr o puto em ordem e pronto a discutir em breve as corridas... com os melhores do mundo, se deus quiser.
Informo também que o Ricardo perdeu o estatuto de chefe de fila da Selecção Nacional, sendo relegado para 3º atleta nacional a ser chamado, no que todos que fazem este desporto deverão tirar a lição que para "eles" o que contam são os números, e os mais recentes, os de há 1 mês... tudo o que tenhas feito por tanto tempo por um país e por um desporto... não conta! Mas nesta situação deve haver uma coleção de pessoal, apenas alerto aos que hoje ganham e são bestiais... humildade que amanhã passam logo a bestas como se faz aos cavalos de corrida...
Não vou vêr, mas desejo sorte ao pessoal de amanhã em especial ao Ivo, ao Militão ao Daniel e ao Tiaguito... gente fina que merece as minhas preces! Força com vocês rapaziada.
cumprimentos,
paulo marinheiro