Vida útil de pastilhas de travão

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Será que a utilização de discos "abertos" te está a compensar???

Acho que o "teu" problema é esse...

Já pensaste em trocar os discos para uns menos arejados?

Um abraço

ny12xx
 

klaser

Well-Known Member
Já pensei sim,aliás desenterrei esse tópico justamente por isso,se a causa for da má qualidade das pastilhas,eventualmente trocava-as...Mas também acho que muito bem pode ser dos discos,são levinhos,78g em 160mm quando novos,agora devem ter até menos,travam bem mas tão a comer pastilhas que é uma coisa louca. Não queria uns muito pesados,cheguei a pensar nos originais light dos fórmula,mas além de me pedirem 50/60 euros pelo par,parece que gastam (o aço) rápido também..
Os discos que uso são esses:

tp160mm78g.jpg
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Posso dar-te uma ideia (não sei se é exequível):

tp160mm78g.jpg


Com uma lima (dremel ou qualquer outra coisa), tentas criar umas ligeiras rampas nas zonas assinaladas a VERDE nas duas faces do disco. Acho que desta forma se perdem as "lâminas" que criam o efeito de "faca" deste tipo de discos.

Não sei se é possível ou até mesmo viável, mas é uma ideia...

Caso resulte, ficas a ganhar em duas vertentes: poupas pastilhas e reduzes o peso dos discos

Um abraço

ny12xx
 
Tenho travões Avid Elixir 5 com discos Avid G3. As pastilhas de origem (metálicas) duraram perto de 4.000 km. Substituí por pastilhas Alligator orgânicas que aguentam bem mais de 2.000. No total com estes travões fiz 6.600km, mudei o jogo original, e as substitutas ainda estão para durar.
Este ano não choveu muito, por isso a lama também não fez os estragos que poderia fazer nas pastilhas orgânicas.
Cheguei a ponderar colocar uns disco mais leves mas ainda não o fiz precisamente por perceber que os que tenho são amigos das pastilhas.
 

gtantunes

New Member
A minha Cube trás travões Formula RX e com as pastilhas de origem fiz perto de 3.000kms........apos procurar o que comprar encontrei num site pastilhas em kevlar a um preço de loucos, mas se fossem organicas ou semi metalicas tb eram! Ja as montei e tem um travar brutal mas com mais suavidade, falta saber o que duram.......
 

TLouro

Member
Boas,

Tenhos uns Avid BB5 com os discos originais e a minha experiência é a seguinte:

-As pastilhas originais duraram bem mais de 2000km
-Montei umas cerâmicas à frente e umas semimetálicas atrás da discobrakes e que não fizeram mais de 800km
-actualmente tenho umas orgânicas que ainda só têm uns 200km

As pastilhas da discobrakes foram uma grande desilusão: apesar do preço ser brutal nunca consegui por os travões a 100%. As cerâmicas gastavam-se tão depressa que numa travagem forte e prolongada sentia-se o desgaste, ficando a manete a "pegar" mais atrás! Quanto às semimetálicas, tinham um poder de travagem lamentável e uma delas chegou a perder metade do ferodo... Resumindo: discobrakes nunca mais!
 

p_a_u_l_o

New Member
Boas.
Tenho uns travões shimano br-m445 com pastilhas metálicas e discos alivio.
As pastilhas da frente com perto de 4.000 km vão agora ser trocadas mas as de trás ainda são capazes de fazer mais uns 500 km (pastilhas de origem). Posso-vos afirmar aqui que ate costumo puxar bem pelo travão, só não lhes costumo atirar com potes de lama para cima mas há sempre aqueles dias que fogem há regra.
Agora para os travões da frente comprei-lhes um par de pastilhas também metálicas da marca EBC Brakes, agora só malta montá-las.
Já agora alguém que use destas pastilhas ou conheça a marca se me poder dar uns feedbacks agradecia.;)
Cumprimentos,
Paulo Ferreira.
 

barapaulo

Member
Viva pessoal.

Esqueçam as pastilhas orgânicas, sintéticas, e por aí a fora. A única vantagem deste tipo de pastilhas é a de acamarem mais depressa do que as metálicas. Nem são as semi-metálicas. São mesmo as metálicas, conhecidas à antiga como as Sintered.
Estas pastilhas travam sempre igual faça sol, ou faça chuva. Gastam muito pouco. Digam lá o que disserem. Se um par destes se gastar depressa, é porque não era sintered. Depois têm uma grande vantagem face às outras. Não são sensíveis ao óleo. Ok. Gastam mais os discos, mas prefiro trocar de discos aos 10 mil, do que andar aos papeis de 200 em 200 kms e a saltitar de marca em marca, ou porque choveu, ou porque tem lama, ou porque o óleo deu um espirro para cima dos discos.
Metalicas. Não semi-metálicas. Tem que ser mesmo metálicas (sintered).
Só têm um senão. Precisam de uns 50 ou 100kms para acamarem e até acamarem, fazem barulho que parecem um comboio da CP. Por ultimo, são as únicas pastilhas que se aguentam com os discos referidos no tópico acima. E não digam que travam mal. Deixem-nas acamar e depois conversamos.
As outras pastilhas são um negócio da china. A malta farta-se de gastar dinheiro, ou porque se gastaram, ou porque se embebedaram em óleo, ou porque, ou porque.

Leiam abaixo. Esta explicação vem no www.discobrakes.com também alguns sites como os da shimano referem as vantagens e desvantagens das pastilhas metálicas.
Não gastem mais dinheiro noutro tipo de pastilhas que é a mesma coisa que estar a fumar cigarros.

Semi-Metallic Compound

Also known as Compound S (Semi-Metallic)

Semi-metallic compound for good wear in all conditions. Medium density with consistent wet and dry performance and good grip.

Advantages: Cheap, Above average all around performance
Disadvantages: Grippier and longer lasting pads are available
Suitable For: Everything
Conclusion: Best Value

Superlight WorldCup Competition Alu Backed Pads use the medium compound.

Professional Grade Black Ceramic Compound

Also known as Compound C (Ceramic Pro)

These soft organic ceramic fiber disc brake pads are carbonized. The ceramic compound insulates the brake system from friction heat up to 400oC. The result is a very powerful, quiet pad with extremely low heat generation which all but eliminates the chances of brake fade.

DetailsUpgrade on original fitted pads
DIN 79100 Standard Approved
Organic Compound contains no metal material
Reduces damage to rotor
Carbonized compound reduces brake fading
Ceramic Fiber insulates brake system from friction heat
Non-Asbestos


Advantages: Excellent grip, Low noise, Low heat, Consistent in all conditions
Disadvantages: Short life span unless rider is light on brakes
Suitable For: DH, Dry XC, Ti Rotors
Conclusion: Best Performance, Short Life

Metallic Sintered

Also known as Compound T (Sintered)

Superior power in all conditions
Long wear pads, great for DH or XC
Consistent braking power in the wet
Almost unaffected by rain and snow
Copper back plate


Advantages: Better performing and longer lasting than most pads
Disadvantages: More expensive than medium pads
Suitable For: XC, DH (low brake use), All weather conditions, Mud
Conclusion: Solid Pads and Best All Rounders


Red Ceramic Compound - Hard

Also known as Compound D (Ceramic Hard)

Harder than ordinary pads. This is the highest density, hardest, ceramic compound for performance and longer lifetime. These organic disc brake pads contain a high amount of ceramic fiber, which insulate the brake system from friction heat up to 400oC.

Advantages: Better performing and longer lasting than medium pads

DetailsUpgrade on original fitted pads
DIN 79100 Standard Approved
Organic Compound contains no metal material
Reduces damage to rotor
Carbonized compound reduces brake fading
Ceramic Fiber insulates brake system from friction heat
Non-Asbestos


Advantages: Longer lasting than Black Ceramic pads
Disadvantages: More expensive than Black Ceramic pads and not as grippy
Suitable For: XC, DH (low brake use)
Conclusion: Advantages of a Ceramic Pad with Longer Life

Kevlar Compound

Also known as Compound V (Kevlar)



Contains Kevlar® brand fibre developed by DuPont.

Kevlar is a high strength synthetic fibre which dramatically improves the performance of these medium density pads and gives excellent braking power.

Advantages: Better performance than semi-metallic
Disadvantages: More expensive than semi-metallic and known to wear out faster in bad weather
Suitable For: XC, DH
Conclusion: Performance Advantages of Kevlar
 

klaser

Well-Known Member
Estou de novo a precisar comprar pastilhas...acho que vou arriscar as metálicas,só espero não me arrepender pelo barulho que vão fazer e pelo derreter dos discos...
 

kuhn

New Member
Zetobtt isso é uma pergunta muito vaga...não podes fazer essa pergunta de uma forma tão linear...porque á vários tipos de pastilhas...para vários tipos de modalidades... ninguém pode afirmar que são as de resina ou metálicas etc...tudo depende da utilização que lhe dás.
 

klaser

Well-Known Member
Bom já dei uma volta de 40 kms sob chuva com as pastilhas metálicas...pensei que aquilo ia ser como um comboio da CP mas não,não faz barulho quase nenhum,só quando passamos por água intensa,mas tb já me fazia com as semi-metálicas...Nota-se menos modulação,ou seja,a manete fica mais rija....Agora é ver os desgaste das mesmas e dos discos,mas acho que vai aprovar,principalmente com esse tempo....
 

barapaulo

Member
Agora é que é.

Olá.

Depois de analisar o texto colocado pelo SeteGu e como não podia deixar de ser, fiquei mais uma vez decepcionado com o medíocre jornalismo que se pratica em praticamente todo o lado. Grande parte dos jornalistas não é capaz de produzir uma opinião sem dar "uma no cravo e outra na ferradura". Não vá o leitor mais desatento ficar zangado com ele. Esquecem-se é do leitor mais atento que gosta de ler e de analisar aquilo que lê como é o meu caso.
Garanto que quando iniciei a leitura do texto e comecei pelas estrelas (cotação de 5* para as pastilhas em resina e 4* para as de metal), vi logo que as pastilhas de resina às quais foi dada melhor pontuação seriam as pastilhas mais fracas da dupla testada. Aliás, já sei disto de outras guerras.
Senão vejamos:
O jornalista diz que as pastilhas de metal são mais caras. Custam 40$ enquanto as de resina custam 30$, mas as metálicas (como ele escreve) duram mais, são mais resistentes, lineares, resistem melhor à fadiga comportam-se melhor em situações adversas. Isto tudo deve ser pouco importante. Importante deve ser o seguinte:
Como ele diz, um par de pastilhas em resina é 10g. mais leve do que as metalicas, 10$ mais baratas, duram muito menos e voam com a humidade. Ah, mas apesar de aguentarem menos o stress e de travarem menos, têm uma coisa muito boa. A modularidade. Modularidade é coisa que eu nunca percebi. Sempre ouvi dizer que travões são para travar. Outra coisa muito importante. Também fazem menos barulho na travagem.
Para remate final e a titulo de conclusão, o senhor escreve algo como isto que tento repetir:
Se quisermos uns travões para fazer grandes descidas, travar forte, competir, ou fazer DownHill, devemos escolher as pastilhas metálicas. Têm mais potencia e resistência ao cansaço. Para tudo o resto devemos escolher as outras. O que é tudo o resto? É passear com a bike pela mão?
Por ultimo e para acabar em grande, aconselha-nos a comprar os travões com pastilhas de resina e depois se acharmos que é pouco, que passemos para as metálicas. Claro. Nem podia ser de outra forma. Com pastilhas de resina, a passagem será rápida. Ao contrario é que não seria.
Mas a ideia que fica no ar é que:
Resina - 5 estrelas
Metálica - 4 estrelas
E são estes os tipos que nos fazem a todos criar, ou desfazer opiniões.

Abraços
 

miguelcarromeu

Active Member
"Opinion makers" - há-os por todo o lado; basta um olhar mais atento e lá estão eles (ou um outro olhar "menos" atento e... já fomos ;) )

Bom resumo e, como tu, antes de comprar o meu 2.º set de pastilhas, tive de ler, reler e pensar muito bem para não cair em mais um daqueles engodos mercantilistas. Depois de umas pastilhas orgânicas que me duraram, nem 500 km, ou seja, pouco mais de 6 / 7 voltas, e, além disso, um decréscimo muito desagradável do curso da manete, notório a cada volta, acabei por comprar um par de pastilhas "sintetizadas", o equivalente a semi-metálicas, penso.

Mas, e apesar de quase não notar diferenças na potência de travagem, a verdade é que a ideia, pré-concebida que em todo o lado nos incutem é que o "orgânico" é que é ;)
 

klaser

Well-Known Member
100% orgânicas com esse tempo nem pensar....Mas as estrelas estão certas,faltou ali foi:

Resina- 5 estrelas (para quem vende):D
Metálicas- 4 estrelas (para quem vende):D
 
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