Viagem de 300km - Será Demasiado Arriscado?

diogomoura

New Member
Boas pessoal!

Pois é, desta vez venho pedir-vos opiniões, dicas, pensamentos, enfim... tudo aquilo que acharem importante para uma viagem desta dimensão.


Distância a Percorrer: ~ 300km (x2 - ida e volta)
Local de Saída: Esposende (Distrito de Braga - Litoral)
Local de Chegada: Tomar (Distrito de Santarém)
Bike: Mondraker Finalist Pro 2006 c/ revisão completa feita à poucos dias
Duração da Viagem (Estimada): Cerca de 16 horas para cada lado contando com breves paragens
Equipamento a Levar: O mínimo possível - câmara de ar, remendos, ferramentas para tirar a câmara de ar, chaves para possíveis apertos, PDA (GPS/Telemóvel/MP3 Player/Camera), cartão multibanco para pagar refeições e alimentos, documentos de identificação, luzes (para ver e ser visto) e pouco mais...

Tenciono sair de Esposende na Sexta-Feira, bem cedinho e chegar lá ao final do dia. (~ 300 km)
Ficar por lá a descansar e Segunda-Feira bem cedo vir embora. (~ 300 km)

Acham que dá para recuperar energias? Será saudável? Não estarei a pôr demasiado a minha vida em risco por fazer uma viagem destas sozinho, sem qualquer apoio externo? É possível? Não é? Deiam-me as vossas opiniões de acordo com a V/ experiência.

Vou fazer 20 anos agora em Outubro, tenho 1,80m, peso 75kg, pratico BTT mais intensamente à coisa de 2 anos, sempre fui praticante de desporto. O ano passado fiz 1.000km, na qual incluí uma viagem de Ponte de Lima até Fátima (320km), saí às 21h e chegamos lá às 13h, debaixo de alguma chuva pelo caminho... foi duro... mas consegui, e na altura não apresentava uma capacidade física tão consistente. Este ano, em 8 meses fiz 2.700km, entre as quais se destaca uma viagem de 100km (Esposende-Braga, subir santa marta, Braga-Esposende) a qual não representou muito esforço.


A minha ideia é ir visitar a minha namorada que está actualmente a estudar em Tomar. Assim junto o agradável com o mais do que agradável, o que é que vocês acham? Será demais?!

É que no total são 600km... é muita fruta... sozinho...
Mas quando somos movidos pelo amor... fazemos os km's que forem precisos! :wink:
Além disso já vi pessoal a fazer muitos mais km's seguidos o que me leva a pensar que não é impossível... :evil:

Conto com o V/ apoio!
Abraço!


Editado: Todos os km's que fiz até hoje foram feitos sem sapatos de encaixe, penso que seria importante a aquisição de um par visto que pelo que tenho lido e do que o pessoal fala (quem tem) dão mais rendimento, como tal estou também a ponderar a compra visto que os pedais já os tenho! 8)
 

David Raquel

Active Member
Fogo só consigo dizer uma coisa: tás mesmo apaixonado :mrgreen:

Agora a sério..como é o caminho? muitas subidas? por estrada ou por trilho... estrada certo?
 

diogomoura

New Member
DaMoNd, nem mais!!! :D
É assim, da outra vez que fiz Ponte de Lima -> Fátima não tinha muitas subidas, tudo feito por Nacionais e IP's, este ano será mais ou menos o mesmo caminho a percorrer.

Em princípio será 99,9% estrada e o resto terra, se houver... o ano passado não me lembro de ter passado por zonas com terra e no ViaMichelin.com e no meu Móvel não está a incluir estradas/zonas com terra.

Acredito que a viagem será grande parte plana, poucas súbidas e poucas descidas. É também nessa expectactiva que coloquei esta mensagem aqui no fórum, pois calculo que já alguém tenho feito uma viagem destas, seja sozinho ou acompanhado... :wink:

Abraço, conto com a V/ ajuda! :mrgreen:
 

Satnad

New Member
Tu consegues!
Se fores num ritmo médio,não deve haver problema.

Agora vê lá...não te canses muito com a namorada senao depois tens de vir de comboio... :lol: :lol: :lol:
 

kazakinhus

New Member
bem ...a ultima vez que fiz uma coisa dessas, levava na mochila uma muda de roupa + tennis + artigos de higiene pessoal, caso tivesse que pernoitar a meio caminho.
A ideia original era sair do Barreiro ir almoçar a Aljustrel e regressar de seguida, são 170 kms para cada lado.
levei um pouco menos de 5 horas para cada lado, por isso penso que deves ir em força, e pede a namorada para ter um almoço bem forte!

Tem cuidado com o frio de manha, leva um impermiavel, leva algumas coca colas muita agua, e disposição!
 

CD

New Member
Tens tu próprio de ter a noção dos km´s que estás habituado a fazer. Segundo li o nosso corpo tem a capacidade de cerca 3x o tempo que habitualmente despendemos nos treinos. Agora é só fazeres contas.
Não te esqueças do corta vento pois pode estar frio ou até chover.

Que a "força" te acompanhe.

CD
 

diogomoura

New Member
Satnad, uma das vantagens de uma viagem destas é que sou eu quem marca o ritmo, além de que tenho tempo (se bem que não tenciono chegar lá muito tarde)

Bem pelo contrário, eu quando chegar lá estou a contar com massagens e muitos mimos para ter forças para vir embora... senão vou ter de lá ficar a semana toda!!! eheheheh

-

kazakinhus, mas ias pernoitar onde (ar livre/local fechado)? Ao fim dessa tua viagem como é que te sentias? Ficaste muito mal fisicamente? E foste sozinho ou acompanhado? Sem dúvida que água vai ser muito muito importante, assim como uma boa alimentação no final! ;-) Conto também com a ajuda do tempo, pois tenho a certeza que debaixo de chuva e vento forte a viagem será muito mais puxada, quando for vai ser quando apanhar um fim-de-semana com o céu limpinho! :p

-

CD, é interessante essa tua informação, desconhecia por completo! Eu faço 100 km sem grande dificuldade, digamos que estou bem a nível de saúde/fisicamente, em relação à parte psicológica também ajuda, estou cheio de força e vontade para devorar todos estes km's e alcançar o meu objectivo (estar com a mulher que amo).

-

Será que são suficientes 2 dias para recuperar e poder voltar para casa? Ou será pouco? Esse é o meu maior receio, penso que os 1ºs 300km não serão "dificeis"... agora tenho receio de ficar cheio de dôres e não ter power para voltar para o norte...


Obrigado a todos pelas V/ opiniões, conto com mais experiência por parte dos restantes utilizadores! :wink:
 

kazakinhus

New Member
ia pernoitar em casa de familiares. tirando o ananas estava pronto para + kms :mrgreen:
tanto que com a halibut no dia seguinte fiz + 80 kms mas dessa vez de btt
fui sozinho, e apanhei um vento de norte no final da tarde desgraçado.

tem atenção que tantos kms com pneus 1.0 faz doer o ananás, convem levantares frequentemente, e pores pomada halibut em ambudancia antes de pedalares, se não tiveres o habito de colocar
 

indy

Member
A minha opinião é: se te sentes com vontade... FORÇA! :D

O mais parecido que fiz com isso foi em Maio deste ano, quando fomos de Famalicão para Portalegre, para participar no PTG100. Fizemos 220km no primeiro dia, 150 ou 170 (julgo... já não me lembro bem :-K) no segundo, 50km no terceiro e os 100km da maratona no 4º. O desgaste não foi por aí além...

Quanto aos sapatos: é uma boa opção mas convém teres algum tempo de habituação para acertares com a posição correcta, sob risco de arranjares algumas dores nas articulações.

Quanto ao traseiro, não te posso ajudar. Tenho a sorte de ser daqueles que têm um traseiro "à prova de qualquer selim" :lol: :lol:, além de gostar de pedalar em pé de vez em quando, por isso raramente tenho queixas ou necessidade de pomada.

Podes ver o relato e um pequeno video clip dessa nossa jornada.
 

MrLamb

New Member
Boas Grande Diogo Moura .

Não haja duvidas que o amor move montanhas.É sem duvida um grande desafio, mas se te achas motivado(já vi que sim :wink:) vai em frente.
Apenas te venho aqui dar um conselho ,em relação aos sapatos de encaixe.Não te aconselho a fazeres esta viagem com eles pois isso era muito perigoso para ti,é que estes acarretam um periodo de adptação e tu vais fazer esta viagem por estradas nacionais onde vai haver certamente muito transito,o que poderia ser perigoso para o tua integridade fisica.Mas depois dessa tua aventura sim aconselho-te vivamente a comprares os sapatos, pois depois de te habituares a eles vais ver que não queres outra coisa.
Bem FORÇA nesses pedais e que tudo te corra pelo melhor, ficamos à espera do relato dessa aventura. :xau:
 

J.Du@rte

New Member
Boas Diogo Moura

Fazer 300Km de ragada é obra!!!! Quem me dera a mim acompanhar-te nesse teu passeio, adiante, acho que consegues fazer isso na boa, com algum esforço é claro mas consegues fazer, so estas a "cometer" um erro!!!! é ires sozinho nesse passeio!!!já viste o que se tu te sentes mal ou se por azar tens uma queda?e não tens ninguem que te ajude???é complicado ficares no meio da estrada a pedires socorro e ninguem estar por ali perto para te dar uma ajudinha. Mas pronto isso é só um promenor, mas tirando isso força vai em frente. Não te esqueças de levar umas barrinhas energeticas, ou um isostar ou powerade, isso ajuda a repor as energias.

BOA SORTE
 

maso

New Member
Boas Diogo!
Força para essa viagem e não te esqueças depois de vires cá fazer o relato.
Que corra tudo bem e boa viagem.
 

diogop

New Member
Gandaaa Maluke
E usa uns pneus muito, muito slicks...
Mas fazes 100km normalmente por estrada ou por terra? É bem diferente... :roll:

O Amor é lindo... :mrgreen:

Boa sorte 8)
 

Alf

Active Member
nah nah... ouve la não tens carro???!!??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fora de brincadeiras, acho que fazes bem, embora devesses levar companhia... bem sei que para estar com a namorada não é preciso mas para pedalar da jeito! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Leva lanterna supelente, comida a mais, agua, avisa os familiares da rota, e um pedaço de cartão a dizer esposende, para o caso de empenares. Convém ter pelo menos 200euros no cartao, não va o diabo tece-las. O resto e camaras, ferramenta, um apito, luzes, remendos, bomba... bem, o costume.

Se tens força, AVANÇA!!!!!

Se passares em amarante, avisa que qualquer coisa o pessoal ajuda!!
 

diogomoura

New Member
kazakinhus, pois... parece que vou ter atenção redobrada com o ananás! :D ehehe Mais uma vez obrigado pelas dicas, são muito úteis e vou ter isso em conta! =)


indy, estou a ver que por aí é só pedalada... são muitos km's seguidos!!!
Quanto aos sapatos vou ver se os compro brevemente para me ir habituando, pois penso que será uma boa oportunidade para fazer uso dos pedais que tenho (plataforma+encaixe), já à algum tempo que ando a adiar a aquisição de um par! Por acaso em relação ao rabiosque, e apesar de ter um banco duro, já me habituei e não me queixo muito ao fim das minhas voltas! Claro que uma viagem destas é mais dura e como tal vou ter os cuidados que o kazakinhus referiu! =) Quanto ao relato e ao video... só me dá mais vontade de pegar na bike e seguir viagem! :) São momentos que nos ficam para sempre e quando recordamos ficamos sempre com aquele brilho nos olhos e soltamos uns suspiros... ehehe :p Obrigado pela tua força!

MrLamb, é verdade, eu estou completamente "in love" e cheio de força e vontade para ultrapassar este desafio que eu coloquei a mim mesmo. Agradeço imenso a tua dica em relação aos sapatos de encaixe, como disse a um companheiro, vou já começar a habituar-me, de qualquer das formas penso que uma viagem destas também pode servir para melhor me habituar aos sapatos, ou estará totalmente fora de hipótese? Mais uma vez obrigado pelo apoio, haverá certamente aqui uma crónica completíssima e detalhada de como correu a viagem! =)

J.Du@rte, é... é puxadinho, mas como não vai haver competição e sou eu que marco o ritmo acredito que seja mais fácil :p eheh Pois... lá isso é verdade.. corro sempre um risco de me acontecer alguma coisa, de qualquer das formas estou a contar um pouco com o factor "sorte", vou ter o máximo de cuidados com alimentação, bebidas, e as pedaladas que dou, tentarei ser o mais cauteloso possível a todos os níveis de modo a não precisar do factor sorte! :) Levarei certamente umas barrinhas e umas bebidas isotonicas, assim comom muita, muita água para não ficar desidratado, no final terei de me alimentar muito bem (com comida a sério eheh)! Obrigado pelo importante apoio! :)

maso, assim o farei, obrigado pelo apoio!

diogop, eheheh pa eu até usava slicks mas não os tenho...vou ter que ir com os tioga factory xc :p faço 100km por estrada, curiosamente tenho mais facilidade em rodar em terra.. mas sou polivalente (pelo menos tento ser!)
O amor é mais do que lindo, o amor é a base da nossa felicidade! ;) Obrigado pelo apoio!


Alf_PKS_0, pa tenho mas bebe muito... é um 6 cilindros! Ir de bike fica mais em conta e faz melhor ao espírito e ao corpo :p ehehe Pois mas arranjar pessoal para ir comigo também não sei se arranjo... senão era muito porreiro! 200€? Chiça... só se ficar num hotel de luxo!!! :p ehehe A ideia d avisar os familiares da rota é muito boa e vou fazer isso certamente, assim como a ideia do cartão também é bem vista! ehehe :p Thanks pelo apoio mais uma vez, quanto a passar em amarante duvido..é que foge um pouco à rota... :( Quando estiver a sair crio aqui um tópico a avisar o pessoal, pode ser que me cruze com alguém daqui! eheheh


Quero mais uma vez agradecer pelo V/ apoio e preocupação, terei o máximo de precaução possível e podem ter a certeza de que, se chegar vivo, cá estarei para partilhar a minha experiência com todos vós!

Agora só estou à espera de um fim-de-semana com bom tempo e ponho-me a caminho, pois este vento e chuva para este tipo de viagens dão cabo de um gajo (apesar de eu gostar muito de andar à chuva eheh).

Importa referir que apesar de ter o apoio de toda a gente, a minha namorada não estava muito de acordo porque tinha receio (natural) que me acontecesse alguma coisa, mas eu acho que a consegui sossegar um pouco, eu sou um rapaz atinado! :) eheh

Abraço e boas curvas!
 

MrLamb

New Member
Boas Diogo"INLOVE"Moura. :musica:

Quando eu digo para não levares os sapatos de encaixe nesta viagem, deve-se ao facto de no início com a falta de prática, quando te atrapalhas normalmente dá queda ,se for no mato quase sempre não tem consequências de maior pois acontecem a baixas velocidades, mas no meio do trânsito mesmo devagar pode ser muito perigoso e nós estamos a torcer para que essa tua aventura corra pelo melhor. :)

Fica bem e pensa no assunto,e já agora descansa , come muita massinha e bebe bastante agua . :xau:
 

pepebapty

New Member
Engraçado este tópico!

Acho demasiado puxado! Com sinceridade... 300 Km é muita fruta para um só dia! A parte de Coimbra para Tomar é muito dificil a seguir a Condeixa ( Serra do Sicó, Penela... ). Eu não tenho a tua idade, tenho 36 anos e este ano fiz 3 maratonas, treino em montanha, fiz o caminho de Santiago ( Francês ) andei, desde o inicio do ano até agora, cerca de 4000 Kms... E... Não faria isso! Ou melhor fazer fazia mas com um esforço brutal para o meu organismo que, por acaso,até está bom ( 1.85 m; 78 Kg, 55 BPM em repouso e 11/7 de Tensão Arterial ). No entanto com 20 anos e por uma miuda um gajo faz tudo! Agora eu casado há 8 anos pela minha Mulher dava 2 ou 3 voltas ao quarteirão e viva o velho! ehehehehe... Vai "Miudo" que a tua namorada vai gostar.

Boa sorte e boas pedaladas
 

BioticoTT

New Member
Bem, 300kms são muitos kms, mas com um ritmo calmo ( uma média entre 20 e 22kms/h ) permite fazer essa distancia, desde que se tenha em conta a alimentação, a hidratação e adoptar uma posição confortavel em cima da bike. Agora 2 dias de recuperação para voltar a repetir a mesma "dose" é muito pouco, mesmo que no final do primeiro "round" te sintas bem. A kilometragem que tens em treino, mesmo que seja BTT, é muito pouco para um esforço dessa dimensão. O desgaste acumulado irá se fazer sentir na viagem do regresso o que pode perigar a tua saude.

Para além disso, uma viagem tão longa feita sozinho é muito perigoso.

Outro factor importante: uma vez que vais estar esses dois dias com a namorada, tens que ter em conta com... outro tipo de desgaste fisico :oops:, pelo que convêm conservar energias suficientes :mrgreen:
 

Pedrof

New Member
Ois ois,

Então essa viagem? já foi ou está para ir?

Só tenho uma coisa a dizer, é que tantas horas em cima da bike é dose, eu vou fazer um treino agora no segundo fim de semana de Novembro também de 300km e penso e quero não ultrapassar as 10 horas média de 27/29 mas é em bicicleta de ciclismo, só acho que se nunca fizes-te muito km's vais ficar um pouco farto porque é muito tempo a pedalar.
Arranja maneira, se te fartares depois na volta ou se não tiveres capacidades de vir um meio de transporte para ti e para a bike.
Eu levo sempre o meu leitor de mp3 e mesmo assim custa a passar o tempo.

Boas pedaladas.
 

diogomoura

New Member
Pedrof said:
Ois ois,

Então essa viagem? já foi ou está para ir?

Só tenho uma coisa a dizer, é que tantas horas em cima da bike é dose, eu vou fazer um treino agora no segundo fim de semana de Novembro também de 300km e penso e quero não ultrapassar as 10 horas média de 27/29 mas é em bicicleta de ciclismo, só acho que se nunca fizes-te muito km's vais ficar um pouco farto porque é muito tempo a pedalar.
Arranja maneira, se te fartares depois na volta ou se não tiveres capacidades de vir um meio de transporte para ti e para a bike.
Eu levo sempre o meu leitor de mp3 e mesmo assim custa a passar o tempo.

Boas pedaladas.

Boas, não, ainda não se deu a viagem. Um pouco devido ao mau tempo mas a vontade de ir a Tomar de bike continua de pé e irei fazê-lo, pode não ser agora, mas vou fazê-lo certamente!!! Como eu disse antes, já fiz 320kms antes numa bike semelhante e consegui chegar ao fim... sem grande preparação física...

Agora, com um pouco mais de preparação física, sinto ainda mais confiança para conseguir atingir os meus objectivos, porém este tempo não ajuda nada. Estou a ponderar combinar com um colega ir até lá e depois virmos de carro, mas por enquanto fica apenas a ideia de pé e, em breve (assim espero) irei concretizar esta viagem com um único objectivo em mente... estar com o meu amor! :)

Claro que levarei música comigo, e a ideia é ir um pouco como turista e não como velocista! :mrgreen:

Abraço e obrigado pelas dicas e pelos V/ comentários! :yeah:
 
Top