Cada kal sabe akilo k vai fazer com a bike, eu pessoalmente acho uma redundancia fazer um kadro de suspensão total em carbono, cromo, ou titaneo, pelo contrario acho mto acertado fazelos em scandium.
Argumentos:
Os materiais mais rigidos utilizaveis para fazer bicicletas tornam-nas mais desconfortaveis, mas simultaneamente mais eficazes, em igualdade de soluções, a nivel de geometrias, no entanto se temos um elemento elastico e amortecedor para absorver os impactos a utilização dos mesmos permite um maior rendimento mecanico e um menor peso.
Os materiais mais absorventes ou flexiveis são pouco eficazes num quadro de bicicleta, portanto só devem ser considerados para fabricar máquinas com preocupações no tocante ao aspecto de conforto.
A fibra de carbono junta quando bem trabalhada o melhor de 2 mundos, por ser uma estrutura manipulada macroscopicamente pode ser "programada" para flectir num sentido e ser rigida noutro, isso faz com k seja actualmente a matéria de eleição para os fabricates de kadros para bicicleta, caso todos esses fabricantes tivessem de facto o know how para fazer um bom uso desse material teriamos efectivamente a solução ideal, excepto no peso, como tb é possivel aproveitar a rigidez das estruturas em carbono para alcansar baixos pesos o caminho k está a ser seguido pelos fabricamtes é mtas das vezes o mais facil: fazer kuadros leves.
Parater de facto um quadro eficaz e leve, bem como confortavel a solução passará no futuro pela "programação" das zonas de absorção nos quadros, utilizando materiais diversos conforme as solicitações da região estrural do quadro, como essa tecnologia ainda implica um aumento considerável de peso nas rigidas considero a solução ideal a compra de um quadro tradicional rigido de qualidade para cross em aluminio de alta qualidade, se for um quadro para passeio o titaneo ou o cromo levam a melhor, se for para ajudar ao desenvolvimento da tecnologia e para mostrar aos amigos o carbono passa a ser a opção certa.
No caso das suspensões totais o aluminio ou o scandium, k é na mesma um tipo de aluminio, no braço trazeiro são a opção natural, no triangulo dianteiro os mesmos materiais são indicados, no entanto espero a chegada do magnésio ao mercado nessa vertente para k os pesos baixos aliados à eficácia ganhem a posição k eu acredito seja a natural na metade dianteira dos kadros de suspensão total.
Daki a uns anos estaremos a falar disto outra vez mas trocaremos alguns materiais, um nome a reter para futura referencia será o boron, metal muito promissor para o nosso ramo, pena k o desenvolvimento de ligas baseadas nesse composto quimico esteja tão atrasado.