Uso de Capacete

S_Ferreira

New Member
O uso de capacete como outros meios de proteção, não retiram o risco de acontecer problemas, mas por vezes é a diferença entre ir parar ao hospital ficando por lá uns tempos ou chegar a casa, tomar uma banhoca e desinfectar as feridas.

Uma breve história:

Um amigo meu hoje está vivo por eu e o outro companheiro de passeios o obrigarmos a levar capacete. Num belo paseio pela serra de Sintra numa curva a roda da frente foge e lá vai o rapaz de cabeça contra uma pedra. Resultado capasete partido e uns pequenos ematomas nada de grave. Agora imaginem esta história sem capacete.
 

Jazz

Member
tiagomonge,

Estive mesmo mesmo para apagar a frase que escrevi no início do post, a da martelada. Não era - obviamente - para ser interpretada no sentido literal, nem para insinuar que o devias fazer. Era uma alusão ao na altura famoso anúncio com o actor que fazia de Átila no Duarte & Companhia, em relação ao uso de capacete em motas. Neste anúncio o actor batia com uma marreta num crânio e esmagava-o e depois batia num capacete e não acontecia nada. Não sei se te lembras, ou se és dessa altura, mas a minha frase era uma alusão a isso, sem mais nenhum intuito.


Em relação ao resto, não digo que os estudos estejam errados e para ser sincero, não li com muita atenção os documentos que puseste, porque para mim aqui a questão não anda à volta da obrigatoriedade do uso de capacete ou não. Já disse e repito que quando ando na cidade sem ser a treinar, ou seja deslocações para ir a uma loja ou algo do género, não uso capacete. Mas estou consciente que, embora o capacete não me impeça de partir uma perna, ou os dentes, pode muito bem prevenir um traumatismo craniano ou pior. Mesmo os de esferovite que nós por norma usamos. E isso basta para que se o use, não preciso de mais nada. Quem não o usa está, obviamente a arriscar. Em vez de ir para o hospital com a clavícula partida, pode perfeitamente ir com a clavícula partida e com um traumatismo craniano com perda de consciência.

Sempre que faço btt ou ando na cidade a "treinar", uso capacete. Quando vou à "civil", por norma não uso, mas sinto que arrisco mais um pouco.

Sinceramente, não sei se o capacete devia ser obrigatório ou não, mas sei que há muitos miúdos aqui pelo fórum e desencorajá-los em relação ao uso de capacete é um erro. Não estou a dizer que o estejas a fazer, atenção, mas acho que a mensagem que os mais velhos devem passar é do uso do mesmo. E já agora fazê-lo também.

Quando era miúdo não usava, nem me passava pela cabeça, mas hoje em dia, acho que é um risco que não vale a pena tomar.
 

tiagomonge

New Member
Jazz said:
tiagomonge,
porque para mim aqui a questão não anda à volta da obrigatoriedade do uso de capacete ou não.

Tens razão acerca deste ponto, aliás, deveria ter postado no tópico que coloquei o link acerca da obrigatoriedade ou não do uso do capacete.

Mas para clarificar um pouco as minhas ideias, acrescento:
- Na prática do btt acho indispensável o uso do capacete.
- Para o uso diário como meio de transporte em ambiente urbano, acho que deve ser opcional o seu uso e sou contra a obrigação.
- Para fazer street em meio urbano, acho indispensável o uso.

Mais digo que, antes de apelar ao uso do capacete, aconselho os miúdos a conhecer os seus limites (comecem por fazer o mais simples mas devidamente protegidos por capacetes e vão ousando fazer coisas mais arriscadas sempre protegidos mas à medida das vossas capacidades, não do que pensam que os outros esperam de vocês), a ter uma condução defensiva no trânsito (sinalizar bem as vossas intenções (isto é, conduzir de modo previsível e linear), olhar para os condutores para perceber se vos estão a ver e agir em conforme, guardar distância às portas dos carros, etc) e no monte, a obedecer o código da estrada, etc.
Porque não é o capacete que evita os acidentes, mas a nossa atitude.
 

Patinho_vvr

New Member
Eu também tenho 15 e nos primeiros tempos nunca usava capacete até que fui ao tapete :(
A partir de ai o capacete tornou-se imprescíndivel :mrgreen:
 
Olá
Tenho pena de não ter fotos de um capacete em que tive uma queda pois os paramédicos dizem que foi o melhor de todos os tempos pois simplesmente partiu a meio só fiquei com hematomas teve que estar em observações 2 dias
Por isso não saio com ninguém sem capacete pois sei o que passei e fiz passar o resto da família
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:NÃO ANDEM SEM CAPACETE :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
O uso do capacete é como o preservativo: Usas-o sempre; no diga que não o usas ... tens um acidente ...

... agora com este frio, existe o "stile" de andar com uns gorros polares. Giros, mas ...
Se tens frio na mona, compra uns gorros próprios para usar com o capacete. Eu tenho um, comprei-o na Decathlon (salve publicidade).

Abraço ppl!
 

nunofm

New Member
O uso de capacete é fundamental, no mesmo dia k comprei a bike adquiri na hora o capacete.
Não se anda de bike sem os pedais, não andem de bike sem o capacete.
Ainda há pouco tempo um amigo meu teve um estoiro contra um raid, o qual se ele ñ levasse capacete estava bem lixado. O impacto foi tanto k partiu o capacete. Imaginem se ñ o levasse!
SAFA-TE!!
 

gigas1001

Utilizador Banido
Boas pessoal,é muito simples,quem não usa capacete não é inteligente,nos passeios do clube btt lisboa do qual sou sócio quem não usa capacete não pode ir com o pessoal aos passeios,não é permitido!
 

Nuncho

New Member
Pois
Já eu nunca ando com capacet
Nao o tenho
ajuntei 260 euros para a bicicleta
Nao me sobrou dinheiro do capacete
Tenho de esperar mais uns tempinhos po comprar
Já quando andava com a bike velha tambem nunca usei capacete
 

gigas1001

Utilizador Banido
Ola Nuno,compreendo perfeitamente,mas tenta ter o maximo de cuidao porque andar sem capacete é muito perigoso e não penses que o mal só acontece aos outros!;)
 
Top