Upgrade a rockrider ou nao

Bessa74

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Boas, já há algum tempo tenho seguido aqui o fórum e queria colocar aqui umas questões em relação ao meu "arcanho" Rockrider 5.1 de 2013. Por intermedio de amigos decidi comprar uma bike nova, noob como sou em bicicletas e tendo medo de comprar e depois encostar a "bicla" ao fim de uns dias, um belo dia passei pela Decathlon e comprei a já referida 5.1, como sou novo nisto de bicicletas não estranhei muito a pouca velocidade de ponta que aquilo tem, mas ao fim de uns passeios aos domingos de manha e depois de andar junto de alguns amigos com "Scott, Specialized e afins", quando apanho uma recta mais comprida, para não falar em descidas, fico logo para tras. Esta bicicleta tem 21 velocidades (3+7) e ainda por cima de qualidade duvidosa, a questão que queria colocar é se vale a pena gastar cerca de 200 euros a trocar cassete (9 ou 10 V), desviador traseiro, corrente, pedaleiro, manipulo direito, etc , ou esquecer isto e partir para a compra de uma nova de outra marca com mais qualidade? Tenho pena de mandar pro lixo o dinheiro da compra da rockrider. De referir que a dita tem uns pneus 1.5x26 de estrada (vittoria não sei que) e só faço estrada aos domingos de manha, cerca de 60 Kmh, lá para a frente penso fazer um pouco de monte quando tiver mais ritmo. A quem puder ajudar, desde já agradeço e se aconselharem por favor digam marcas e modelos de material a comprar. Cumps.
 

demorider

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Boas,

Antes de mais sê bem vindo ao forum..

Relativamente a tua duvida como só tem 7v atras penso que não dê para mudar para 9v porque os cepos são diferentes, se o cepo fosse de 8v dava para mudar tanto para 9v como para 10v mas que alguem me corrija se estiver enganado..

Como ja entra ao "barulho" tambem o cepo não sei se compense o investimento..
Na minha opinião a teres de mudar a transmissão toda eu optava por vender essa e comprar outra mais bem equipada mas a não ser que tenhas orçamento bastante grande eu aconcelhava-te a veres outra rockrider ou ate mesmo a berg pois as marcas tipo scott e specialized como referis-te pagas mais pelo autocolante do quadro do que pelo material delas ou seja se comparares uma rockrider de 500€ com uma specialized ou scott do mesmo valor a rockrider é bastante superior a nivel de material e a nivel de quadro não fica nada atras dessas marcas conhecidas, como já disse nessas marcas conhecidas pagas mais pela "nome" do que pelo material..
 

xmeiro

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Saudações.

Se estás a começar e ficas para trás parece-me mais problemas de motor do que falta de mudanças.
Há coisas nas bicicletas que fazem muita diferença, mas não há nada que se compare à condição fisica.
Por exemplo a prisão de rolamento dos cubos de roda faz uma diferença enorme, assim como a resistencia de rolamento dos pneus (essa parece teres tratado dela com os pneus que indicas estares a usar).

A minha opinião é que uses essa bicicleta mais um pouco enquanto esperas pelos saldos. É que normalmente com as mudanças de ano de modelo das marcas de bicicletas costumam aparecer algumas bicicletas novas a preços bem porreiros. Podes também ir vendo as usadas que aparecem no mercado - com a ideia fixa que muitos teem de mudar de tamanho de roda tem havido autenticos aviões no mercado de usados e com preços em conta (inclui nas tuas buscas as boas lojas que haja na tua zona). Além do mais se deres mais um tempo podes tentar aumentar o teu orçamento disponivel e tambem ficar com uma melhor ideia do que queres de uma bicicleta.
 

Bessa74

New Member
Obrigado aos dois pelas respostas. Realmente fico para tras nas descidas ou rectas longas, em subidas acompanho muito bem sem problema nenhum, o problema não sou eu, é mesmo a transmissão demasiado curta. Em relação ao orçamento não há problema, simplesmente não acho boa ideia gastar mais de 200 ou 250 euros em material numa bicicleta que se calhar não compensa o investimento, apenas me dá pena arrumar uma bicicleta com dois meses e 300 kms. Só para terem uma ideia, em descidas consigo pedalar até aos 35 kmh, mais que isso começo a "dar" em falso, enquanto outros passam por mim a pedalar calmamente. Estive a ver alguns preços e não sei bem o que seria aconselhado por nisto, Alivio, acera, por aí fora. O trajecto que costumo fazer é Trofa- Povoa de varzim (quase plano e com poucas subidas).
 
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Angliru

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nao sou a melhor pessoa para dar a opinião, nem de perto nem de longe, mas se o forista menciona que tem feito só estrada, 21v com um prato ainda por cima de 42 salvo erro, acredito que em muitas alturas vai a dar ao caneto e potencia na estrada nem vê-la...
e depois há a questão do uso que lhe irá dar no "mato", pois se há coisa que me apercebi é que a qualidade dos componentes tambem contam e muito (obviamente que o melhor componente é a perna...) quando se quer esticar o andamento e os trilhos.
 

the_bike_guy

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Não me parece mesmo falta de mudanças, 42T à frente e 11 ou 12 atrás numa cadência de 60-90/minuto dá muito mais que 35km/h a descer, com cadência elevada fazes 40Km/h numa recta, a duração irá depender da condição física.

Verifica a pressão dos pneus, muito pouco e causa mais artrito.

A descer em trilhos é mais técnica e saber travar do que pedalada.
 

jorgemiguel4

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42 dentes à frente para estrada é pouco. Na minha bike tenho 44 à frente e 11 atrás, e dá 46km/h a 100rpm... em descidas esgota rápido, ainda mais para quem não está habituado a cadencias muito altas.
 

the_bike_guy

New Member
Mas antes de trocar de bicicleta podia-se acostumar a cadências mais elevadas, visto que mudanças "pesadas" e baixa cadência metem muito mais pressão nos pés e pernas.
 

jorgemiguel4

New Member
Sim, isso é verdade. Eu comecei a adoptar cadencias mais elevadas nos últimos meses e é incrível as dores que deixei de ter nos músculos no dia a seguir às voltas..
No entanto mantenho a ideia que a transmissão dele está muito curta para descidas.
 

TiagoMAIAC

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Se a ideia é só fazer estrada, porque ter uma bicicleta de BTT?
Para não gastar dinheiro duas vezes, vende a bike de BTT, e compra uma de estrada que está bem mais adequada para tal, e problemas de velocidade não lhe são inerentes.

Uma bike de estrada atinge facilmente os 60km/h numa recta só com força de pernas.

boas pedaladas
 
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