O problema dos Egg Beaters para mim é a robustez e a fiabilidade. A robustez porque aquilo é um sistema muito exposto, alem de que os pedal strikes soltam o cleat. A fiabilidade porque a mola se encontra enrolada em volta do eixo. Isto faz com que o espaço para os rolamentos seja mais pequeno, logo vão ser menores. Os problemas a este nível desses pedais são bem conhecidos, de tal modo que a marca até faz bom negocio ao vender kits de reparação. O peso dos Time é-me indiferente.
Quanto aos pneus, a largura dos mesmos não tem tanta influencia na maneira como rolam como muitas vezes se pensa. Os principais factores vão ser a pressão do ar e o piso do pneu. A largura fica completamente para segundo plano neste aspecto. Basta experimentares um pneu de street, como os Maxxis Hookworm. São pneus muito largos, mas quase slicks, e se os puseres com muita pressão vais ficar boquiaberto pela maneira como deslizam. Repara que por mais largo que seja, o perfil do pneu vai ser sempre aproximadamente circular, logo apenas um pequeno ponto vai tocar no chão. Outro factor é o peso. Estamos habituados a que os pneus mais largos sejam geralmente pesados e com pisos muito agressivos, logo rodam pessimamente, daí associarmos erradamente os diversos parâmetros. Mas nem todos os pneus largos são para fr/dh, muito menos nas 29er.
As vantagens de pneus mais largos são varias. Começam logo por ter muito mais tracção. Alem disso podem-se usar pressões mais baixas, já que ao terem mais volume de ar vão precisar de menos pressão. E claro, são muito mais confortáveis e estáveis, já que com o seu grande volume age como uma suspensão. Isto é extremamente vantajoso numa bike rígida. Um quadro em aço e pneus grandes permitem que se desçam coisas complicadas a velocidades comparáveis a bikes com suspensão. Basicamente o que se procura num pneu de uma medida maior não é exactamente a largura em si, mas sim o volume.
Outra coisa agradável em pneus grandes é a sua capacidade de flutuarem em pisos moles, como areia ou lama.
:wink: