Tubeless - questão com reparação

#1
Boas! e Feliz Natal

Este sábado fomos dar uma volta e... azar dos azares: passei por cima de um prego que me furou o pneu! PFZZZZZZZZZZZZZZZZZZ (som horrível...).

Tentei reparar o furo colocando um remendo por dentro. Mas o problema foi este: e agora encher o pneu?! A bomba não tinha pressão suficiente para que o pneu colasse às paredes do aro e perdia constantemente o ar.

Há algum truque para encher o pneu tubeless? sem ser em compressor?

Obrigado pela ajuda,

Ray bonga
 
#2
É assim, monta o pneu com uma câmara de ar e enche-o até ao máximo de pressão normalmente ouves uns estalidos do pneu a encostar a jante, de pois esvazia o pneu, e com cuidado abres o pneu só num lado da jante sem que no outro lado o pneu salte do sitio, sacas a câmara de dentro do pneu e tentas enche-lo novamente. Tens que ter muita paciência, este método é o que eu uso para os pneus normais servirem de tubless.
 

Jepas

Super Moderador
#5
Boas,

Eu sempre usei uma bomba de pé e nunca tive problemas, uso aros tubeless e pneus tubeless
Acho que a questão é se alguém leva uma bomba de pé para encher um UST durante um passeio.

A situação recomendada é usar uma câmara de ar até voltar a casa, porque nem sempre se consegue encher, mesmo com botijas de CO2 a coisa pode não resultar. De todas as vezes que aconteceu, coloquei uma câmara e só reparei o pneu em casa, porque com o magikseal a fixação dos remendos é quase impossível.

Jepas
 
#6
Exacto, a questão aqui tem mesmo a ver com o facto de se encher o pneu durante o passeio. As nossas bombas ligeiras que vão na mochila não têm pressão suficiente para encher o pneu de modo a que fique logo preso no sítio certo. As botijas de CO2 tb podem n resultar visto aquilo ficar muito aberto.

Parece-me mesmo que a melhor solução é mesmo meter a câmara de ar e remendar em casa.


Obrigado pela ajuda e até breve!!!
 
#10
Jepas, não consigo encontrar referência aos mesmos na net :cry: a weldite também tem uns.

Os que tou a falar vi aqui na loja em Ponte de Sor e o kit é composto por: Cola, Tacos(como os que se metem nos pneus do carro por fora) respectiva ferramenta para poderes meter os mesmos nos pneus e uma botija de CO2. Tudo isto numa caixa que cabe no bolso do jersey. Se quizeres posso dar-te o mail da loja para poderes falar com eles e veres imagens dos mesmos.
 
#11
MrOrbea estás-te a esquecer da bela ''navalha'' para cortar o resto do taco e do adaptador para encher o pneu :p Tenho uns e aquilo realmente é do melhor que há.. Só tem um senão... é que se o pneus esvazia por completo, não dá para meter o taco... Abraços e boas festas!
 
#13
RockShox said:
MrOrbea estás-te a esquecer da bela ''navalha'' para cortar o resto do taco e do adaptador para encher o pneu :p Tenho uns e aquilo realmente é do melhor que há.. Só tem um senão... é que se o pneus esvazia por completo, não dá para meter o taco... Abraços e boas festas!
Erro meu :p sabes que o meu kit é mais pequeno e mais leve :mrgreen:

O unico senão é mesmo se o pneu esvazia completamente e descola do aro, não consegues tapar o furo, mas na maioria dos casos isso não acontece!!!
 
#14
A melhor opção é usar uma câmara de ar, o pior é se o furo no pneu é muito grande, nesse caso é melhor tentar fechar o buraco com um remendo e depois colocar a câmara de ar.
Já por duas vezes furei o pneu tubeless, e quando o buraco é grande demais para ser vedado pelo liquido, o mais certo é, depois de colocada a câmara de ar, o buraco permite a entrada de areia e outras sujidades, resultado, passado alguns km tinha um furo na câmara de ar, a seguir tentei colocar um remendo dentro do pneu e colocar outra câmara de ar, ai já consegui chegar a casa, mas o remendo costuma ser dificel de colar pois o interior do pneu fica ensopado pelo liquido.

Em casa podes tentar salvar o pneu com remendos proprios para o caso ( a Hutchicson tens un kit para remendar tubeless) ou então os tais tacos que eu não conheço, mas no mato, duvido que se consiga fazer um trabalho eficaz.

Quantos aos remendos, só funciona se o pneu for novo, no caso dos Hutchicson, com o tempo alguns líquidos vedante ensopam o interior do pneu e já não se consegue fazer nada. No meu caso, os pneus/liquido da Hutchicson é uma combinação que não gostei pois aquilo parece acido para o pneu.
 
#16
Se me permitem a opinião, mesmo levando os tais tacos e respectivo equipamento auxiliar, uma boa a câmara de ar também deve fazer parte do material de apoio não vá o diabo :evil: tecê-las...
 
#17
Re: Tubeless - questão com reparação

http://www.youtube.com/watch_video?v=t7FIvAw2wC4&NR


Espero ter ajudado! Outra maneira que vi mesmo fazer a minha frente e que resultou foi com gasolina de isqueiro em vez de gaz...
 
#18
Ora aqui está um problema com que já me deparei.
Comprei um kit de tacos no Pernalonga que funciona na perfeição para reparações durante as voltas. É muito rápido remendar um pneu assim. São uma solução provisória, ou seja, com o passar do tempo o taco tem tendência a desaparecer.
Para encher o truque é descolar o pneu dos dois lados da jante, juntando os dois lados do pneu no centro da mesma. Mesmo com uma bomba das pequenas consegue-se encher o pneu na boa.
 
#19
Boas,

Tive um furo, relativamente grande, num pneu tubeless em que o liquido nao consegue vedar totalmente o mesmo. Veda momentaneamente mas depois volta a deixar passar o ar, nao é devido à falta de liquido porque coloquei bastante.

Entretanto comprei um kit de reparação da msc (foto em baixo) e gostava que me dessem algumas dicas de como usar correctamente.





Obrigado,
Alex