Tu não és um bttista

abelha2

Active Member
Rui Marçal, não moro propriamente perto, vivo a cerca de 30km do parque de campismo de Merujal, o que não é propriamente perto (pelo menos para as minhas pernas, não dá pa ir lá explorar, pois tou habituado a fazer 30km por saida). E como a bike não cabe no carro, vou só quando tenho companhia\boleia.

Hoje pusme a olhar po google earth e lembreime, ora bem, para lá são 30km quase sempre a subir, para cá e a descer! por isso saio de casa ao fim de almoço, e vou ate onde conseguir, é so levar um casaco e para casa parece que venho de mota (às 16h virei para trás pois queria chegar a casa de dia, pois aquela estrada é perigosa de noite (muitas zonas nem iluminação publica tem). Ainda por cima, na ida tenho de fazer uns desvios, pois senão são muitos km seguidos sempre a subir, então vou por caminhos alternativos, um pouco mais longe mas com menos subidas.

Por isso o que conheço da serra é só de lá ter ido de carro. Quando os dias forem maiores já tenho um "plano" para lá ir mais a fundo. Ainda por cima a minha tese de mestrado é provavelmente sobre energia éolica, por isso posso lá ir fazer uma visita de estudo de bicicleta.
 

Rui Marçal

New Member
Boas Mach4,

O 1º video é mais a cara do Nozes que a minha. Ele é que tem armas (bike e mãos) para aquele tipo de piso, lol...

Quanto aos outros 2 tem mesmo a minha cara chapada. E já que estamos numa de cinema, prova lá estes meus vídeos. Foi o percurso que fiz para o IV Encontro Cannondalept em Porto de Mós. Tenho mais videos que poderão consultar no you tube. Escolhi os 2 mais exóticos, lol...

[video=youtube;0SAyCHfV1g8]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=0SAyCHfV1g8[/video]

Este é na Costa de Alvados, é um single bem comprido onde cortei partes para não se tornar muito maçudo. É simplesmente lindo e espetacular. De cortar a respiração.
 

Rui Marçal

New Member
[video=youtube;yQAlUWij5yA]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=yQAlUWij5yA[/video]

Este é a saída da Costa de Alvados até uma descida chamada Patelo. Mais uns singles fantásticos entre muros. Muito, muito bom...
 

Rui Marçal

New Member
[video=youtube;TqncqSFr3Xk]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=TqncqSFr3Xk[/video]

Esta é a fantástica descida do Patelo. Estradão bem inclinado e algo técnico. Atinge-se entre curvas velocidades bem altas e depois travões a fundo para os cotovelos.

Tudo isto dá para fazer nos 2 sentidos. Divirtam-se. Isto é BTT, lol...

Isto é o Reino da Pedra. http://www.forumbtt.net/showthread.php?39053-PNSAC-45km-No-reino-da-Pedra
 

oliana

Active Member
Que provocadores! Eu estou de férias, não saí de casa devido á chuva diluviana e vocês colocam essas delícias.:cry:
 

JPJCBikes

New Member
Simplesmente espectacular...embora também entenda que isto do BTT tem muitas formas de ser vivido, concordo com a tua opinião. Há por aí muito pessoal a fazer dos passeios autenticas "corridas" e na verdade é como tu dizes...se fossem para o verdadeiro btt, não seriam nada, mas enfim sentem-se bem e com isso eu também concordo, pois o importante é sermos felizes com o que fazemos, seja de uma forma ou de outra e como também salientaste em relação á escolha da bike, podemos utilizar o mesmo pensamento em relação á nossa atitude nas provas, a opinião dos outros não é importante, o que conta é o que nos faz sentir bem.
Eu sou da tua "equipa", gosto de andar de BTT, tranquilo a tirar uma fotos, a ver a paisagem...mas também gosto de ter capacidade de resposta para algumas situações mais rápidas. O que na realidade mais gosto de fazer são subidas, daquelas em que chegamos ao cimo e pensamos..."como pode ser possível subir aqui de bike", as subidas são a minha "zona de conforto"....
Parabéns por este teu tópico....ele e as respostas fazem-nos pensar...
 

Rui Marçal

New Member
Boas JPJCBikes,

Com que então gostas de conquistar o morro? E és de uma zona boa para isso. Os meus avós eram de perto da Sertã e aquilo é só subir e descer e fazer slalom por entre os pinheiros...
 

megaskunk

New Member
Não sou porque já não ando ha 2 semanas no meio do mato... Ja sinto um grande vazio dentro de mim ....

Domingo de manha = DESFORRA !!!!

Abraço grande para todo o pobo "pedalante"
 

jbandidagem

New Member
Boas

Fantastica reflexao e sobretudo umas grandes verdades as que aqui descreveste.

Emfim,pobres de os que ainda nao experimentaram descobrir por si sozinhos um trilho,é sem duvida uma sensaçao fantastica....

Boas pedaladas a todos
 

Rui Marçal

New Member
Tamagotchi,

Porque foste buscar o Patelo para aqui? lol...

Seja como for dou-te resposta através de um video da descida do Patelo feito por mim, é só cronometrares. Na subida, multiplicas por 10 o tempo de descida e ficas a saber quanto tempo demoras a subir.

Um conselho, sobe-a primeiro, se conseguires, lol que depois a descidas vai-te saber muito bem....

[video]http://www.forumbtt.net/showthread.php?17292-Tu-não-és-um-bttista&p=933373#post933373[/video]
 

commendatore

New Member
Acho que o BTT como qualquer outra modalidade ou hobbie é vivido consoante a personalidade da pessoa e da "seriedade" com que encara as coisas e claro, os objectivos que pretende.
Há malta por aqui e em todo o lado com quem de certeza um dia ou outro já nos cruzámos com uma bike de 8000 euros a andar no asfalto ou que nunca viu lama.
Por outro lado à malta com EMT's do supermercado a ripar e a pedalar como gente grande que infelizmente estão limitados a elas por não terem posses ou possibilidade (ou ainda outras prioridaddes).

Cada um vive o BTT da forma que acha adequado.
O que me move é o gozo de controlar uma máquina sem motor, sentir o vento na fuça, os picos a arranhar as pernas e braços, o cansaço, e por vezes o convívio de ter companhia para "brincar".
Não estou e tenho consciencia que o mais perto que estarei da competição são pequenas maratonas em que participo.

No entanto por vezes pequenas subidas ou pequenas descidas são uma vitória. Tanto por as vencer, como pelo gozo que me deu tentar, falhar, tentar, falhar , tentar e finalmente conseguir.
A sensação de liberdade de atacar um trilho de uma ou outra forma, sem que carris ou outro agente externo me constrinjam é o melhor que o BTT tem para me oferecer.
Isso aliado à natureza no seu estado puro, intocado e inviolado pela mão humana é a tela perfeita para uns minutos, umas horas ou um dia em pleno.
 

miguelcarromeu

Active Member
Sem querer entrar em polémicas, repara que, pelas tuas próprias palavras, dás toda a razão ao Nozes:

commendatore said:
os picos a arranhar as pernas e braços


commendatore said:
A sensação de liberdade de atacar um trilho de uma ou outra forma, sem que carris ou outro agente externo me constrinjam é o melhor que o BTT tem para me oferecer.
Isso aliado à natureza no seu estado puro, intocado e inviolado pela mão humana é a tela perfeita para uns minutos, umas horas ou um dia em pleno.

Isto é BTT ;)

Comprar uma Scalpel ou uma Epic para andar a rolar em alcatrão, ou mesmo em estradão de terra batida é apenas ridículo, nada mais; por muitas vezes que repitam o contrário. Just my 2 cents :)
 
Pois é.

Mas eu saio da escola ás 6:40 e quando chego a casa já é noite, nao vou para o mato á noite... Mas mesmo assim ainda dou la um salto hehe mas com cuidado, mas ao fim de semana é sempre a aviar cartucho :)))

BTT é para macho, é uma prova que testa tudo nao com o Ciclismo de estrada que é só resistencia. BTT é bom!

Abraço e bom texto ;)
 

commendatore

New Member
BTT não acho que seja para macho... acho que o problema de muita gente em tudo na vida é encarar tudo dessa forma.
Pois eu gosto de ver "fêmeas" a pedalar. Se for na minha companhia melhor.
E muitas envergonham-me facilmente.

É como disse... depende mesmo do que TU, interiormente e na tua cabeça queres do BTT. Sou praticante de Airsoft (jogo de simulação militar) e nos jogos há malta equipada até aos dentes que assim que chega ao terreno de jogo, pergunta: Qd é o almoço?
Vão lá para o convívio e para as febras.
Outros mais rookies querem é ouvir as anti-aéreas a estalar na cabeça deles e têm um nível de "empenho" completamente diferente.

São fases, modos de encarar as coisas. Para mim, se chegar o dia em que diga "que treta, não curti nada, não foi grande coisa" é meio caminho andado para parar. Tal n acontece com a bicicleta porque mais dia menos dia volto a pegar nela e a fazer nem que sejam 500metros com sorriso de orelha a orelha.
 

cjribeiro

Member
Acabo de ler o 1º post que foi colocado na 1ª pagina pelo Nozes e digo que é uma reflexão absolutamente fantastica. Neste post encontramos a descrição muito correcta e realista de quem tem já muitos anos disto e certamente alguns bons de idade, não a acho contundente como refere o autor , a menos que seja dirigida especialmente a algum convencido!
Este artigo, tanto pode ser dirigido a muita gente que sofre da ausencia da humildade que tambem faz falta e dá muito jeito ter, como a muitos convencidos que pensam ser os gurus do btt.
Parabens pelo artigo, irei recomenda-lo.
cumprimentos
 
Top