Truques caseiros para tirar peso à bike

#1
Como tirar peso na bike?


- substituir os parafusos do porta bidon por tampas de caneta,
- tirar os mostradores dos manipulos,
- substituir as bichas dos cabos por tubos de ar comprimido.
- colocar parafusos em titanio

Gostava que exemplificassem como tiram peso à bike.
Estes são apenas alguns exemplos.
E já agora quanto é que perderam em gramas.
 
#4
- substituir os parafusos do porta bidon por tampas de caneta,

ui como se faz isso?
a minha pergunta é estupida!mas nao tou aver como colocar la tampas de caneta!
 
#5
São as tampas da parte de cima das canetas Bic he he;-)
Aquela pequena peça de plástico que tapa a parte de cima.

Mas se não quiseres colocar a tampa tapa o buraco com silicone. O efeito é o mesmo e o silicone tb é facil de sair.
 
#7
Não acham pertinente tirar peso à bike?
Se tirarem 10g aqui + 40g ali + 50g aqui + 100g nos pneus não é importante.
ou será que não queremos todos ter bikes leves?

Eu ficava muito contente por tirar 200g a minha bike neste momento.
Há truques que juntando varios se pode tirar algum peso.

Por exemplo tirar a tampa (do pipo) do amortecedor traseiro e substitui-lo por um de carro de plástico, não são muitas gramas mas juntando outros truques poderemos tirar algum peso à bike.

Outro exemplo (by Ranubis) tirar uma parte do encaixe do pedal de forma a que este só fica com um encaixe, o pedal fica a pesar 110g (Shimano PD-M515)
http://www.furatrilhos.com/fura/index.php?module=phpwsbb&PHPWSBB_MAN_OP=view&PHPWS_MAN_ITEMS=281

Outro exemplo o maxxis Larsen TT UST 1.9 pesa 550g, o problema é que não há à venda em lado nenhum.

O que queria, ao abrir este tópico era saber exactamente se conhecem alguns truques.
 
#12
Ora Boas,
outra opção ke axo ke ainda não foi referida é,para aqueles ke tem os guiadores algo compridos,cortar-lhes uns 2cms.
poupam umas gramas e ganham mais aerodinâmica no controlo da bike.

Cumprimentos.
 
#14
Epa para limpar essas pedaleiras e esse desviador deve ser obra, alem de que quando dermos uma volta na lama, acho que vamos ganhar mais peso do que aquele que tirámos hehe.
Agora quem faz isto não deve ter tempo sequer para pensar em fiabilidade.
Mas que é criativo lá isso é.
Agora faltam fotos de quadros furados he he
 
#15
Já se falou aqui de tanta coisa, mas ainda não vi nada a falar de um dos componentes não só com "algum" peso, como também dos mais importantes, sem o qual nada feito.

Corrente... pois e correntes ? São algo pesadas, que artimanhas se fazem por ai para retirar peso ? Retiram-se elos ?! Esticam-se mais ?

Fiquei curioso com este tópico, se bem q acho uma verdadeira parvoice algumas coisas.

Faz lembrar o outro.. pá comprei um espigão de carbono, tirei uma gramas.. mas depois meteu mais um suporte de garrafa na bicla...

AbraçUs... ;)
 
#16
Nas correntes é algo difícil já que é um dos elementos mais vitais para uma bicicleta, mas varias marcas de correntes de topo o seja mais caras costumam furar tanto os pinos como os elos para estas ficarem mais leves, ai esta um exemplo de que furar determinado componente num cito estratégico para lhe retirar peso não é nenhuma parvoíce.
PS: Espero que não me apaguem novamente a mensagem.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#17
Muito se tem falado neste tópico, mas se formos a ver, as dicas caseiras para tirar peso, tá quieto...

Bull essa história do pedal de encaixe só com encaixes de um lado tinha de vir do rei dos "tunnings" caseiros, Ranubis :lol:

É claro que não foi propositadamente, e nem tão pouco é prático, basta pores a plataforma de plástico num dos lados do teu spd e vais ver que o lado que tem mais peso está sempre virado para baixo e um gajo tem de andar sempre a virar o pedalar, uns pedais só com encaixe de um lado padecem do mesmo mal e para encaixar ainda mais chato...

Neste assunto, à semelhança de muitas outras opiniões que foram dadas neste tópico, acho que a única maneira de tirar peso na bicicleta (e na carteira) é substituir os componentes mais pesadões por outros mais leves.
 
#18
Realmente um lado de encaixe não é tão pratico como ter 2 lados ou mesmo 4, mas é tudo uma questão de habituação e usar só esses pedais quando realmente eles fazem falta, como exemplo maratonas onde raramente colocamos os pés no chão e onde o peso tem alguma importância, agora em passeios ou naqueles trilhos mais técnicos onde o encaixe e o desencaixe é constante não aconselho.
Esta interesse em tentar “ kitar “ um pedal surgiu quando vi num fórum este tipo de “kitanço” achei piada e pus mãos a obra é claro que antes comprei uns pedais novos para colocar na bicicleta não fosse haver nenhum azar.


O resultado é este que vem aqui em baixo.



 
#19
Questiono-me se 98g valem este trabalho e os riscos ?! e se 98g fazem diferença mesmo q numa maratona ?! :roll:

Vai lá vai.... mas valeu a tua intensão e paciência. Boa.

AbraçUs e Bom ano de 2006 :wink:
 
#20
Realmente não são 98g mas 98g X 2 já que são 2 pedais, estes pedais são quase tão leves como uns pedais em titânio e muitas pessoas compram-nos embora o seu preço seja demasiado elevado e normalmente aconselhados para pessoas com menos de 75kg.
Agora faço a mesma pergunta.
Estes pedais sendo aconselhados para pessoas com menos de 75kg serão resistentes?
Não sei porque o seu valor monetário é demasiado elevado para as minhas posses porque se não compraria uns.
E será que 196g fazem diferença numa maratona?
Se calhar até não mas se pensasse assim ainda hoje teria uma bicicleta a pesar 14kg e 14kg para 12,6kg já se nota.
Quanto a resistência dos meus pedais, até hoje com 120km com muitas subidas técnica e boas descidas com calhaus nada a apontar a nível de resistência, mas não garanto nada já que 120km ainda é muito pouco mas to confiante.