Trocar rolamentos de um cubo DTSwuiss 240

Boa noite.

Alguém já conseguiu encontrar uma forma de trocar os rolamentos de um cubo traseiro DT 240?

Terá mesmo de ir à fabrica para fazer a troca?

Agradeço já a ajuda.
 

grouk

Member
Não. precisas de uma chave especial em forma de estrela um bom torno e muita paciência. Leva isso a uma loja
 
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A ferramenta para abrir o cubo traseiro é esta "DT Swiss Threaded Ring Tool for DT Swiss Ratchet System Hubs - HXTXXX00N5027S"
Podes ver no bike24.
Quanto à opinião de lojas muito conhecidas, se não tivesse os meus travões Sram XX ainda com garantia (a Sram enviou-me um par novo), pelo opinião do mecânico, teria de comprar um travão da frente novo... mais tarde pesquisei e encontrei a solução... bastava comprar um kit de o-rings e trocar os que estavam danificados... pelo sim pelo não, é melhor pedir sempre uma segunda/ terceira/ quarta/ N opiniões...

 
É vergonhoso que lojas/oficinas com técnicos experientes tenham como primeira resposta em quase todas as situações a substituição do equipamento.
Depois de fazer algumas pesquisar fiquei a saber que todas as peças do cubo são substituíveis e são comercializadas.
 

zdjota

Member
como ja te disseram, todos os cubos sao passiveis de manutencao, portanto mandar um cubo pro lixo so porque sim e de uma ignorancia suprema
 

Jocas22

Active Member
isso é um classico. Ou por ignorancia ou porque dá muito trabalho, incluindo ter centenas de ferramentas dispendiosas pra cada tipo de marca, mais vale dizer ao cliente pra comprar novo. Por vezes medo tambem de mexer no que nao conhecem pra nao estragar e arcar com os prejuizos, ai nem sei o que é pior se esses se os que se aventuram como já me aconteceu.

Muitas vezes simplesmente a internet tem solucoes que os mecanicos não conhecem.
 
O video que o Pedro barradas colocou (https://www.youtube.com/watch?v=-Wde2goI3Cs) mostra como é a manutenção do cubo é extremamente simples de fazer, desde que se faça da forma correta.

Um mecanico com um bom kit de ferramentas, só precisa da seguinte peça e de algum jeito
s-l500.jpg
 
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Medroso#78

Active Member
Boas,
curiosamente, tenho um cubo DT 240s a precisar de substituição de rolamentos. E sim, também já tinha percebido que nem todas oficinas têm ferramenta específica para o efeito. Conheço um que o faz.... pena ser "longe", mas, lá terá de ser.
 

grouk

Member
aviso já que é muito ruim de desapertar, muito wd-40 calor e ao fim de muito desespero lá desapertou esse sistema é uma treta. eu vi vi me à rasca para conseguir até a bancada andava de lado
 

klaser

Well-Known Member
Também costumo fazer em casa muita manutenção, cubos, suspensão , etc... O que chama atenção nestes vídeos, é que eles explicam o serviço em peças novas , tudo limpinho,sem usos, sem abusos...depois na prática o gajo encontra merdas calcinadas, emperradas, etc,etc, isso de encontro ao que o Grouk também disse.... a prática muitas vezes uma realidade bem mais complicada...
 

zdjota

Member
como ja disseram, a realidade e bem diferente do que demonstram nos videos do youtube, pois uma bike "nova" de demostracao e diferente de uma bike de um cliente que sabe-se la como esta o seu estado e ai sim, e complicado.

mas a ideia que querem transmitir esta toda la, so falta e ter calos para o resto....
 

Jocas22

Active Member
tambem convem fazer manutencao e nao abrir só quando ha problemas ou necessidade. Claro que as coisas ficam calcinadas e emperradas se andam até cairem pro lado sem verem uma ferramenta, uma limpeza, uma manutencao.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
MecÂnicos com alguma "arte" não necessitam de algumas ferramentas especiais... mas é preciso saber o que se está a fazer... e claro tem de se ir monitorizando os componentes.... ainda a semana passada abri um cubo DT swiss 370....de um amigo, epá as pessoas deixam chegar as coisas a um estado... falta de agulhas ( alguem abriu e perdeu as agulhas e voltou a montar), falta de massa e o corpo do freehuba com rachadelas perimetrais, de certeza por abusos de apertos e pela falta das agulhas... o cepo também já era. neste cubo traseiro, para reconstrui-lo são cerca de 70€ em material ( preço smais baixos on-line)... e um aroda equivalente, custa 120€... façam-lhes as contas, se calahar mais vale comprar a roda.
 

klaser

Well-Known Member
Sempre abri os cubos todos com ferramentas que tenho em casa, mas agora por acaso na minha bike nova tenho rodas DT 1700, e já vi que sem aquela ferramenta para tirar o anel dentado fora, não há como sacar e mudar os rolamentos...
 
tambem convem fazer manutencao e nao abrir só quando ha problemas ou necessidade. Claro que as coisas ficam calcinadas e emperradas se andam até cairem pro lado sem verem uma ferramenta, uma limpeza, uma manutencao.

Claro que temos de ter esses factores em conta e antes de tentar desapertar a peça não posso ter garantias que vai ser possível fazer a troca dos rolamentos, mas a gravidade da questão é dizer que não dá para trocar, sem tentar.

Antes de tentar desapertar nada como ir encharcando a peça com wd40 durante uns dias e perdido por perdido, ou vai ou racha... Se não estiver calcinado vai acabar por sair.

Se não sair vai ser substituído por um XTR que penso eu ainda é de esferas.
 

klaser

Well-Known Member
Sendo o cubo em alumínio e aquele anel dentado em aço, na última das hipóteses com um calor aplicado da maneira correta, tem de sair,o alumínio dilata bem mais que o aço para o mesmo calor e sai....
 
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