E porque não uma bike de downhill no Forum Btt?
Bem sei que existe aqui ao lado o Freeridezone.net,dedicado às vertentes mais "descendentes" do btt,mas resolvi mostrar esta bike aqui,para dar a conhecer em pormenor algumas coisas que muitos de vós,mais dedicados ao lazer,maratonas e btt "não agressivo" em geral,não conhecem...em 2 palavras:Alargar Horizontes!
Comecemos pelo quadro:O Trek Session 88 é um novo modelo para este ano,que vem colmatar uma lacuna no catálogo Trek:Uma verdadeira bike de downhill.os modelos Session 77 e Session 10 são na sua essencia bikes de Freeride,ao passo que a 88 foi desenhada de raíz com provas de downhill ao mais alto nível em mente.
O quadro apresenta um peso muito competitivo: 4250gr. com amortecedor Fox DHX5 de mola.Com esta base,e com uma escolha cuidada de componentes,consegue-se uma bike bastante leve.
Uma das particularidades do quadro é o sistema ABP (Actve Braking Point).Alguns de vós já o conhecem das Remedy ou Fuel EX,basicamente é um "Ovo de Colombo" dos designs de suspensões,ao colocar o pivot no eixo traseiro,as forças de travagem exercidas pelo travão traseiro são isoladas da suspensão,permitindo um amortecer igual em quaisquer situações,travando ou não,proporcionando uma excelente aderência da roda.A juntar ao ABP,temos o Full Floater,que é o apoio do amortecedor no prolongamento da escora traseira,em vez da parte frontal do quadro.Isto,em conjunto com o Fox com afinação especial para este quadro,permite um início de curso muito sensível,mas que se torna muito progressivo no fim,evitando um "bottom out" muito violento.
Para juntar a este quadro,e fazer uma montagem ao mesmo tempo eficiente,adaptada às minhas necessidades,leve e dentro de valores razoáveis,muitas contas de cabeça foram por mim feitas,assim como muitos sites de fabricantes,lojas,reviews e sei lá mais o quê...viva a net!
Mas vamos ao pormenor:
Quadro :arrow: Trek Session 88DH,com Fox DHX5 mola 400,tamanho M
Suspensão :arrow: Rock Shox Boxxer Race 2008
Avanço :arrow: Pro FR 50mm 31.8...20€,135gr :!: :!: :!:
Guiador :arrow: Truvativ Hussefelt World Cup 20mm elevação,700mm comprimento
Punhos :arrow: ODI Ruffian
Espigão selim :arrow: OnOff Ruction 31.8...comprado usado,e cortado a 300mm,pesa 240gr
Selim :arrow: WTB Silverado carris em cromoly
Pedaleiro :arrow: Race Face Evolve DH,170mm,prato 36 Truvativ,parafusos A2Z (xunning :mrgreen
Guia de corrente :arrow: E13 LG1+Taco FSA (é aquela peça por baixo,para quem não sabe,e foi furada para tirar peso)
Corrente :arrow: Shimano XT
Cassete :arrow: Shimano DuraAce 11-21...não,não estou cheio de força!
Desviador :arrow:Shimano XT Shadow
Manípulo mudanças :arrow: Shimano XT
Travões :arrow:Hayes Stroker Trail V8,discos 200mm
Rodas :arrow: Cubos Nuke Proof Generator+Raios DT competition 2.0-1.8+Aros Sun Equalizer 31
Pneus :arrow: Bontrager Big Earl 2.5 Wet Compound
Câmaras :arrow: Rubena FR
Pedais :arrow: Shimano DX...alternados em determinadas provas com os 646 de sempre.
Com isto tudo,e depois de muitas voltas e reviravoltas,consegui a bike que queria,dentro do meu orçamento:Cerca de 3300€.A outra preocupação,o peso,foi quase atingida:Queria que a bike ficasse abaixo dos 17kg,mas não foi possível,e ficou-se pelos 17,3kg.
Conclusões?
Uma coisa é o marketing agressivo,outra totalmente diferente são as verdadeiras evoluções no material que as marcas nos põem à disposição.Neste caso,a Trek pode gabar-se à vontade.A Session 88 é tudo o que tinham anunciado e mais ainda!
Com a minha montagem,o único problema da bike parece ser mesmo o piloto :nsei: .Esta é uma bike ao mesmo tempo :arrow: Estável,pela geometria de onde se destaca o baixo centro de gravidade e angulo de direcção bastante lançado; :arrow: Manobrável,pelo baixo peso,tanto do quadro como das rodas; :arrow: Eficiente,porque todos os componetes funcionam até agora na perfeição.
Primeira prova:Maxxis Cup Gouveia 2009:2 malhos logo para começar,e para "não te armares em artista,que ela ainda não te conhece" :lol:
Bem,e como hoje já é tarde,ficamos por aqui...mais fotos em tempo oportuno,perguntas e observações são bem vindas,blá blá blá...
Boas pedaladas pessoal! :xau:
Bem sei que existe aqui ao lado o Freeridezone.net,dedicado às vertentes mais "descendentes" do btt,mas resolvi mostrar esta bike aqui,para dar a conhecer em pormenor algumas coisas que muitos de vós,mais dedicados ao lazer,maratonas e btt "não agressivo" em geral,não conhecem...em 2 palavras:Alargar Horizontes!
Comecemos pelo quadro:O Trek Session 88 é um novo modelo para este ano,que vem colmatar uma lacuna no catálogo Trek:Uma verdadeira bike de downhill.os modelos Session 77 e Session 10 são na sua essencia bikes de Freeride,ao passo que a 88 foi desenhada de raíz com provas de downhill ao mais alto nível em mente.
O quadro apresenta um peso muito competitivo: 4250gr. com amortecedor Fox DHX5 de mola.Com esta base,e com uma escolha cuidada de componentes,consegue-se uma bike bastante leve.
Uma das particularidades do quadro é o sistema ABP (Actve Braking Point).Alguns de vós já o conhecem das Remedy ou Fuel EX,basicamente é um "Ovo de Colombo" dos designs de suspensões,ao colocar o pivot no eixo traseiro,as forças de travagem exercidas pelo travão traseiro são isoladas da suspensão,permitindo um amortecer igual em quaisquer situações,travando ou não,proporcionando uma excelente aderência da roda.A juntar ao ABP,temos o Full Floater,que é o apoio do amortecedor no prolongamento da escora traseira,em vez da parte frontal do quadro.Isto,em conjunto com o Fox com afinação especial para este quadro,permite um início de curso muito sensível,mas que se torna muito progressivo no fim,evitando um "bottom out" muito violento.
Para juntar a este quadro,e fazer uma montagem ao mesmo tempo eficiente,adaptada às minhas necessidades,leve e dentro de valores razoáveis,muitas contas de cabeça foram por mim feitas,assim como muitos sites de fabricantes,lojas,reviews e sei lá mais o quê...viva a net!
Mas vamos ao pormenor:
Quadro :arrow: Trek Session 88DH,com Fox DHX5 mola 400,tamanho M
Suspensão :arrow: Rock Shox Boxxer Race 2008
Avanço :arrow: Pro FR 50mm 31.8...20€,135gr :!: :!: :!:
Guiador :arrow: Truvativ Hussefelt World Cup 20mm elevação,700mm comprimento
Punhos :arrow: ODI Ruffian
Espigão selim :arrow: OnOff Ruction 31.8...comprado usado,e cortado a 300mm,pesa 240gr
Selim :arrow: WTB Silverado carris em cromoly
Pedaleiro :arrow: Race Face Evolve DH,170mm,prato 36 Truvativ,parafusos A2Z (xunning :mrgreen
Guia de corrente :arrow: E13 LG1+Taco FSA (é aquela peça por baixo,para quem não sabe,e foi furada para tirar peso)
Corrente :arrow: Shimano XT
Cassete :arrow: Shimano DuraAce 11-21...não,não estou cheio de força!
Desviador :arrow:Shimano XT Shadow
Manípulo mudanças :arrow: Shimano XT
Travões :arrow:Hayes Stroker Trail V8,discos 200mm
Rodas :arrow: Cubos Nuke Proof Generator+Raios DT competition 2.0-1.8+Aros Sun Equalizer 31
Pneus :arrow: Bontrager Big Earl 2.5 Wet Compound
Câmaras :arrow: Rubena FR
Pedais :arrow: Shimano DX...alternados em determinadas provas com os 646 de sempre.
Com isto tudo,e depois de muitas voltas e reviravoltas,consegui a bike que queria,dentro do meu orçamento:Cerca de 3300€.A outra preocupação,o peso,foi quase atingida:Queria que a bike ficasse abaixo dos 17kg,mas não foi possível,e ficou-se pelos 17,3kg.
Conclusões?
Uma coisa é o marketing agressivo,outra totalmente diferente são as verdadeiras evoluções no material que as marcas nos põem à disposição.Neste caso,a Trek pode gabar-se à vontade.A Session 88 é tudo o que tinham anunciado e mais ainda!
Com a minha montagem,o único problema da bike parece ser mesmo o piloto :nsei: .Esta é uma bike ao mesmo tempo :arrow: Estável,pela geometria de onde se destaca o baixo centro de gravidade e angulo de direcção bastante lançado; :arrow: Manobrável,pelo baixo peso,tanto do quadro como das rodas; :arrow: Eficiente,porque todos os componetes funcionam até agora na perfeição.
Primeira prova:Maxxis Cup Gouveia 2009:2 malhos logo para começar,e para "não te armares em artista,que ela ainda não te conhece" :lol:
Bem,e como hoje já é tarde,ficamos por aqui...mais fotos em tempo oportuno,perguntas e observações são bem vindas,blá blá blá...
Boas pedaladas pessoal! :xau: