Depois de vários meses a pedalar com a minha bike decidi fazer um update da minha opinião que de resto se sobrepõe à minha anterior.
Fiz um treino este verão bastante a sério, participei na maratona de chaves e devo dizer que realmente é uma bicicleta que se adapta muito facilmente a todos os trilhos. Por ter uma roda maior tem mais notoriamente mais tracção, mas poderão dizer que simultâneamente terá mais resistência ao rolamento...poderá ser, tanto pela superficie de contacto como (nas subidas) pela maior roda cuja rotação será mais dificiel de fazer, no entanto se se mantiver o momentum, que é o mesmo que dizer o rolamento a velocidade que beneficie a sua inercia, acaba por os seus defeitos passarem a qualidades e jogarem a favor de quem a pedala. Esta qualidade apresenta-se bem notória quando se desce em superficies mais irregulares em que a bike não perde velocidade como uma 26'.
Queria falar sobre as rodas, que por vezes poderia passar pela cabeça de alguns que pelo seu tamanho empenariam muito mais facilmente, bem devo dizer que, não sei se pela qualidade das American Classic ou por outra razão, tal não acontece, tenho 80Kg desço por trilhos bem irregulares, com alguns saltos e nunca tiveram a necessidade de serem afinadas.
A destreza desta bike em singletracks é muito boa, nunca tive dificuldades que me parecessem devidas à geometria ou rodas da bike, no entanto é uma das qualidades mais vincadas pela marca nesta geometria G2. Já tenho amigos com outras marcas que não dizem o mesmo, que sentem dificuldades em fazerem as curvas com a mesma destreza de uma 26', nomeadamente deitar-se nas curvas e fechar as mais apertadas com facilidade mantendo uma rota sem ter que a abrir.
Quanto ao andamento em plano, aconselho manter os 3 pratos à frente com mudanças de 10, porque vão precisar se não querem ficar rapidamente sem capacidade de pedalada provocada pela velocidade, pois facilmente vão a 40Km/h ou mais.
Em termos de gastos de manutenção é o mesmo, os pneus são ao memso preço apesar da borracha a mais, os travões será memso boa ideia de ter um raio maior de disco pelo menos à frente, 180mm julgo indicado.
Atenção aos periféricos e quadros destas bikes devido ao peso que podem atingir, ao contrário do que sempre me disseram que foi comprar uma bicicleta mais barata para depois se ir kitando ao longo do tempo, existem coisas que nunca se podem descurar. O quadro, se puderem comprar um quadro leve façam-no, não necessita obrigatóriamente de ser de carbono mas aconselho, dos periféricos mais caros em que vale a pena apostar logo de inicio (pois fica mais barato se já vier na bike) são a supensão e as rodas. São as coisas que mais peso adicionam à bike, seguido do pedaleiro.
Estamos em tempos de austeridade e julgo que mais vale adiar que comprar agora mais barato que depois sairá mais caro porque à peça é um roubo, há sempre o ebay e as peças usadas, fazem-se até bons negócios, mas é às vezes...
No fundo estou memso muito contente, adicionei-lhe uns colantes em vinil na Fox e nas rodas, porque a aparência também nos faz sentir mais satisfeitos como a nossa montada, o comportamento é único e nos singletracks a descer é uma perdição, chego sempre ao fundo euférico, com sorriso de orelha a orelha...e mais que ainda não mencionei, foi a minha ausência do rol das quedas que claro está se pode a dever a diversos fatores, mas creio que a bike faz a sua parte no que toca a ultrapassar os obstáculos mais dificeis.
Sem mais nada a adicionar.
Um abraço e boas pedaladas de inverno que em dias sem chuva são do melhor