Travões Avid Juicy 5

ze scott

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Boa Tarde

Pessoal tenho uma Scott scale 50 2010 com estes travões Avid Juice 5,acontece que não posso deixar a bike ao sol pois o travão de tras fica bloqueado.
Agora está muito calor e acontece que mesmo em andamento ele vai travando e quase morri de cansaço nesta ultima volta:aminha pergunta é se alguem ja teve o mesmo problema e qual foi a solução.

Obrigado a todos
 
Boas!
Digamos que isso não é defeito mas sim feitio! É um dos contras dos travões avid devido ao tipo de oleo que é usado. Quando esta calor ou a bike fica ao sol algum tempo o oleo expande-se o que faz com que haja mais pressão e empurre os bombitos do travão, logo as pastilhas ficam mais perto dos discos muitas vezes a roçar ou até mesmo a travar! Uma solução é molhares os travões, principalmente as guias para tentar arrefecer o óleo.
 

VERTEX_LTD

New Member
Boas,

Vocês vão-me desculpar, mas não concordo com o que dizem.
os travões Avid JUICE 5 utilizam óleo DOT que tem características particulares de não aquecer com tanta facilidade como os travões com óleo mineral...
Só por ter estado ao sol, o travão bloqueou?? então quando estiver a andar e fizer uma travagem prolongada, os travões bloqueiam por completo e é queda na certa.
Não pode ser possível.

Na minha opinião, o travão deve ter algum problema qualquer. Tem que haver outra explicação.

ABC
 

ze scott

New Member
Boas

Tiago concordo ctg, pois o travão da frente funciona bem em qualquer situação,levei a bike na sexta a loja para a primeira revisão e a explicação que me deram foi : poderia ser oleo a mais no sistema.Quanto ao arrefecer as linhas eu passei dentro de uma ribeira,ficou melhor mas alguns metros a frente ja nao conseguia andar, mas este não é o caminho a seguir. So quero poder disfrutar a bike .Agora vamos ver se na Terça feira quando a for buscar se o problema presiste.

Obrigado
 

kidd83

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bem o teu problema tambem já aconteceu comigo mas os meus sao os elixir 5 (vai dar ao mesmo). foi uma situaçao caricata, quase no final da minha volta e como ficava a caminho parei no supermecado do jeronimo, nao demorei mais que 5 minutos e qual é o meu espanto pego na bike e travoes bloqueados, ao principio pensei que alguem mexeu na bike mas depois tambem associei ao problema ser do oleo ter dilatado com o calor e fazer pressao sobre as pinças o que é certo é que nao encontro outra explicaçao, como a minha casa fica a uns 5km e nao me apetecia levar a bike as costas a soluçao foi montar e pedalar, quem me viu certamente pensou que eu era mesmo fraquinho o caminho era plano mas pelo esforço que eu fazia parecia estar a subir uma parede lol lol, o que é certo é que passado mais ou menos 1km a coisa começou a melhorar até ir ao sitio.

cumps.
 
Voçês vão me desculpar também mas o que eu disse não foi inventado! jà aconteceu comigo nuns travões avid e esta explicação que eu dei foi a explicação que o mecânico me deu! E é valida pois isso acontecia no verão e quando apanhava muito sol em cima! O travão ñ fica assim por travar muitas vezes, fica assim devido á temperatura que o sol provoca quando esta a incidir neles.
 

jmdcfigueiredo

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Será que não tens mesmo óleo a mais no sistema?

Isso acontecer quando a bike fica ao sol é simples, o calor dilata os corpos!
Agora essa dilatação chegar para bloquear é que não é muito normal. Se só por ficar ao sol já sentes a roda presa estou como o Tiago, se algum dia fazes uma travagem prolongada lá se vai o travão e é roda presa pela certa!

Experimenta tirar duas ou três gotas de óleo e vê se a coisa melhora.
 

RuiZinK

Member
Eu não diria que o óleo expande devido à temperatura. Diria mais que os tubos podem contrair. Sendo assim, aliado ao excesso de óleo no circuito os travões podem ficar a travar.
 

abelha2

Active Member
podem nao ser termo retrateis. Mas ao dilatarem, expandem em todas as direções e nao apenas no sentido exterior.

Penso que nao acontece isso com o travar, pois na travagem o que aquece predominantemente são as pastilhas.

Penso que retirar um pouco de oleo pode ser a solção. Mas nada como uma oficina
 

jmdcfigueiredo

New Member
abelha2, explica lá com é que alguma coisa pode expandir para o interior!!!!?????

Claro que ao travar o que aquece predominantemente são as pastilhas, que passam esse calor aos êmbolos que por sua vez o passam ao óleo!
 
Bemmmmmmm tanta confusão!!!

1º Não são "juice" são "Juicy"
2º O òleo DOT não dilata, Ver: o cap. 7 de Bennet e Myers, 1978; OS LIQUIDOS SÃO IMCOMPRESSÍVEIS.
3º Estão todos a negligenciar o que mais facilmente dilata com o calor... um gás! o AR!!!

Os teus travões estão a precisar de ser sangrados devidamente com duas seringas e óleo DOT novo, vais ver que nunca mais se alteram com a temperatura.

kid83: Juicy e Elixir não tem mesmo nada a haver, só mesmo o ser da mesma marca, porque de resto todo o sistema interno da manete é totalmente diferente.

Espero ter ajudado.

VT
 

MATSO

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boas
tenho mesmo muita sorte!! tenho uns Juicy 5 a 2 anos, nunca foram sangrados, travam no inverno e no verão e nunca tive
qualquer tipo de problemas, e a minha bicicleta não é daquelas de só sair ao fim de semana, para terem uma ideia já fiz cerca de 9 mil km
problemas com travões (zero)
cumps
 

ivosilva83

New Member
Rock Shox Portugal


kid83: Juicy e Elixir não tem mesmo nada a haver, só mesmo o ser da mesma marca, porque de resto todo o sistema interno da manete é totalmente diferente.

já agora aproveitando o tema, pela tua experiência quais são os melhores?
 

jmdcfigueiredo

New Member
Olha lá ó Rock Shox Portugal, há dois conceitos físicos completamente diferentes, dilatação e compressão!

Portanto e de uma forma curta e grossa, O ÓLEO DILATA MAS NÃO COMPRIME!

Vai lá ler outra vez o Bennet e Myers, 1978...

PS - Para que é que achas que servem as pastilhas e discos de carbono e cerâmica!!!!!?????
 
Podia até responder... nem que fosse para admitir que me enganei, mas estava a descer ao teu nível "curto e grosso"

Por isso não o vou fazer.

PS - Para que é que achas que serve o fórum???? na minha opinião é para trocar ideias construtivas de forma civilizada... mas já vi que nem sempre é assim.

VT
 

jmdcfigueiredo

New Member
Cara Rock Shox Portugal, deves-te estar a esquecer que começas-te a tua participação neste post com "Bemmmmmmm tanta confusão!!!" corrigindo tudo e todos, eu incluído.

Quanto ao objectivo do fórum evidentemente concordo contigo, agora fazes muito melhor figura se quando deres a tua opinião falares sobre aquilo que sabes e não especulares como fizeste.

O teu post não trouxe nada de novo nem serviu para nada pois:

1º Não são "juice" são "Juicy" -> parece-me evidente que é uma confusão da pessoa que escreveu que não é significativa...

2º O òleo DOT não dilata, Ver: o cap. 7 de Bennet e Myers, 1978; OS LIQUIDOS SÃO IMCOMPRESSÍVEIS. -> não comento...

3º Estão todos a negligenciar o que mais facilmente dilata com o calor... um gás! o AR!!! -> Nunca a dilatação do ar chegaria para bloquear os travões e não, a dilatação do ar é bem melhor que a do óleo pois o ar é compressível ;)!

Creio estarmos aqui para o mesmo, a única diferença é que eu não represento uma empresa e portanto parece-me mais ou menos evidente que um bocadinho mais de ponderação nas opiniões expressadas não ficaria nada mal.

Um abraço

PS - Quando usei a expressão "de uma forma curta e grossa" era no sentido de "sem me estar a justificar" ao contrario de ti que indicas um capitulo e livro. Não sei o que é que no Norte "de uma forma curta e grossa" quer dizer para teres ficado tão ofendido
 
Last edited:
Devo-te ter tocado em algum nervo, pois não vejo a razão para estes ataques.

Corrigindo-te mais uma vez porque não tens experiência suficiente para o saber... o ar é bem capaz de bloquear um travão Avid; o óleo só dilata se tiver espaço para o fazer e esse espaço é o ar que está no sistema por falta de sangramento.

Se estás a estudar sabes bem que para fundamentar devidamente uma citação deves mencionar a fonte, não fiz mais do que isso, sendo válido no norte e no sul ou também estou errado?

A ponderação está nos olhos de quem lê, parecendo que te ofendeste com algo simples como uma correcção a algo que estava de facto errado.

Como já disse em vários posts anteriores, deixo por aqui as respostas redundantes e "BACK TO TOPIC"

VT
 

RuiZinK

Member
Rock Shox Portugal, parece-me uma explicação mais do que válida! Nem sei como é que não me lembrei disso antes... é que agora parece-me óbvio. (Onde fui eu desencantar os cabos termo-retracteis ?? lol)

jmdcfigueiredo, demasiado "paleio" e agressividade. Podias muito bem dar a tua opinião sem tentar passar "atestados de incompetência" aos outros. Isto NÃO é um concurso! É um forum de entreajuda.

ze scott, sangra devidamente os travões e conta-nos o resultado.

Cumprimentos.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Eu acho-vos uma graça tremenda, dizem asneiras e ainda ficam ofendidos por serem confrontados...

Um diz "Eu não diria que o óleo expande devido à temperatura. Diria mais que os tubos podem contrair. Sendo assim, aliado ao excesso de óleo no circuito os travões podem ficar a travar."
O outro acrescenta "Mas ao dilatarem, expandem em todas as direções e nao apenas no sentido exterior."
E a Pièce de résistance é a propria Rock Shox Portugal afirmar sem margem para duvida que "O òleo DOT não dilata"!

Parece-me evidente que estamos aqui para nos ajudar-mos uns aos outros, mas uns mais que outros pelos vistos...

Um abraço
 
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