Traction control vs Brain---Scott spark ou epic

Tiago6

New Member
Boas, pretendo comprar uma suspensão total, pretendendo dar para troca a minha bicicleta de estrada (specialized tarmac expert 2007) .

Requesitos: -Quadro em carbono

- No caso de troca, posso dar mais 1000 euros

As minhas opções estão sobre a specialized epic e a scott spark 35 de 2012

Um aspeto fundamental é o bombeio do amortecedor traseiro, por isso gostava de saber quais as diferenças entre o brain e o traction control da scott.... Ja alguém experimentou os dois?


Desde já obrigado

Tiago6
 

vaspsy

New Member
A spark 35 2012 nao tem traction control. Tem Lockout com 2 posições: aberto e fechado que bloqueiam em simultaneo as 2 suspas. Mas funciona muito bem. Eu pessoalmente gosto muito.
A spark 30 ja tem o traction control (DT Nude2). Mas a meu ver bombeia um bocado, nota-se especialmente se fores a pedalar em pé.
O brain da specialized nao posso opinar porque nunca experimentei.
Cumps
 

joao.f

New Member
boas
eu tenho a epic comp m5 de 2010 e o brain é 5* .só posso dizer bem
a subir manteem sempre a traseira colada ao chao sempre com mt traçao e a descer ui ui uma maravilha
ja a scott numca experimentei

cumps.joao.f
 

Tiago6

New Member
Entao a scott nao desenvolveu um sistema para a suspensão traseira nao bombear? O meu maior medo é mesmo o bombeio porque os meus trajetos envolvem muita subida.

Vou colocar a foto da bicicleta que pretendo trocar...




Os meninos das scott´s e epic comentem please

Cumps
Tiago6
 

Pmiguel

New Member
tudo depende da afinaçao que lhe dás, na spark ela bloqueia atras e á frente com um só clik e não bombeia, fica tipo uma rigida, eu uso sempre o bloqueio, quer em estrada, estradão ou subidas em mato, a minha bloqueia as duas ao mesmo tempo mas bom bom éra de desse um clik bloqueasse atras depois outro clik bloquava as duas depois outro clik ficava tudo desbloqueado, nao esperes muita suavidade no amortecimento quer da spark quer da epic sao fs que se comparam ás rigidas
 
Ó Pmiguel, os modelos em questão comparam-se ás rigidas pela sua geometria e não pela falta amortecimento!! Tanto uma como outra com boas suspensões amortecem lindamente!

Vou tentar clarificar da forma mais simples o que são na pratica os 2 sistemas.

O traction control é um comando que permite limitar o curso do amortecedor para metade... fica mais duro, ainda permite amortecer mas não bombeia tanto.... ou seja a spark com este sistema tem 3 posições MANUAIS, desbloqueada à frente e atrás, semi-bloqueada atrás e totalmente bloqueada à frente e atrás. Se o sistema for o mais simples Twinloc então o comando tem 2 posições: desbloqueada à frente e atrás e totalmente bloqueada à frente e atrás.

O brain é uma válvula de inercia que pode existir no amortecedor ou suspensão ou nos 2 que basicamente bloqueia automaticamente quando o piso é liso. Ou seja neste caso a bicicleta bloqueia e desbloqueia automaticamente. Numa suspensão total acho que este sistema só faz sentido quando existe atrás e à frente para não andar na mesma com comandos ou com a frente ou a traseira bloqueada e a outra desbloqueada... Fica desequilibrada.
O sistema é regulável e tem afinação, requer mais acerto e há mais hipóteses de dar barraca.

Agora vai ao gosto de cada um, se preferem manuais ou automáticas... Pessoalmente prefiro bloquear e desbloquear quando me apetece.
 

Pmiguel

New Member
miguel expliquei-me mal quando digo que se comparam ás rigidas, queria dizer que por mais afinaçao que lhes dês nunca vao ter a sensibilidade que tem uma bike com o amortecedor ao alto, a spark a epic e outras parecidas com estas vao ser sempre mais rijas de amortecedor devido á sua geometria, e se lhe retirares ar para alem do teu SAG vais ter um amortecedor mais mole mas vais perder no total de curso.

a epic tem garantia vitalicia para o primeiro dono e é uma makina de xc puro, a spark é uma makina de maratonas e muito boa a descer, sao parecidas boa escolha.
 

lupin27

Member
Tiago6,

Tenho uma Epic Comp com brain no amortecedor e estou bastante satisfeito com o comportamento da bike, quer a subir quer a descer!!
A Scott não conheço.
 

Tiago6

New Member
Pelo que percebi, o traction control reduz o curso mas bombeia sempre e o brain bloqueia mesmo automaticamente...Será isto?
 

Lafs00

New Member
Boas tiago o Brain funciona como uma hibrida tanto è Rigiga como não, ou seja, se edistirem "pancadas " de baixo para cima o brain desbloqueia em função do impacto se existire apenas pancadas de cima para baixo funciona como rígida ou seja nem mexe.

Exemplo teorico

estrada de alcatrão liso sem irregularidades, por mais que saltes com a bice esta ser´sempre uma rigida

Estrada com irregularidades se devido à inercia da bici estas atuares no sentido baixo => cima funciona como suspensão total.

Basta acertares a valvula de inercia no inico para o teu peso e mais nada....

espeto ter ajudado

EPIC COMP 2012
 

Tiago6

New Member
Ok.. E sobre o traction control? Basicamente e a mesma coisa mas temos de ser nos a bloquear para que ela nao consiga bombear nas subidas, ou a rolas em estrada.??
Cumpz
 
Top Bottom