TrackMaster - Novo software de análise de tracks GPS

froids

Active Member
simaooliveira said:
Viva!

Já descarreguei o teu software e devo dizer-te que está brutal.

Já analisei uma série de tracks com ele e está tudo 5*****. Fica aqui o meu agradecimento público!!!

Contudo deparei-me com um track que está sempre a dar o erro de ficheiro gpx inválido. Acontece que este percurso foi completado no google earth, pois durante o percurso o meu gps desligou-se umas 3 vezes.

Se tiveres alguma sugestão para me dar ficaria muito agradecido.

Desde já agradecido

Abraços

Simão

Eu também uso a Aplicação do Pedro e também é ja parte integrante das minhas rotinas de analise de tracks, entre outras...
Realmente funcional e prática...

Em relação aos stresses com alguns ficheiros GPX, versao 1. acho, eu consigo resolver a maioria abrindo no mapsource ou gpscomp e depois volto a gravar como GPX. Tem resultado com 99.9% dos gpx inválidos que vou apanhando...

Abraços
:xau:
 

zdvrb

New Member
Olá a todos:

Tenho um Vista HCx com barómetro e o programa que utilizo para anáise de tracks é o CompeGps 6. Decidi experimentar o TrackMaster para comparar e acontece que os acumulados davam-me sempre superiores aos do Compegps. Após realizar a marosca sugerida, alterando o ficheiro gps.ini ,os valores do compegps já estão próximos dos do trackmaster.
Agora fiquei na duvida, porque razão isso aconteceu quando julgava que o Compegps era 99% fiável, já que o meu gps tem barómetro?
Qualquer esclarecimento é bem-vindo.
Cumprimentos a todos e já agora parabéns pelo software caseiro.

Zd
 

PedroSoares

New Member
acho que os gps barometricos apesar de mais precisos a medir a altitude, continuam a não ser altamente fiáveis. no entanto, é o melhor que temos.
repara que basta estar um dia de chuva para a pressao atmosferica ser diferente de um dia de calor.
 

froids

Active Member
PedroSoares said:
acho que os gps barometricos apesar de mais precisos a medir a altitude, continuam a não ser altamente fiáveis. no entanto, é o melhor que temos.
repara que basta estar um dia de chuva para a pressao atmosferica ser diferente de um dia de calor.
:exacto:
 

zdvrb

New Member
Boas:

Mas no entanto penso que o problema não esteja no gps, porque só depois de alterar o ficheiro do Compegps é que começou a dar valores próximos do Trackmaster. Ou seja o que estava errado era a maneira como o Compegps fazia as contas das diferenças de cotas, ou não?
Cumprimentos...

Zd
 

PedroSoares

New Member
nao.
repara, os tracks de GPS contêm a altitude dos pontos por onde passamos. se todos os pontos tivessem o valor da altitude correcto, o calculo da altimetria seria tao trivial como a soma de todas as diferenças positivas, certo? Ora, dado os erros que os tracks apresentam nenhum software calcula a altimetria assim pq daria sempre um valor muito superior, devido aos erros. Daí as diferenças que vês entre os varios softwares. Qual o mais correcto? Nenhum... tudo depende do track.
Vamos fechar a loja com a conversa da altimetria que ja foi mto debatida nos topicos anteriores.
 

Un4s33n

New Member
Boas,

Ainda não testei mas parece que fizeste um excelente trabalho.

Uma das coisas que vai dar bastante utilidade é a altimetria por declive.

O medidor de esforço também parece uma funcionalidade engraçada... Contudo é sempre limitado - pois é uma regressão apenas de parâmetros feitos por GPS, nada tem a ver com o facto de o piso ser rolante ou estar cheio de calhaus e ser muito técnico... Não se pode no entanto pedir o impossível...

Grande programa, sim senhor! :clap:
 

frafael

New Member
PedroSoares said:
Vamos fechar a loja com a conversa da altimetria que ja foi mto debatida nos topicos anteriores.

Mas então, tirando a questão da almetria, questão essa central e fundamental para esclarecer as pessoas, do que é que queres falar?

Não me interpretes mal, o teu programa está porreiro, mas não traz nada de novo a quem já se interesse um pouco mais por estes assuntos. E para os menos atentos, há que lhes explicar as razões das diferenças nos valores, e há que os elucidar que não basta ao programa somar, há que ter o controlo da forma como se calcula a altimetria, uma função, que a meu ver é essencial, e que falta no teu programa.
 

frafael

New Member
zdvrb said:
Agora fiquei na duvida, porque razão isso aconteceu quando julgava que o Compegps era 99% fiável, já que o meu gps tem barómetro?
Qualquer esclarecimento é bem-vindo.

Zd

O que acontece com a maioria dos programas, à excepção do Trackan, é que não oferecem a possibilidade de alterar o "filtro" que todos os programas usam para calcular a altimetria. No caso concreto do CompeGPS, ele usava um filtro de 15 metros, ou seja, apenas a partir deste valor começava a contar como subida, o que pode ser bom se o teu track tiver muito erros. Se o teu track estiver correcto (e os gps com barómetros ainda são os que oferecem mais garantias) não podes usar o mesmo software porque ele vai cortar-te muitas subidas correctas. Há que alterar o tal "filtro".

A marosca que fizeste no gps.ini é um trabalho que pode ser evitado usando o Trackan, que permite definir exactamente o valor do "filtro", alterar e ver as diferenças, etc. Aliás, tem uma particularidade que acho deveras interessante: ao mudares o valor do "filtro", vê-se logo no gráfico as subidas que ele está a contar. Deste modo, podes visualmente detectar se tens muitas subidas "suspeitas" ou não. É uma ajuda.
 

RPires

Member
frafael,

Fiz uma busca por ficheiro gps.ini e fui parar ao ficheiro na pasta do CompGps, no entanto ao abri-lo não encontrei o campo onde se altera o "filtro" tal e qual mencionas mais em cima e que passo a citar " ...caso usem o CompeGPS, abram o ficheiro gps.ini, situado na pasta do CompeGps, e alterem o campo "Minumum_Altitude_Acu mulation=5.000000" para "Minumum_Altitude_Acu mulation=0.000000"..."

Estarei a ver mal ou isto poderá estar em outro lado?
 

romanovski

New Member
Boas,
PedroSoares tenho utilizado o teu programa desde que fiz o download. Há um aspecto que me tem despertado a curiosidade - o índice de dificuldade.
A classificação do índice é de 0-500 ou é outra? E é baseado em distância, acumulado de subida ou ambos?
 

PedroSoares

New Member
nao tem limite e começa no 0. é calculado com base na distancia e na altimetria.
é só uma referencia que meti, por piada. pq a fiabilidade de usar a distancia e a altimetria para avaliar o esforço, é mto baixa. quanto mto para os estradistas, que têm quase sempre piso bom.
 

cjrf

New Member
Recebi ontem o meu primeiro GPS (um Vista HCx). Ainda só fiz um trilho e estive a experimentar este software. Muito porreiro :clap: :clap:

Gostei muito do tal índice de esforço. Pelo menos dá para ter uma ideia, mesmo que inexacta, do que nos espera em cada trilho. Seria bom (e aqui deixo a sugestão) conseguir ver em que Km estão as "tais rampas" (por exemplo, a cor do gráfico podia mudar consoante a inclinação). É que eu ainda estou muito fraquinho para fazer as rampas de mais de 20% a pedalar e assim já podia programar melhor os "descansos" :)

Também gostei bastante da geração dos waypoints. Com base nesses waypoints estive a preparar (no MapSoruce) uma rota para o meu próximo percurso. Tenho ideia que o pessoal costuma mais seguir os "trajectos" que as "rotas", e isso é provavelmente porque dá mais trabalho a fazer rotas. Pelo menos o que tenho encontrado na net são quase sempre trajectos. Com este software fica bastante mais simples. Não tive problemas de maior em converter um trajecto de 500 pontos numa rota de 20. No entanto, gostaria de (1) ter mais controlo sobre o detalhe da rota; e (2) que o software fizesse automaticamente aquilo que actualmente tenho de fazer manualmente no MapSource: criar uma rota e inserir lá os waypoints gerados pelo TrackMaster.
 
J

JATG

Guest
Boa Noite, fiz o dowload do programa mas não consigo utiliza-lo, quando tento executar dá-me erro, gostaria de saber qual é oproblema.
Obrigado
 
Top