Engraçado....
(vou meter uns smiles desta vez.... assim já posso dizer tudo sem ofender ninguém....) :mrgreen:
- O que é um Trajecto Inverso?
O ‘TracBack’ é uma função que lhe permite refazer um percurso ou rota percorridos sem ter de marcar quaisquer pontos. A unidade GPS armazenará um registo de trajecto à medida que o utilizador percorre um determinado caminho. Quando estiver pronto para voltar para o ponto de partida, a unidade GPS observará as centenas ou milhares de pontos do registo do trajecto e escolherá os 30 mais significativos e transformá-los-á numa rota para o orientar de volta ao ponto de partida .
ou...
Q. What is TracBack?
A. TracBack is a feature which allows you to return along a traveled path or route without marking any waypoints. The GPS unit will store a tracklog or "electronic breadcrumb trail" as you travel. When you are ready to return to where you started, the GPS unit will look at the hundreds or thousands of tracklog points and take the 30 most significant and turn them into a route to lead you back to your starting point.
Cheira-me que alguém usou um tradutor... manhoso, por sinal... mas vejamos;
Então a função, útil, do Tracback (sem comentários) é:
Depois de percorrer um determinado caminho com o meu GPS ligado e a registar esse mesmo caminho
que fica visível no display,
se eu quiser voltar para trás
pelo mesmo caminho a uso a função Trackback, e ... voilá ... essa maravilha de tecnologia consegue, vejam só,
escolher X pontos (já vão perceber porquê o X) desse percurso, que pode ter milhares, para me levar de volta ao início!!!
Eeeepáááá!!!! Como é que eu consigo viver sem isso!!!
Mas esperem lá... parece que é unânime a "teoria" de que afinal dá para fazer isso do fim para o início, mas também do início para o fim...
Mau... mas então isso é o trajecto inverso do trajecto inverso... não !? OK, deixem lá.
(ahhh... um smile... :roll: )
E dizem já vocês: "Mas assim dá-me a distância para o final e
indica-me os pontos de viragem" (arrepios)
Quer dizer, eu num trilho cheio de curvas apertadas, sem "cruzamento" nenhum vou a levar com o prrriiii, prrriii, prrriii
cada vez que faço uma égua para dar uma curva cotovelo .... bonito.
Depois num estradão com uma bifurcação tipo "Y" caso me engane, como não é uma curva acentuada, posso ir enganado
durante Km's que se aquilo não apitar, está tudo bem.
A utilidade ou não da função é com cada um, e eu apenas quis expressar a minha opinião (que ninguém me pediu, diga-se)
e que vale tanto como aquele cão ali a ladrar à chuva.
É uma função do aparelho e está lá, é para usar. Provavelmente até pagaram mais por isso.
Infelizmente (felizmente para uns) a Garmin, como todos os outros, é demasiado permeável ás pressões dos seus clientes
e cede com facilidade.
Os Colorados e Oregons quando sairam para o mercado (
com as versões de firmware originais)
não tinham a função Tracback, mas a utilidade da função é tanta que ele tiveram logo que a introduzir
no 1ª update.... (outro smile... :lol: )
Isto é como tudo... as bicicletas também têm 27 mudanças, e há quem opte por usar só uma. :mrgreen:
Ou como quem não consiga meter ar nos pneus se não tiver uma bomba com manómetro (em PSI's, porque BAR não serve)
Olá, grandalhão... :mrgreen:
Pesquisas todos podemos fazer, e ainda bem que a curiosidade nos move.
Mas as pesquisas e o que está escrito na internet, vale o que vale, e a experiência tem muito mais valor.
Claro que quando se retira essa informação de uma fonte com a Garmin, não é suposto subsistirem dúvidas,
mas infelizmente não é bem assim.
O que é bem assim, e como muito bem disseste, é que
"...o que o tracback faz também depende do aparelho como é natural."
Eu também tenho um Foretrex e se calhar se estivessemos a falar deste aparelho, a minha conversa era um pouco diferente (não muito).
Mas por aqui assiste-se a coisas espantosas, como pessoas que nunca usaram uma bicicleta com uma mudança,
mas defendem com unhas e dentes que as de 27 é estão correctas. (ahh... 8) )
Mas claro, esses são os que já leram o que havia para ler sobre as bicicletas e não precisam de cursos para nada,
nem que o mesmo seja dado pelo Lance.... (sem ofensa)
Epá, se calhar estou a começar uma guerra comercial... :nsei:
Rogério.... se ainda não foste de férias (forçadas) :lol: ...
Já sabes que a dica não foi em especial para ninguém, muito menos para ti,
e quando quiseres sabes onde me encontrar (por enquanto...)
Palhaç ..... jpsantos :mrgreen:
És mesmo cromo... eu disse-te... dá para fazer Tracback do percurso que está no active log E TAMBÉM dos percursos gravados.
No 60 é assim e no eTrex não vou jurar, mas quase de certeza que também.
Respondendo ao meu homónimo ...
No Oregon tens a possibilidade de escolher / criar o perfil que queres utilizar. Automóvel, Geocaching, Bicicleta.... etc...
Consoante o perfil que escolheres, há mapas que são activados e outros desactivados (caso tenhas vários mapas carregados)
Exlº: O perfil Automóvel deve ter activado o City Navigator e desactivado o Topo Europa e as Curvas de Nível
No perfil Fora de Estrada deve ser o inverso. Isto não é bem, bem assim, mas é a maneira mais rápida para explicar.
A maneira de activar ou desactivar os mapas, é em : Menu principal > Mapas > Informação dos Mapas
(não sei se é bem isto, pois também sofro de Inglesite) e depois escolhes os que queres activar ou desactivar.
Cuidado que se o aparelho tiver sido configurado com certos perfis, não convém inventar muito pois pode
ficar com um funcionamento errático se forem activados alguns mapas em simultâneo.
Para finalizar, e para os que gostam tanto do que lêem na net, eu também sei pesquisar (o Gervázio ensinou-me) (ahhh ... :mrgreen: )
Bike tracks on the Garmin GPSMap 60C/CS/CSx,eTrex Vista Cx/Summit/
Legend Cx, GPSMap76CSx:
* Once you have uploaded tracks to your GPS receiver, you will find your tour under "Tracks". The important thing now is to ensure that the option "Show On Map" is activated.
* Avoid using the "TracBack" function. It does provide you with navigation information; and an arrow on the compass page also points in the direction of travel. However, the track itself is reduced to a maximum of 50 points and effectively serves only as a navigation route. Navigation information is then shown in bends but not at the really important junctions, for instance. This function also makes the map page difficult to read.
* Simply follow the track displayed on the map page and everything will work perfectly. For example, if the track displayed on your GPS receiver turns to one side after 50 meters, you will see up ahead either a turn-off that you need to follow or a bend in the road. Just keep going and stay on the track plotted on the map page of your GPS receiver. It really is as simple as that!
Tracklog & TracBack:
Tracklogs are made up of data gathered automatically from your motion while the GPS is turned ON. They provide a record of where you’ve been, and when, so you can later determine your path and speed. There may be hundreds or thousands of such points in a track, but they are all anonymous. They don’t have names and you can’t easily get the location of any particular one.
If you use Garmin’s TracBack function (available on most handheld / outdoor units), it will turn a track into a route that goes in the opposite direction. This is done by analyzing the path of the track and placing automatically created waypoints at significant turning points in the path.
Pronto, usem lá o Trajecto Invertido e divertido.
Boa Páscoa!
JC