Tipos de Lubrificantes

Tyto

Member
Boas,

Gostava de saber que tipos de lubrificantes usam?

Falo de lubrificante para o cubo traseiro, eixo pedaleiro, caixa de direcção, etc que sejam indicados mesmo para aqueles componentes.

Obrigado
 

Tyto

Member
Pois eu tb usava massa de rolamentos no cubo da roda traseira até os linquetes agarrarem e partirem e me te terem dado cabo do cubo... agora cada macaco no seu galho
 

Hardskin

Well-Known Member
Massa em todas as partes referidas com a excepção do cepo na zona de contacto com os linguetes, mas só em alguns modelos em que se pode dar o caso destes ficarem presos. Normalmente existe indicação do fabricante e nesse caso, 4 ou 5 pingos de óleo mineral.
 
Para os rolamentos usa-se sempre massa. Lubrifica e impede a entrada de agua.
No cepo usa-se um "óleo fino".
Nas peças exteriores é ao gosto do freguês e no meu caso a escolha varia conforme o tempo e o terreno.
 

Tyto

Member
Pois as minhas eram umas mavic SLR :/ Agora uso um oleo fino indicado para o efeito. Não me recordo a marca (Pro qualquer coisa)
 

jpfuturo

New Member
Tenho uma dúvida... Quando lubrificam esses componentes que falaram (cubos, eixo pedaleiro, caixa direção, etc.), como é que os lubrificam? Ou seja, desmontam o componente a lubrificar e lubrificam "por dentro"? Ou apenas lubrificam nos lugares onde há fricção nos componentes?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Os cubos nunca mexi.... mas isso depende do tipo de cubos que tens.
A caixa de direcção, tinha uma com rolamentos não selados.. limpei uma vez e meti massa de lito nova. passou mais um inverno e foi par ao lixo, desde que meti uma caixa de direcção de rolamentos selados.. nunca mais lhe mexi.
O eixo pedaleiro...tam´bem existem diversos modelos, normalmente tem rolamentos selados... podes desmontar o eixo limpar todas as parte moveis, e meter nova massa de litio, nas roscas e assim, nada de exageros. Quando o BB gripar, compras outro e substituis.

Cabos e shifter e desviadores, utilizo oleo mineral, aplicado pontualmente nas partes móveis ( sempre sem exageros)... No geral leva com spray de silicone...
Na suspensão. apos lavar, secar, aplico spray de silicone, afundo a suspensão umas vezes para espalhar e remover algum detrito, limpo com um pano ou papel o excesso.
 
Mesmo com rolamentos selados a caixa de direcção e os rolamentos do pedaleiro devem levar massa, porque estão muito expostos à agua.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Não digo que não.. mas para isso tem de se "deselar" o rolamento.... uma vez tentei e parti o anel de plastico... desisti. Assim nestes, apenas faço monitorização preventiva.
Um BB70, custa 15€.... o último durou-me mais de 7000km. O de origem um BB51, não chegou a fazer 2000km, gripou...
 
Para cubos, caixa de direção, etc, eu uso uma graxa branca, da marca HP (não tem nada haver com informática)...
Para a transmissão, uso o óleo Squirt, muito bom por sinal!
 
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