[Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid WCup Athena Edition [21-01-2007]

Marreiros

Active Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid World Cup Athena Edition

Um quadro desses merece o mais leve.
Quanto mais leve mais rápido...Mavic CrossMax SL all the way!
 

ricardo_pavia

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid World Cup Athena Edition

Parabens, grande maquina!!
Visualmente nao gosto dessas rodas, podem ser mais leves mas vendo essa trek com as XL (das bikes de cross + bonitas que ja vi), e olhando agora para ela com as SL parece outra bike. Sinceramente axo que deverias escolher as que gostas mais de ver, porque não é pela difrença de peso que deixas de subir as paredes todas com essa maquina :wink:
 

TUBORG98

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid World Cup Athena Edition

Não sei se é por estar habituado a ver as minhas, mas gosto mais de ver as SL. Mas isto em termos estéticos, é uma questão pessoal. :wink:
Se for para utilizar em XC sem qualquer dúvidas as SL.
 

Hetfield

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid World Cup Athena Edition

Estéticamente - XL

Peso e performance - SL

Pessoalmente deixava estar as XL e trocava-as mais tarde quando estivessem já mais usadas / desactualizadas.
 

crx16v

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid World Cup Athena Edition

Empate: 2-2! :)
A questão era apenas estética, já que tanto posso andar com as XL como trocá-las a custo zero por umas SL. Mas a decisão está tomada: uma vez que são para trocar por algo que não Mavic a curto-médio prazo, deixo-me andar com as "pretas" porque com as outras a bike perde, de facto, alguma beleza.
Gracias, companheiros do vício!

Meanwhile, mais umas fotos da máquina, desta feita em acção:

eiras1.jpg


eiras2.jpg



Abraço e vigorosas pedaladas neste feriado que se aproxima!
 

netwolf

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid World Cup Athena Edition

Muito bonita, boa sorte para a sua utilização.
 

crx16v

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid WCup Athena Edition [Actualização]

Tal como havia dito anteriormente, a dieta já começou. Em pequenas doses, claro, para o €stômago se ir habituando, mas já conta com menos 210 gramas! :lol:

Os punhos: troquei os RaceFace Good'n'Evil por uns Ritchey WCS. Mais leves e bem mais confortáveis, se bem que mais feiitos.

Os pedais: fora os MD-520, entram os CB SL. Estava um pouco receoso quanto a estes dada a sua "falta de tamanho", a eventual falta de apoio que poderia sentir. Contudo, ao fim da primeira volta já dava não notava qualquer diferença, exceptuando a maior facilidade de encaixe em qualquer situação que seja. (claro que ia aterrando um par de vezes, já que o ângulo em que soltam os cleats é bastante diferente; não pelo desencaixe do "primeiro" pé, mas sim já parado quando queria pôr o outro no chão - ainda estava preso! :lol: No entanto, isto não é para dizer! :lol:)

crank1.jpg


crank2.jpg


O selim (e o Ludos vai-me matar de tanto me chamar rabeta e azeiteiro) dá lugar a Selle Italia SLR... vermelho! Confortável, bem mais do que faria julgar a "chapita" de carbono; parece que se anda nas núvens. Recomendo!

red1.jpg


red2.jpg


Close up:

red3.jpg


Onde espojo o estimado nalguedo lool

red4.jpg
 

sniper_pt

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid World Cup Athena Edition

Também comprava um selim desses... Se tivesse o rabo de aço e a próstata não me fizesse qualquer tipo de falta! Ganda maluco!

De qualquer maneira fica aí mto bem nessa bike. A meu gosto só metia uns Vbrakes.

Abraço
 

loopeh

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid WCup Athena Edition [Actualização]

Tens ai uma maquina espectacular quer a nivel estético quer de performance, parabéns. :D
 

Xure

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid WCup Athena Edition [Actualização]

Absolutamente divinal... :wink:

Abraços.

Xure
 

Edu Carmo

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid WCup Athena Edition [Actualização]

Mas que grande Bike sim senhor!


Boas pedaladas! :D
 

huppy

Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid WCup Athena Edition [Actualização]

AI jesus...

Ja a muito tempo que nao via nada tao cuidado esteticamente, tudo ao promenor, entao os pedais, adoro!
Com certeza proporciona performances estonteantes, a sério cuida bem do bicho que tens para ai maquina que nunca mais acaba!! :p

Boas pedaladas
 

crx16v

New Member
Re: [Teste / Análise] Trek 9.8 2006 + Sid WCup Athena Edition [Actualização]

Pois bem, muito tempo se passou desde a última actualização a este tópico e sinto-me na obrigação de o fazer.

Primeiro que tudo, e o menos importante, os upgrades feitos entretanto: um desviador XTR invertido (converti-me, afinal) e o que faltava para completar o conjunto (e a minha tara por materiais da Ritchey) - o espigão de selim WCS em carbono.

Seguidamente, a história que se pauta pela má-sorte, já desde o início, do sonho antigo de uma 9.8:
Este quadro, como penso já ter explicitado, veio como garantia pelo "descolar" do reforço de quadro na zona do eixo pedaleiro de um quadro de 2003.
A opinião descrita inicialmente mantenho-a, grosso-modo, porque o comportamento do conjunto é, tirando um pequeno mas tão grande pormenor, irrepreensível.
Contudo, e aqui recomeçam os problemas, cedo se notou uma certa tendência para o "chupão de corrente", facto que atribui, primeiramente, a uma deficiente montagem do pedaleiro. Desmontou-se, foi novamente montado por mecânico de confiança e... o problema mantinha-se. Logo nas primeiras semanas, em subida e, portanto, em grande esforço de pedalada (porque tenho a mania que sou lenhador, tipo Ullrich, e gosto de andar pesado) a corrente prende-se, com a violência que imaginam, no exíguo espaço entre o prato médio e a escora. Pintura ao ar, claro, mas pouco mais. Situação recorrente que começa a fazer estragos no quadro e que me leva a optar por aquelas protecções, tipo "patches", da Lizzard Skins que, vistas bem as coisas, funcionam tão bem como um pedaço de fita adesiva.
Eis que opto por me dirigir, na antevéspera da minha estreia em maratonas (escolhi logo uma fácil, a última da taça de Portugal - Maxxis), a uma casa especializada em chapas e afins para arranjar uma protecção resistente para aquela zona. Aguentou, até aos últimos 3 ou 4 kms, altura em que o impacto da corrente foi tão forte que deslocou a protecção metálica e fez um "rombo" na escora (não partiu, só lascou um pouco). Desolação de morte, à chegada...
Enfim, não cobrindo a garantia este tipo de acidentes, que remédio senão enviá-lo para alguém que faz do bom trabalho em carbono a sua profissão para reparar aí o quadro e, concomitantemente, reforçá-lo metalicamente para não danificar o carbono novamente. Assim foi, tendo esperado mês e meio novamente...
Veio bem reparada, sem fragilidade na dita zona, com comportamento idêntico, sem ruídos parasitas, etc... mas com o mesmo problema, por vezes, de encravar a corrente... Agora sem a questão de romper de novo, já que a "chapa" é grossa como o diabo, mas um verdadeiro martírio quando se vai a pedalar desalmadamente e tem quase de se parar parar! E, claro, com o desfalque estético inerente ao raspar da corrente na tal chapita e consequente perda de tinta...
Soube, entretanto, que a outra 9.8 Elite que andava nas provas da Taça teve fado idêntico, fazendo-me suspeitar, para além da gritante falha de reforço na zona nos quadros em questão, de algum problema em termos de desenho das escoras/quadro em si, como já me havia sido, aliás, proposto por alguém do mundo do comércio de bikes.
Para meu espanto (ou não), no site www.mtbr.com as análises às Treks 9.8 de 2006 vão desembocar todas ao mesmo sítio: a escora junto à pedaleira. Estranho, não?

A questão agora, e que me tira o sono no último par de dias, essa deixo-a num outro "post":

http://www.forumbtt.net/index.php?topic=13865.0



Por fim, aqui fica um par de fotos: uma do belo casal estrada/btt e outra do tal "patch" metálico, para podereis avaliar a extensão da "coisa".

98er3.jpg


98patch.jpg
 

Marreiros

Active Member
Fiz negócio com um quadro igual a esses...Vamos ver como corre, espero que a história dos chupões de corrente não se manifeste.
 

crx16v

New Member
Desejo-te as maiores felicidades com o dito quadro. Se for a versão de 2006, coloca uma "chapa" protectora que poderás pedir à Bicimax; se for a de 2007, já vem equipado com tal mini-protecção. Cuidado que, após impactos de corrente mais fortes, poderá saltar, tendo de ser substituída.
Tem em atenção também que o facto de colocares duas anilhas entre o quadro e pratos pedaleiros (e apenas uma do lado oposto, se usares Shimano) poderá ajudar a minimizar os "chupões".

Em termos de performance e conforto, tens um quadro simplesmente genial. Uma flecha, responsivo até mais não, a subir, bastante eficaz a descer (se tiveres uma SID à frente prepara-te para algumas "fugas de frente", mas nada a que não te habitues e que, eventualmente, até acabará por te dar algum gozo).


Devo acrescentar que, entretanto, os senhores da Bicimax, que primam por trabalhar bem, fizeram pressão para que a garantia fosse activada, apesar de ter sido reparado fora do "círculo" da Trek, e veio um Trek 9.9 de 2007, que não cheguei a montar pois pretendo usá-lo como moeda de troca.
Contudo, as saudades que tenho dele já... Para além de extremamente bonito, deixa a milhas o Hot Chili que me foi emprestado enquanto não chega (e que demora brutal!) o Ocoee, a todos os níveis. Passar de carbono para alumínio? Faz muita diferença, sim senhor!

Enfim, vai dando notícias acerca da tua experiência com a nova máquina!

Um abraço a todos e fortes pedaladas!
 

Alf

Active Member
crx16v said:
enquanto não chega (e que demora brutal!) o Ocoee,

F****-se um Ocoee??!?!? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

OMFG BIKE PR0N!!! Isso vai ter um tópico nas análises e testes certo?? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Marreiros

Active Member
Boas!

Sim o meu quadro é mesmo de 2006, pensava que era de 2007 mas depois de ver a tua review fiquei mesmo com a certeza.
O teste a sério vai ver feito na maratona de Pombal...Só tenho feito estrada com ela e até agora tudo bem. É impressionante a rigidez do carbono!!! Sentes cada watt de potência a ser aproveitado...É maravilhoso!

Em relação à montagem conto com uma SID World Cup e também com uma pedaleira XTR igual à que tens nas fotos...

Vou pedir uma chapa à Bicimax para evitar males futuros...Em relação à questão das anilhas não percebi muito bem...É para afastar os pratos da escora???

Off-topic: Essa Cervélo que tens na foto é fantástica...
 

crx16v

New Member
Caro Marreiros, preparado para esse duro teste já no próximo domingo? Espero que corra tudo pelo melhor.

Em relação às anilhas, é aconselhado montar a pedaleira XTR com duas anilhas à direita e uma à esquerda apenas para proporcionar um melhor funcionamento e para evitar, em parte, esse problema de "chupões".

Boa sorte e fico à espera de novidades!

P.S.: Quando quiseres, a Cervelo está disponível para ser testada também ;)
 
Top