Já muito foi dito. Penso que as coisas não podem ser analisadas de forma tão simples. O óleo altera a sua viscosidade, é verdade, mas o que é que isso significa? Sim, tem mais dificuldade (ou facilidade) a passar pelas pontos de passagem das camaras. Mas os óleos são usados de acordo com as funções que empregam. Nunca viram que o óleo dos carros pode variar, por exemplo, uns usam 5W40, outros 15W40. É verdade que uns são sintéticos e outros não, mas o que interessa é que eles são definidos para uma faixa de temperaturas, para que seja atingida a viscosidade e fluidez alvo em condições de funcionamento. Ou seja, um mesmo carro, com o mesmo motor, usa um óleo na Escandinávia, usa outro em Portugal, e há-de usar outro no Equador, isto para que o motor possa funcionar normalmente, com as capacidades de lubrificação necessárias.
Estes óleos, variam muito a sua viscosidade. Mas existem outros, onde a sua função é transmitir forças, e não têm como objectivo primário a lubrificação. Estes, em condições de uso normal pouco ou nada variam nas suas caracteristicas face a uma intervenção da temperatura ambiente. Temos que ver que a temperatura ambiente não é nada quando comparada com as acções que o óleo sofre fruto das forças por ele transmitidas. Falo dos óleos de travões, de suspensões, etc, enfim, óleo hidráulico no fundo. Este está feito para funcionar numa ampla gama de temperaturas sem alterações significativas.
Em relação ao ar, é a mesma coisa. A flutuação de pressões no interior da camara vai ser condicionada directamente pela acção da temperatura. É fácil, abram uma garrafa de água, despejem o que tem lá dentro e voltem a fechar, mas num dia frio. Depois deixem-na ficar, e num dia quente, vejam o que acontece. A garrafa fica inchada... MAs a garrafa consegue ser elástica, por forma a aumentar ligeiramente o seu volume e acomodar esse aumento de pressão. A camara de um amortecedor já não, por isso o que vai acontecer, é que como o espaço não aumenta.... a pressão vai subir.
E isto tanto é assim, que hoje em dia em alguns locais onde se mudam pneus de automóveis, pode-se optar por encher os mesmos não com ar comprimido, mas sim com azoto, que é mais linear no seu comportamento face à temperatura e mantém estável a pressão no interior do pneu.
Agora se em ambos os casos nós conseguimos ou não perceber os efeitos.... Diria que muito pouco e será mais psicológico do que outra coisa. Reparem que´, com o funcionamento, tanto o ar como o óleo vão aquecer (qualquer fluido, quando comprimido, aquece) por isso, se o óleo vai ficar mais fluido, mais facilmente passará pelas camaras, ao passo que o ar dilata-se e passa a ter uma maior dureza. Seja como for, acho estranho andarmos todos com preciosismos de aumentar por exemplo, 2 ou 3 psi's nos amortecedores e suspensões e acharmos que notamos diferença, e depois não encontrarmos diferenças com flutuações bem maiores na pressão, fruto da dilatação / contracção do ar..... Como vêm é tudo muito psicológico....