na verdade, ambas são medidas standard....esta ultima de 1.5 foi inicialmente utilizada nas aplicações que o Jepas se refere, mas já começa a ser amplamente utilizada em estrada tb, quase todos os novos quadros de estrada, alumínio ou carbono, e até alguns em cromoly e titânio usam este novo standard, a questão é, que usam 1.5 em baixo 1 1/8 em cima....é de esperar que a medida 1 1/8 venha a desvanecer se tal como aconteceu com o standard "1 polegada há uns 10 anos...
...há algumas discussões acerca da validade de argumentos destes novos standard, ha quem diga que é uma manobra de marketing para manter os compradores a gastar dinheiro em novos standards que não trazem grande beneficio no mundo real...outro novo standard que surgiu agora é o do eixo pedaleiro BB30 (Push fit, not threaded) com um diâmetro interior de 41.96mm
List of common sizes
* 1" or 1 inch. This may have a fork crown (The base of the fork steerer tube) of a number of different dimensions. Milling may be necessary to make some headsets fit.
26.4mm (ISO)
27.0mm (JIS)
Other sizes are uncommon, but do exist.[1]
* 1.125" or 1⅛ inch
* 1.25" or 1¼ inch
* 1.5" or 1½ inch, as used in the OnePointFive International Standard.
* Cannondale Headshok. Although a Headshok steerer is close to 1.5" it is actually 1.5625" or 1 9/16 inch. The Headtube dimensions for 1.5" and Headshok are very similar, differing only in the minimum press depth.
* 1.5 inch to 1⅛ inch "tapered" headsets (2009 onwards). The lower bearing is 1.5 inches for increased stiffness and the upper is 1⅛ in for reduced weight and to match existing stem interface.