Taça do Mundo Nissan XCO 2009

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Ivo Pais said:
Andre Tequila said:
É um crime o Melitao nao poder correr nesta prova !! :|

Crime não, em qualquer prova leva 5min do Luis Pinto logo ainda não ta ao nível de partecipar numa prova da Taça do Mundo.
Se quer fazer parte do grupo de trabalho da selecção tem de mostar resultados.
Que continue a trabalhar como tem trabalhado para conseguir tais objectivos.

Cumprimentos desportivos
Ivo Pais


Leva 5mn nestas pistas aqui... isto aqui não é o cross de alí Ivo... alí o Militão nãoo levava 5mn do Leão e sabes porquê? porque aquilo é cross, não estrada ou estradão, e para cross o Militão está mais preparado pelos muitos anos a dropar e a fazer descidas técnicas... se calhar nem caía nos drops como fez o Leão e teria feito a prova. Aquilo é XCO, e em XCO o Militão não leva 5mn, pois o Militão sabe conduzir a bike, tal como os míudos que foram lá... há muito que digo anda muita gente enganada a pensar que é crossista, e quando chega a estas pistas convence-se DA PIOR MANEIRA, a sofrer na pele mesmo, que não o é... e como sempre disse, quem sabe, quem é mesmo bom... fica em casa, pois os resultados de cá nos estradões onde os que sabem xco não são fortes, não servem esses resultados para ir lá, e quem vai lá, não sabe mexer no guiador...

Talvez agora com a práctica, de ver ao vivo, o Selecionador e a equipa de btt da Federação venham para Portugal e imponham aos orgainzadores normas correctas para se fazerem circuítos de XCO cá, para que quando lá vamos, consigamos pelo menos... não caír... e para que quem lá vá, seja alguém que esteja preparado ao longo dos anos para saber andar numa pista endiabrada, que é o que é XCO... para a semana ainda é mais duro, pois Houffalize é mesmo técnico demais. Agora, quem manda sofre na pele o que venho a dizer há anos, pois se um não alinhou por ter caído nos treinos, como vem no site da federação, o outro deve ter sido do género... o pessoal de cá só sabe andar em estradões lisos, pois é só isso que lhes põem à frente...


Sobre a prova... brutal, talvez mesmo a maior recuperação de sempre do XCO mundial, no Peter Sagan que só na 1ª volta recuperou 100 lugares... é de topo este rapaz... ainda este ano vai estar envolvido na guerra da frente.

cmps,
paulo marinheiro
 

pin7as

New Member
sauser is down :cry: :cry: :cry:!!! 2 laps to go!!!

absalon com 1:20 min de vantagem!!! :mrgreen: burry stander a perder terreno...
 

Iloper

Member
Grandes resultados para os Jovens portugueses! Merecem fazer as provas todas! alguém que acorde e abra os olhos na Federação...

Melhoras rápidas para o Ricardo, que precisamos dele...

Quanto ao Leão, continua a não aparecer lá fora... :roll:

Pena o Tiago também...

ABRAM OS OLHOS!!! Temos material, agora é capitalizar... Um pequeno investimento e pró ano eles ja estão debaixo de olho das grandes equipas...
 

marau

New Member
as pistas lá de fora podem ser tecnicas sim senhor. mas tambem dizer que os nossos não percebem nada daquilo é um pouco... acho que o leão não terá sido o único atleta a cair naquela pista, foi azar. secalhar acontecia o mesmo com o melitão ou com outro qualquer, mas como o que conta são os cronometros e isso o melitão tem ficado nos tais 5 mints.

fiquem bem.
 

pin7as

New Member
a specialized reforçou a sua equipa este ano com o burry stander e o todd wells (despedindo assim o liam kileen), mas parece-me que deviam era ter mandado o sauser embora...muito sinceramente nunca gostei de o ver correr, acho o seu estilo muito calculista e a jogar no erro do adversario.talvez por isso nunca levou a melhor sobre o absalon (em forma)...com o burry stander espero que as coisas melhorem, até porque é um atleta sub-23... existem muitos e bons atletas, apesar do mérito do sauser acho que só o peraud, o stander e os suspeitos do costume (vogel, naef, hermida, etc) conseguirão fazer frente ao absalon, atleta q admiro imenso, o seu estilo é particularmente agressivo e hipnotizante de seguir. o sauser daria um melhor ciclista de estrada julgo eu... :oops:

nos femininos, sempre acreditei na chinesa (que não me lembro o nome), alias caso contrario a Orbea não a teria ido buscar. A fullana está muito bem, atacou cedo demais e não contou com o final poderoso da chinesa. as restantes atletas perigosas continuam lá, a spitz, a kalentieva, a lene byberg, etc... acho que no feminino as coisas estão mais renhidas do que nos masculinos.

voltando ao que interessa, quero é saber a posição dos portugueses, já ouvi dizer que o leão caiu, mas isso é normal.... a pista era tecnica e um tanto ou quanto perigosa...cada vez masi a tecnica faz a diferença, acho que os treinos intensivos em estrada estão desactualizados, hoje em dia o btt é muito tecnico e disso faz parte o treino nos trilhos...é preciso ter isso em atenção. não me acredito q o absalon só faça estrada durante a semana :wink:

enfim!!! forçA aí leão!!!!

EDIT: afinal o sauser caiu!!! -> http://www.canadiancyclist.com/dailynews.php?id=16388
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Repito marau e na boa... cronómetros em pistas que nada têm que ver com xco não lêem valores reais... faz a corrida da Taça de Portugal no Casal do Bicho ou em Colares e vais ver se ele leva 5mn... a direito como Ribeira de Pena que tem 2 floreados técnicos, como Porto Mós, como Tábua, como tantas outras onde é só fazer força e não te preocupes com a trajectória que aquilo tem 2 metros de largura e perdoa tudo, é uma coisa, em singles apertadíssimos, descidas alucinantes, drops de morte com curvas no meio e árvores à espera do corpinho, a coisa pia mais fino. Isso é que engana, e penso que se quisermos ser bons em futebol temos que jogar nos campos com medidas oficiais de futebol, e não em campos com 200 metros de comprimento, pois aí podemos ser muito bons, mas quando jogarmos em campos com medidas oficiais não é o futebol que estamos habituados e a coisa tem que correr mal.
Agora, não penses que eu acho que alguém conduz mal... penso que a grande maioria conduz bem mas em proporção dos campos de 200 metros que são as taças nacionais, seja as pistas largas e sem qualquer obstáculos duros e dificeis...

A maior analogia é esta e deve haver reflexão por parte de todos: imaginem que o Campeonato nacional de ralies era todo feito ora no autodromo do estoril, ora no autodromo do algave, sempre na pista de alcatrão dos Fórmula 1. Ok... teria que haver um campeão nacional... agora imaginem que seria deste campeão quando fosse correr a Espanha em terra...ONDE SE FAZEM OS RALIES... ou a uma prova do Campeonato do Mundo de Ralies... que acham? acham que este piloto estaria preparado para correr ralies a sério???? é este o grande problema do xco que eu alerto há anos... é que lá fora, 90% das pistas são isto que atirou o nosso pessoal ao chão em Offenburg, e dos nossos atletas, apenas os míudos que tiveram formação no antigamente e que ainda correm, que correram Casal do Bicho, Belas, Rio de Mouro, Colares e tantas outras na altura que sendo apenas de regionais eram de se lhe tirar o chapéu e fazer taça do mundo directo, que ensinaram a andar. Quem se vai formando neste novo xco destas novas pistas feitas sem amor, vai-se formando bem neste tipo de percursos, mas está a preparar-se no autodromo do estoril para correr nos duros troços da corsega onde vai caír e aleijar-se na certa, ou não vai poder meter os muitos cavalos no chão e eu vejo míudos com potencial físico brutal nos cadetes mas que não se sentem obrigados a mexer na bike bem pois não precisam disso para ganhar cá, o problema é quando forem lá fora... será que é muito, pedir que se façam pistas de XCO verdadeiro para que o Btt nacional possa fazer e evoluir no xco verdadeiro??? quem quer estradões... maratonas amigos... que cross é técnica como se víu agora na Alemanha.



Quanto à corrida, ganha o mesmo que sempre ganha a Taça do Mundo à geral no triplé Ofenburg, Houfalize e Madrid e nem o azar lhe toca que ele não dá hipotese ao azar... Absalon. Penso que a grande revelação dos últimos anos e uma das melhores provas de sempre de xco foi feita pelo Peter Sagan, actual campeão do Mundo júnior e profissional agora da Canondale Racing Factory... de 200 para 55, numa recuperação assombrosa que diz quem víu, foi sempre a fundo e revelou que realmente o tipo é extraterretre. O anterior Campeão do Mundo júnior Thomas Lischter partindo de trás fez também lugar próximo de 65 o que mostra que quem manda em júniores, depois safa-se em elites.
Entre várias curiosidades, a maior para mim reside no 22º lugar do melhor ciclista do Open de Espanha de há 2 anos para cá e que apenas é de consumo interno, estando este ano a fazer pela primeira vez a Taça do Mundo completa, o Sérgio Mantecon que paulatinamente se vai impondo na cena internacional com uma equipa UCI pequena, a Cemelorca, mas grande em objectivos e foco do que quer não se desviando um milimetro do que se propôs fazer, levando os seus 2 bests, o Sergio e o Trujillo a correrem lá fora. Quanto ao nosso pessoal, não há que desmoralizar, há que trabalhar, principalmente a pedir pistas onde aqui em Portugal se possa treinar nas nossas corridas para depois se poderem bater de igual, como por exemplo o Sergio Mantecon que se sente mais à vontade aqui como o resultado o demonstrou pois no Open de Espanha, pelo menos 3 a 4 provas são deste nível ténico ou mais duras ainda, onde também há papinhas como Banyoles, mas há-as que só de ver dá vertigens, e isso vai ajudando os amigos espanhóis a se imporem, pois em termos fisiológicos os nossos júniores provaram que os portugueses valem tanto como todos os outros, e já não é a primeira vez que o fazem. Espero ter mais gente a apoiar este forcing para que se façam circuítos de verdadeiro XCO para tirar de vez o XCO português do 3º mundo, ou pelo menos atinjir os tais Jogos Olímpicos que por sinal ficaram novamente sem um pontinho UCI sequer, e começam a ser uma realidade dificil.

Para a semana segue a dança, espero que mais pessoal acompanhe o Ricardo na ida à Bélgica que em principio correrá Houfalize e tentaremos que o problema não apareça desta corrijindo a postura na bike que deve ser o principal motio deste problema devido ao rápido crescimento fisico deste jovem atleta, e se o pessoal aparecer, que venha bem preparado, pois Offenburg é uma autoroute ao pé de Houfalize, que tem zonas tenebrosas mesmo.


cumprimentos,
paulo marinheiro
 

grox

New Member
Tenho que concordar com o Paulo, o Leão anda nas lides do BTT há relativamente pouco tempo, penso que o mais indicado para ele seriam as maratonas, mas ele optou pelo sonho do XCO e em ir aos jogos olímpicos.
Mas atenção, fisicamente o Leão é de outro planeta!
 
Top