Técnicas e condutas que os iniciados devem conhecer (parte II)

pegasus

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Texto: Texto: José L. Arcel/J.Comesaña/Mafalda Santos
101 Truques
06-Oct-2006


Os 10 mandamentos - De certeza que não te apetece visitar o inferno
1 - O capacete é para se usar em todas as situações. Sempre colocado, nem que seja para passear, treinar, ou estar a curtir com os amigos.
2 - Todos somos diferentes. O que fica bem a uma pessoa, não tem porque ficar bem a ti.
3 - Mais vale andar muito do que pouco e sem proveito.
4 - Não ultrapasses os teus limites.
5 - Negar a própria dor provoca lesões.
6 - Bebe mais água que os peixes! Antes, durante e depois do exercício.
7 - Um dia de descanso pode ser mais benéfico do que dez sessões intensas.
8 - A tua própria motivação é mais importante que qualquer “ajuda externa”. De certeza que sabes do que estamos a falar.
9 - Acredita em ti mesmo. E se mais ninguém o faz, não importa!
10 - Faz alongamentos antes de montar na bicicleta. Evitarás lesões e recuperarás melhor.



Se possuis uma BTT, toma nota
11 - No BTT, alcançar um bom resultado não é só uma questão de físico, a técnica e o cuidado com a mecânica também são importantes.
12 - As normas estão feitas para ser quebradas. Há muitos cânones pré-estabelecidos que sentes que não são viáveis. Se é assim, prova alternativas até encontrares aquele que te satisfaz.
13 - Para evitares dores de costas opta por uma bicicleta de suspensão total. Se a tua economia não é abundante, instala um espigão com amortecedor.
14 - Levar dois bidões acarreta maior peso na bicicleta. Podes ter a certeza que isto irá prejudicar-te, mas pior que isto será dares conta que afinal não levas água suficiente!
15 - A água existe para que a bebas. Se a vazares por cima de ti, certamente irá refrescar-te momentaneamente, ao contrário se a beberes o teu corpo irá hidratar-se e refrigerar-se.
16 - Num passeio de dificuldade alta o esforço cardiovascular é elevado, mas a fadiga muscular é pouca. Pelo contrário, andar a “pastelar” mantém o pulso lento mas desgasta os músculos.
17 - Para ires um pouco mais rápido trata de pedalar com mais ritmo em vez de mais força.
18 - Tenta fazer uma pedalada circular, sem brusquidões. Pisa sobre o pedal quando este desce e tira o pé (ou puxa mesmo) quando sobe.
19 - Quando passares por um mau momento numa competição, pensa que os outros também podem estar como tu.
20 - Como estratégia para quando te faltarem as forças poderás sorrir e colocares-te à cabeça do grupo em que vás. Assim marcarás o ritmo.
21 - Quando tomares banho, depois do exercício, termina-o passando água fria pelas pernas, desde os tornozelos até às virilhas. Melhorarás a circulação e a recuperação muscular.
22 - O corpo aguenta muito mais do que tu próprio crês. Pensar desta forma em determinadas circunstâncias ajudar-te-á a superar maus momentos.
23 - Não atires lixo para o chão e não te fica nada mal recolheres o dos outros.
24 - Esquece-te da roupa interior quando andares de bicicleta. Evitará assaduras.



Só para meninas
25 - É mentira que vás ficar com muitos músculos por andares de bicicleta. Irás sim ficar mais definida e tonificada.
26 - Um selim ergonómico e um design especial para rapariga reduzirá as moléstias e as dores.
27 - Instala um avanço mais curto na tua bicicleta para compensar a longitude do tubo superior se a tua bicicleta não é de senhora.
28 - Escolhe um soutien ou top de desporto que te assegure uma boa fixação, porque a postura inclinada sobre o guiador pode acelerar a caída do peito.



Sabem o que dizem?

Janet Puiggros. Equipa Orbea
- Para as raparigas que se iniciam, comecem por montar a ponta do selim baixa. Pouco a pouco vão elevando-o para evitar problemas de joelhos, até alcançarem a horizontalidade.
- Em caso de teres sofrido uma rotura de clavícula ou lesões nos braços ou tronco, é aconselhável que, ao retomar a actividade ciclística, se monte um guiador sobre-elevado juntamente com um avanço curto e alto para não sobrecarregar a zona lesionada.
- Se tens uma perna mais comprida que outra, instala igualmente uma alavanca mais comprida que outra, a mais curta na perna mais curta. Assim, compensarás a diferença do selim. Consulta sempre um fisioterapeuta.




Aos seus postos
Se a competição chegou à tua porta ...
29 - As competições não se ganham onde está o público. Atacar ou fazer um salto só porque estás a ser o centro das atenções, não conduz a nada e só te faz passar por “macaquinho de circo”.
30 - As competições de menor importância serão momentos para experimentar bebidas, ritmo, material, estratégias, etc.
31 - Vai ver o percurso da competição um dia anterior. Aproveita também para verificar o dorsal e a bicicleta. Assim, no dia da prova só tens que te preocupar em “aquecer”. E em ganhar.
32 - Quando estiveres a fazer o reconhecimento do percurso, estuda também outras possibilidades traçadas. É muito frequente que se abram novas alternativas durante a competição.
33 - Um bom aquecimento é composto por uma série de alongamentos e uma rodagem que pode realizar-se sobre os joelhos e que inclua umas breves acelerações com um andamento solto.
34 - Dorme bem nos dias prévios à competição ou passeio, principalmente na noite de sexta-feira se a prova é ao domingo.
35 - As pernas? Melhor ao alto e estiradas.
36 - Utiliza cremes em situações de frio ou chuva. Evitarás que as tuas pernas pareçam “dois paus”.







Sabem o que dizem?
Marga Fullana. Equipa Telefónica Sport - Não fiques obcecado com os outros corredores. Respeita-os, mas não os temas.
- Se te ultrapassarem não te preocupes. O que conta é quem chega antes à meta.
- Decide quais as provas da temporada que queres disputar e concentra-te nelas.
Se o teu pulso acelera quando vais em prova...
37 - O sofrimento é temporal, a gloria é para sempre.
38 - Para uma saída explosiva coloca-te na zona lateral da grelha, com os pés bem encaixados nos pedais. Se houver uma curva fechada a poucos metros, formar-se-á uma espécie de engarrafamento pelo interior. Vai por fora e ganharás posições.
39 - Quando se formarem engarrafamentos na saída, sê cauteloso e desmonta antes que te obriguem a desmontar.
40 - Aproveita para ganhar vantagem, acelerando assim que acabas uma subida prolongada.
41 - As dobragens em zonas estreitas são bons momentos para conseguires desmarcar-te, pois os que te seguem perderão a tua roda.
42 - O princípio da prova será quando mais te beneficiará a hidratação. Não deixes de fazê-lo para conseguires um ritmo duradouro. Caso contrário, podes pagar caro.


Sabem o que dizem?
Guillermo De Portugal. Equipa Coronas-BH
- Faz séries tendo por referência a distância em vez do tempo. Para te motivar tenta baixar o tempo. Também te servirá de referência do teu estado físico.
- Não andes com os bidons cheios. Evitarás que saltem com os impactos e levarás menos peso.
- É importante mudar em cada volta o bidon para que este se mantenha fresco. Leva-os com sais minerais e na última volta podes tomar Coca-Cola depois de lhe tirares o gás.


Tranqui, Tronco
Em muitas ocasiões o mais rápido nem sempre é o mais eficaz
43 - Não é concentrando-te num só detalhe que melhorarás, mas numa série deles.
44 - Se te focares obcecado, bloqueias. Desfruta aquilo que fazes. Comunicar ajuda.
45 - Quando tiveres um dia “mau” em cima da bicicleta, não desesperes e pensa no privilegiado que és por estares a praticar o teu desporto favorito.
46 - A educação acima de tudo. Por vezes escutamos autênticas barbaridades entre os bikers, discussões sem importância.
47 - Não pretendas estar no topo todo o ano. O corpo também precisa de regenerar-se.
48 - É fácil treinar duro, mas mais duro é treinar suave.
49 - Em prova, é melhor pedalar suave e ir montando e desmontando, do que pedalar forte e ir caindo.
50 - Começa a subir como um ancião para chegares lá acima como um jovem.
51 - Avisa por onde vais quando ultrapassares e deixa espaço sempre que te pedirem.



O segredo do meu êxito
Os pequenos detalhes no treino são os que marcam a diferença
52 - Anota cada dia do teu treino. Ajudar-te-á a detectar possíveis erros e correcções.
53 - Uma sessão de 10 minutos de alongamentos depois de uma saída em bicicleta ajudar-te-á a recuperar.
54 - Um pulsómetro pode ser o teu treinador, com ele ficarás a conhecer-te e saber o que deverás fazer em cada momento.
55 - Assegura-te de que estás totalmente descansado antes de começares a treinar para uma nova temporada.
56 - Um pulso em repouso superior ao normal em 10 ppm indica um estado de fadiga. É o momento de fazê-lo retomar à normalidade descansando completamente.
57 - A dorsal está para a competição assim como a cabeça fria está para o treino. Este deverá ser metódico, não te “piques” com cada um que te ultrapasse.
58 - Planifica a temporada. Treina forte antes dos momentos chaves e não te esqueças dos momentos de descanso.
59 - Faz ciclos. Aumenta a intensidade progressivamente, duas ou três semanas e diminui uma semana. Conseguirás uma super-forma.
60 - O importante para progredires é o dia a dia. Não perdoes nenhum dia. Mais vale pouco mas todos os dias que muito ocasionalmente. Sem pressa mas sem pausa.
61 - É melhor realizar treinos de qualidade curtos do que compridos sem objectivo.
62 - Aceita resultados medíocres em competições que te sirvam como preparação.
63 - Aborrecer-te-ás se treinares sempre no mesmo local.
64 - Faz rolos em lugares bem ventilados e onde não faça falta um ventilador.
65 - Reparte as sessões de rolos. Faz sessões curtas em vez de uma comprida. Descansarás e não será tão aborrecido.
66 - Não treines só o corpo, treina também a mente. Mens sana in corpore sano.
67 - Conhece-te a ti mesmo. Melhora os teus pontos débeis, sejam eles físicos ou psíquicos.
68 - Procura as tuas próprias motivações e utiliza-as. Porque é que não te poderás imaginar a ganhar a esse rival que chega sempre à tua frente nas provas?
69 - Se queres obter um bom resultado procura chegar descansado à prova, reduzindo substancialmente as horas e intensidade dos teus treinos nos dois ou três dias prévios.
70 - Numa competição todos temos momentos maus, prepara-te psicologicamente porque é muito provável que te apoquentem, mesmo que seja apenas durante uns breves minutos.



Sabem o que dizem?
Treinador de Jose A. Hermida.
O mountain bike é um desporto onde predomina a resistência, mas nunca se deve esquecer do trabalho da força. Não te esqueças do trabalho com pesos para melhorar a força do aparelho locomotor.
Para recuperar o mais rápido possível de um treino duro, competição ou corrida, faz um treino mais suave durante uns minutos. Estudos rigorosos demonstraram que a eliminação de ácido láctico acelera-se de forma notável com uma recuperação activa logo depois de um esforço intenso.
Lembra-te que misturar a força com a resistência na mesma sessão não é nada recomendável. Fá-lo em dias separados e se não te resta outro remédio dá prioridade à força no caso de teres de trabalhar as duas capacidades no mesmo dia.



Racing DH
Encosta abaixo todos os santos ajudam
71 - Faz com que alguém grave em vídeo os teus treinos, para assim observares os aspectos que podes melhorar.
72 - Fazer uma descida a caminhar fazendo o reconhecimento pedonal do percurso pode permitir-te descobrir novos traçados que na bicicleta não chegas nem a dar por eles.
73 - Investe parte do teu tempo a aprender a fazer o “bunny hop”, pai de todos os truques (salto levantando a roda dianteira seguida da traseira). Assim poderás superar grandes distâncias. Quando o dominares os teus tempos nas descidas serão inferiores, asseguramos.
74 - O treino com uma mota de cross, num circuito, pode ser umas das melhores garantias para enfrentar uma descida sem teres de chegar à meta com a língua entre os raios.
75 - Experimenta montar pedais de plataforma na tua bicicleta, quem sabe se não descobrirás que este tipo de pedal se adapta melhor ao teu estilo de condução.
76 - Antes de adormeceres imagina-te a fazer da maneira perfeita e da forma como gostarias, a descida que queres melhorar. A tua mente será a tua melhor aliada.
77 - Aperta com arame fino os extremos dos teus punhos, (duas ou três voltas é o suficiente), evitarás teres um susto em dias de chuva.


Sabem o que dizem?
David Vázquez. Equipa Giant
Realizar uma descida imaginária momentos antes de fazermos uma saída encosta abaixo, ajuda-nos a ir mais rápido.
Os percursos que são perfeitos para outros corredores não têm de ser perfeitos para ti. Procura aquele que melhor se adapte à tua condução. Se for necessário, aponta os tempos.
Fazer uma descida cronometrada em treinos ajuda a saber quais são as relações mais adequadas e que devemos utilizar, assim como para medir as nossas forças.



“Meninos, todos para a mesa!”
Somos aquilo que comemos, vigia o que metes para a boca
78 - A ingestão correcta de alimentos deve estar composta por 60-65% de hidratos de carbono, 25-30% de gorduras e 15% de proteínas.
79 - Uma alimentação adequada não é tudo, mas uma alimentação inadequada pode deixar-te de rastos.
80 - Comer cinco vezes ligeiras cada dia é melhor do que fazer três refeições pesadas.
81 - Come devagar, mastiga bem a comida. Não comas em excesso e melhorarás as tuas digestões.
82 - Se tens um objectivo a atingir, “mune-te” bem de hidratos de carbono dois ou três dias antes do teu grande dia.
83 - Acompanha os hidratos de carbono que ingerires com vitaminas do grupo B, como levedura de cerveja, por exemplo.
84 - Se participas numa corrida não deprecies a fome. Durante o tempo que passes sobre a bicicleta, bebe e come mesmo que não tenhas vontade.
85 - Se és daqueles que se esquecem de beber, podes utilizar um cronómetro com sinal acústico para que soe a cada 15 ou 20 minutos, assim saberás sempre quando deves de beber.
86 - Deixa um espaço de cerca de duas horas de digestão antes de saíres com a tua “burra” para a montanha.
87 - A recuperação melhora quanto mais depressa repores os líquidos, depois recarrega os teus músculos de glicogénio (hidratos de carbono). Também convém “soltar” os músculos rodando suave e estirando.


Sabem o que dizem?
Juan Carlos Nájera. Corridas extremas
No Inverno, sobre condições extremas, para evitar que a água guardada no “camelbak” gele no tubo, sopra pelo mesmo para que a água regresse à bolsa”.
Em caso de utilizares bidon em vez do “camelbak”, é importante guardares o bidon invertido. Evitas que se congele a boquilha e poderás beber sempre.
Com calor, envolve o teu bidon numa meia molhada para mantê-lo fresco.


Se bebes não conduzas
Não é difícil melhorar a tua técnica de condução!
88 - Mantém uma inércia. Irás mais rápido e não te desgastarás tanto se não estiveres constantemente a travar e a acelerar.
89 - Desenha o terreno com o teu corpo. Não deixes que a bicicleta faça todo o trabalho. Irás mais rápido e mais seguro. Deixa-te embalar.
90 - Afasta as manetes do travão do punho para poderes fazer mais força pressionando sobre o extremo da manete, assim conseguirás uma travagem mais eficaz e com menor fadiga para os antebraços.
91 - Coloca pouca pressão nas molas das manetes do travão para não sobrecarregares os antebraços e mãos. Poder travar com um só dedo seria o ideal.
92 - Sobre raízes molhadas, os travões nem se sentem. Em pedras húmidas tem muitos cuidados com eles, especialmente o dianteiro.
93 - Quando passares por uma zona especialmente complicada não penses onde não queres ir parar, mas sim aonde queres chegar. Ultrapassarás as dificuldades sem o menor problema. Olha para o caminho, não para os obstáculos.
94 - Em curvas, descarrega o peso sobre o pedal exterior para te ajudar a traçar melhor.
95 - Avança pelo interior das curvas, percorrerás uma menor distância. Além disso, se caíres não vais parar longe.
96 - Subirás melhor sentado sobre o selim do que em pé sobre os pedais. Deste modo conseguirás melhor tracção e os teus músculos trabalharão menos, não só as pernas, mas também os braços e as costas.
97 - Por outro lado, levantar-se de vez em quando nas subidas muito extensas ajuda a descansar certos músculos.



Para não te apanhar desprevenido
A mecânica não pode ser o teu tendão de Aquiles
98 - Mais vale teres uma bicicleta modesta e afinada do que uma “super máquina” desregulada.
99 - Limpa muito bem a corrente antes de lubrificá-la. Deixa que óleo penetre e finalmente elimina o restante.
100 - Mete um pouco de óleo nos encaixes dos SPD antes de a montares. Verás que os pedais ficarão muito mais suaves.
101 - Se queres precisão nas mudanças assegura-te de que as os cabos e as bichas estão perfeitamente limpos e que não tens folgas excessivas nos desviadores.



Sabem o que dizem?
Ramón Bartólo. Mecânico da Specialized International
O comprimento correcto da corrente deve ser determinado fazendo passar a corrente pela cremalheira grande (à frente) e pelo carreto maior (atrás) sem passar pelo desviador. A esta medida deve-se acrescentar um elo. Esta medida permitirá que em caso de distracção de use uma mudança cruzada (ex: 3-1) sem quaisquer problemas.
Para evitares que a corrente salte para os raios, ajusta o topo superior do desviador com a corrente na cremalheira pequena à frente, girando os pedais e fazendo o desviador avançar com a mão até ao carreto maior. Aperta o parafuso até que a roldana superior esteja perfeitamente alinhada com o carreto grande.
Ao mudar os cabos, podes deixar uma tensão ligeiramente superior que a necessária para que quando estes derem um pouco de si ficarem perfeitamente regulados. Outra opção é fazer passar mudanças repetidamente durante um bocado e tornar a regular a tensão.

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Penso que com os topicos anteriores se fica bastante esclarecido sobre a prática do BTT, técnicas, dicas diversas, e muito importante, dicas sobre a segurança... há ... falta só o salto à coelho...

Boas pedaladas....

Editado pela última vez por pegasus em Fri Sep 28, 2007 16:10, num total de 1 vez

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pegasus
Finalmente!!! Já tem uma BTT



Registrado em: 06 Sep 2007
Mensagens: 25
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Colocada: Fri Sep 28, 2007 14:34 Assunto: dicas

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são dicas que a generalidade dos praticantes mais assiduos sabem...

mas, creio eu, neste post tem a vantagem de estar sistematizadas...

falta só um pormenor, o salto do coelho - bunnyhop

Como saltar obstáculos usando a técnica do bunny hop???

O bunny hop é uma manobra muito útil permitindo saltar um obstáculo juntamente com a bicla e em movimento, é essencial para passar por alguns obstáculos como troncos e pedras em velocidade, e ainda para, de forma lateral, subir passeios e escadas.

A manobra é uma combinação de dois movimentos, a executar como se fosse uma manobra única.

Treine levantar a roda dianteira do chão.

Fique em pé com os pedais paralelos ao chão atirando o peso para frente.
Dobre as pernas sem pedalar e em seguida estique-as com um impulso, como se estivesse dando um normal pulo sem bicla.
Enquanto o corpo se levanta, com seus praços esticados, deve puxar a frente da bicla em direcção ao peito usando o peso do corpo, de modo a que o corpo faça esse trabalho, e não os seus braços.


Treine tirar a roda traseira do chão.

Como no primeiro passo, o peso deve estar na frente da bicicla, e o ciclista de pé, com os pedais em paralelo face ao piso.
O pé que ficar para trás deve empurrar para trás o pedal enquanto o pé dianteiro para a frente e para baixo, recolha as pernas, e eis que levantou ... com o balanço do corpo... a roda traseira.

Quando saltar o seu peso deve mover-se um pouco para a frente.
Essa posição permite que as pernas puxem a bicla para cima e para baixo, descrevendo o inicio de um movimento em arco.

Pratique levantando a frente da bicla e no momento que ela vai começar a descer levante imediatamente a roda traseira, atirando o corpo para frente e puxando a roda traseira.

Pratique os dois movimentos separadamente, e depois em conjunto como um unico movimento em arco.

Treinar o movimento único, em arco

Logo que a roda da frente esteja no ar, o ciclista dobra os joelhos e com esse movimento levanta a roda traseira, pressionando sempre os pedais com a ponta dos pés a apontar para o chão.

Quando voltar ao chão, amorteça a queda com seu corpo, os joelhos são um excelente amortecedor (selim rebaixado).

Agora tudo isto na prática:


http://www.youtube.com/watch?v=InCgGoolqc8

(treinar uma roda de cada vês, e depois ambas)

http://www.youtube.com/watch?v=QiIunH47qew

http://www.bmx-zone.com/en-article-id-196.html

http://www.weshow.com/us/videos/post/sh ... 099dea0151
Deus inventou as montanhas... o diabo inventou o BTT ! ... hasta la vista
pegasus
Não percebe nada de BTT


Mensagens: 15
Registado: Sexta Out 19, 2007 11:29 am
 

andre_ktm

New Member
Muito bom o tópico. Esta informação é útil para todos os que gostam de pedalar ;).
Estamos sempre a aprender.
Boas pedaladas
 
Boas

Nem lhes passa pela cabeça as coisas que eu desconhecia e que graças a este tópico obtive um vasto e grande conhecimento

C. Ferreira
 
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