Suporte V-Brake nos Quadros - Porque não?

Vulcano

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tenho uma shimano boss apenas com suporte para v-brakes que penso trocar no final do ano por uma bike ja com discos.....uma coisa é certa....depois de exprimentar uns travoes de disco mesmo de gama baixa, nao se quer outros e estou a falar dos hidraulicos....nao dos de cabo.....sendo assim porquê um quadro ter suportes para v-brake, se nao os vamos utilizar mais?

Concordo com o Bravellir em relação á qualidade aumentar nos sistemas v-brake e nos respectivos nichos de mercado.....mais...basta ver o crescimento das bicicletas de cidade que utilizam a maior parte delas v-brakes. um exemplo desse aumento de qualidade:

http://kcnc-usa.com/content/category/1/11/20/
 

jonny bravo

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Viva

Amigo tkul não são só as rodas que ficam quase num 8

Os discos tambem podem empenar :lol:

Parabens pelo topico David R :yeah:

Cump.
 

paulo marinheiro

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Ricardo Marinheiro... weigthwheeny confesso, que apenas usa para correr o que lhe der mais rendimento até aparecer alguém a pagar bem para ele carregar chaços, o que não é o caso ainda no que tudo o que ele usa, patrocinado ou não, é o que nós achamos melhor, e até nos patrocínios procuramos apenas escolher e propor às marcas que achamos as melhores, em tudo o que diz respeito à competição em toda a sua envolvencia. Adepto mais que confesso do V-Brakes até 2008 tendo tido o conjunto mais leva rodas/travões que nós vimos em competição desde Portugal à Suiça, passando por Espanha e Itália e Alemanha nos Mundiais e Europeus, sendo que o conjunto rodas/travões V-brake que menciono abaixo foi em 2007 bi-Campeão Nacional em Ribeira de Pena nas mãos do Ricardo Marinheiro em cadetes e depois no dia seguinte nas mãos do nosso amigo David Rosa em sub-23.



Bike corridas 2007 V-brake: rodas extralite ultraterra TI 1140gr + 120gr de fita borracha notubes obrigatória (2xs 60gr) + fita amarela vedante 10grs (2xs 5grs) + 124gr manetes Extralite (2xs 62gr) + travões Extralite 198gr (2xs 99gr) + 35gr cabos + 50 em bichas =1677gr tot

Bike corridas 2008 disco: rodas Notubes Race 1210gr com fita amarela vedante 10grs incluída + 490travões disco avid juice ultimate magnésio (230grs frt+260grs tras) + discos stans aluminio 110 (55grs xs 2) = 1810grs tot.

Peso de cada aro v-brake extralite (1 dos mais leves) obrigatóriamente sempre mais pesado por causa das pistas de travavagem e maior resistencia pela travagem neles feita: 380grs aos quais à que somar 60grs de fita notubes para transformação em tubless= 440grs de aro

Peso de cada aro Stans Race para disco pré-desenhado para tubless sem a necessidade da fita de borracha usando apenas a amarela: 282grs

Diferença de peso a favor dos V-Brakes: 133grs (mas comparo 2 tipos de cubos diferentes, no que se a roda v-brake montasse cubos a sério A2z ou AmericanClassic, pois os Extralite são para brincar às bonecas, esta diferença seria de apenas 60grs, e se montasse raios de corrida pois os raios em titanio que usam as Extralite quase dá para fazer de pastilha elástica tal a elasticidade daquilo que se dobra tudo comendo muito da potencia do pedalante, aí a roda seria no total mais pesada... ou podemos ver no inverso, montando nas de disco uns cubos de brincar e uns raios para salão tunning em titanio, o que tornaria também a roda disco mais leve ainda).


Opinião definitiva do atleta e que é comprovada pelas leis da física: embora o conjunto ficasse mais pesado, não foi afinal tanto quanto se pensava e 133grs não são tanto como prevíamos. Na práctica a bicicleta ficou muito melhor, inconparávelmente melhor de se conduzir em alta velocidade em descidas técnicas e mesmo em baixa velocidade, pela modularidade, suavidade e progressividade que a travagem de discos permite que nada tem a ver com as manias de um v-brake que se apanha um pózinho agora já não é o mesmo de há 10 minutos atrás. O Ricardo, com os mesmos argumentos técnicos de condução, na mudança de V-brake para disco ganhou de imediato muito tempo a descer nos seus circuítos de treino. E por incrível que parecesse... ganhou também um pouco a subir pois a subir usa muitas acelarações e neste capítulo da acelaração, na práctica, a bicicleta ficou um autentico Fórmula 1 quando a discos, incomparávelmente mais rápida a acelarar qe a V-brakes...???!!!! Simples... a massa no exterior das rodas é o principal factor de inércia de uma roda, e acelarar 282grs de aro de disco é muito mais rápido e económico que acelarar 440grs do aro de v-brake. A roda é mais leve na origem, mas como precisa da fita, fica mais pesada e principalmente no pior sítio... na parte externa.
Principais vantagens: muito maior acelaração com mais economia de esforço, diferença da noite para o dia em controlo e rapidez a descer com menos uso de energia dos dedos e mãos para o efeito da travagem que agora é com apenas 1 dedo deixando mais energia para segurar a Toura, e mais rapidez com maior economia de esforço a subir "paredes" pela menor inércia do menor peso do aro que conta muito em cada pedalada que nesta situação tens que fazer em muita força e sapatada. Para mim foi o descanso pois como eu sou o mécanic de serviço, enquanto agora nem toco que aquilo dura épocas e só tem que mudar a pastilha de vez em quando, antes nos v-brakes roda ligeiramente desalinhada ou empenada era logo motivo de queixa do piloto e toca a desempenar sempre, quase todos os dias, e afinar tensão das molas de alinhamento do v-brake todos os dias pois se o calôr dava da direita elas empenavam eheh... e limpar os aros e lixar os calços, e... esperar que não chovesse na prova,... e limpar bichas... e meter cabos novos... e...e...

No final dizemos os 2 plagiando uma cena que um dia saíu na BikeMagazine sobre bikes de há 10 anos: o gajo que inventou os V-brakes devia ser estrangulado eeheheh... e V-brakes, só montaremos estes mesmo Extralite que eram muito bons travões, resistentes e co bom poder de travagem enquanto V-brakes, numa singlespeed para curtir nos padocks... para correr ou andar apenas... NUMCA MAIS!


Poderia ser atenuada a diferença na acelaração através de uns aros da Notubes que não precisam da fita de borracha para tubless, mas que mesmo assim pesa 380grs... mais 100grs por roda no exterior que os de disco, o que é muito ainda assim em termos de acelaração.

Até 2004, 2005, o conjunto disco era muito mais pesado e não compensava na performance, pois por exemplo umas Crossmax sl a v-brake pesavam 1450grs e para disco eram 1750grs, além de que os sistemas de disco nessa altura andavam em mais de 800grs. Hoje as rodas pesam o mesmo ou menos até para o mesmo grau de montagem e resistencia e os travões disco chegam a pouco mais de 500grs como quase todos os topos de gama hoje e se nos médios de gama o peso é algum também temos que os comparar a v-brakes de média gama e aí os pesos disparam. Em 2004 o Julien Absalon corria quase tudo e foi campeão olímpico a v-brakes e o Hermida dizia que só corria a v-brakes, e as marcas já tinham interesse em que eles corressem a discos e eles não cediam... hoje em dia e pelos motivos atrás, não há um único v-brake a correr a taça do mundo em nenhum atleta.

Os maiores adeptos do mundo dos V-Brake moravam em minha casa... mas agora aquilo é para pendurar e dizer..."foi uma época romântica e bonita... mas acabou"... que me desculpem os ainda "fanáticos" do v-brake mas agora v-brake... é apenas uma mania old school.


paulo marinheiro
 

nasp

Member
Irra pá :twisted:, depois deste testamento todo (exolicação exelente) ja mudei de opiniao :cry: :cry: :cry: :cry: la vou ter de juntar mais uns trocos pra comprovar aqulio que dizes :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
 
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